Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Economia
Departamento / Department
Departamento de Economia
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
-
Objetivos Gerais / Objectives
Esta disciplina tem como objetivo apresentar conteúdos avançados de modelização Microeconómica.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
No final do semestre o aluno deve ter desenvolvido e ser capaz de aplicar as seguintes competências: A. Conhecimento e compreensão - Modelizar comportamentos dos agentes económicos; - Ser capaz de acompanhar a literatura relevante a estes temas; B. Aplicação de conhecimentos - Mobilizar os conhecimentos teóricos e os modelos na realização de investigação; - Escolher as abordagens conceptuais, matemáticas e gráficas apropriadas na resolução de problemas concretos; C. Competências de aprendizagem - Capacidade de estudo com autonomia, nomeadamente na resolução de exercícios e compreensão de modelos e técnicas de modelização.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1. consumer theory 2. Producer Theory 3. Markets
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Nesta UC todos os conteúdos programáticos (CP) contribuem para os objetivos de aprendizagem (OA): CP1 - OA A, B e C CP2 - OA A, B e C
Avaliação / Assessment
Avaliação ao longo do semestre: -teste escrito abrangendo toda a matéria leccionada. A nota da frequência tem uma ponderação de 100% na nota final.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
As aulas são teórico-práticas (TP). A componente teórica das aulas tem como principal objetivo apresentar aos alunos os conceitos e os modelos a um nível avançado. A componente prática destina-se a um aprofundamento das matérias em análise através da discussão de modelos e de artigos e resolução de exercícios. A orientação tutorial (OT) destina-se ao esclarecimento de dúvidas dos alunos.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As aulas são teórico-práticas (TP). A componente teórica das aulas contribui para o objetivo de aprendizagem (OA) A - Conhecimento e compreensão e tem como principal objetivo apresentar conteúdos avançados de microeconomia aos alunos, levando-os à assimilação dos conceitos fundamentais e à compreensão dos modelos e das suas aplicações. A componente prática das aulas contribui para o objetivo de aprendizagem (OA) B - Aplicação de conhecimentos e será um espaço para discussão interativa e detalhada entre o docente e os estudantes; destina-se a um aprofundamento das matérias em análise através da análise dos modelos, de aplicações e de artigos publicados. - o objetivo de aprendizagem C é alcançado relativamente à capacidade de estudo autónoma pela integração das duas componentes ao exigir aos alunos a resolução de exercícios e análise e discussão de artigos publicados. A orientação tutorial (OT) destina-se ao esclarecimento de dúvidas dos alunos.
Observações / Observations
Espera-se que os estudantes participem ativamente durante o semestre. Isto implica estudar as matérias, participar nas aulas e submeter-se ao regime de avaliação da disciplina. A página da plataforma moodle é usada como repositório de todo o material referente à UC. A página é frequentemente atualizada, bem como o espaço para notícias que permite que os alunos conheçam a informação relevante respeitante à UC.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Mas-Colell, A. and Mas-Colell, P.E.A. and Whinston, M.D. and Green, J.R. and Green, P.P.E.J.R. Microeconomic theory, 1995 Oxford University Press, Oxford
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Friedman, L., The Microeconomics of Public Policy Analysis, Princeton University Press, 2017 Gravelle, H. e R. Rees, Microeconomics, Financial Times/ Prentice Hall; 3 edition , 2004 Varian, H. R., Intermediate Microeconomic, 8th ed, New York: W. W. Norton
Data da última atualização / Last Update Date
2024-07-12