Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
03095
Acrónimo :
03095
Ciclo :
3.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
24.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
25.0h/sem
Trabalho Autónomo :
125.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Economia

Departamento / Department


Departamento de Economia

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Advanced Topics in Microeconomics I

Objetivos Gerais / Objectives


A unidade curricular tem como objetivo geral compreender e melhorar a capacidade crítica e de investigação na área de microeconomia avançada, nomeadamente os tópicos lecionados na unidade curricular e que consubstanciam, de modo geral, mechanism design e teoria dos leilões.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final do período curricular desta UC, o aluno deverá: LG1. Analisar os principais modelos teóricos de mechanism design e teoria dos leilões; LG2. Aplicar os conceitos teóricos a aplicações práticas; e LG3. Desenvolver uma apreciação crítica de artigos de investigação na área de microeconomia, com enfoque nos tópicos de mechanism design e teoria dos leilões.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


P1. Auctions with single unit sale P2. Mechanism Design P3. Interdependent values P4. Multi-unit (identical) auctions P5. Multiple Object auctions P6. Applications

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


A demonstração de coerência decorre da interligação do plano de estudos (P) com os objectivos de aprendizagem (LG) e explica-se da seguinte forma: LG1 e LG3 - P1- P5 LG2 - P6

Avaliação / Assessment


Os elementos de avaliação e respetiva ponderação são os seguintes: a) 40% de apresentação de um artigo científico (preferencialmente ainda numa versão não publicada de working paper) e de um relatório de peer-review do artigo escolhido. b) 60% de um exame final (cuja nota mínima é 8).

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


O processo de ensino e aprendizagem para a unidade curricular Tópicos Avançados de Microeconomia II resulta de uma combinação de três abordagens (i.e., LTM - 'language-teaching methodologies'): LTM1 - Aulas de exposição; LTM2 - Análise de casos concretos de leilões; e LTM3 - Apresentação e discussão de artigos científicos.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A demonstração de coerência decorre da interligação das metodologias de ensino-aprendizagem (LTM) com os objectivos de aprendizagem (LG) e explica-se da seguinte forma: LG1 - LTM1 LG2 - LTM1 e LTM2 LG3 - LTM1 e LTM3

Observações / Observations


-

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Mas-Colell, A. Whinston, M. and Green, J. (1995). Microeconomic Theory. Oxford University Press Krishna, Vijay. Auction Theory. Second Edition. Academic Press. + several scientific papers picked in class.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Edward Cartwright (2014). Behavioral Economics. Routledge Advanced Texts in Economics and Finance. Routledge Camerer, C., Loewenstein, G. and Rabin, M. (2003). Advances in Behavioral Economics. In: The Roundtable Series in Behavioral Economics, Princeton University Press.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16