Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Finanças
Departamento / Department
Departamento de Finanças
Ano letivo / Execution Year
2020/2021
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Nenhuns.
Objetivos Gerais / Objectives
O objectivo desta unidade curricular consiste no acompanhamento de temas de investigação actuais na área de Finanças, de forma a preparar o aluno para a realização da tese de Doutoramento.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
1. Acompanhar e compreender temas de investigação actuais na área de Finanças.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
Acompanhamento da série de seminários da BRU-IUL e do departamento de Finanças, onde serão apresentados papers nos seguintes tópicos de investigação: 1. Avaliação de activos financeiros 2. Finanças empresariais 3. Derivados 4. Gestão de riscos
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Esta demonstração de coerência decorre da interligação dos conteúdos programáticos (CP) com os objectivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA1 - todos os CP
Avaliação / Assessment
Os alunos deverão estar presentes em todos os seminários. Em cada seminário, os alunos deverão debater o paper que estiver a ser apresentado. Adicionalmente, deverão entregar no início de cada sessão um resumo crítico do tema que irá ser debatido. A nota final resulta da média aritmética destas componentes. Não existe 2ª época de avaliação.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Com vista à prossecução dos objectivos de aprendizagem, serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (MEA): 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência 2. Participativas, com análise e resolução de exercícios de aplicação 3. Activas, com realização de trabalhos individuais e de grupo 4. Auto-estudo, relacionado com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objectivos de aprendizagem, pelo que, na grelha a seguir, apresenta-se as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respectivos objectivos. OA1: todas as MEA
Observações / Observations
Devido à situação provocada pela COVID-19, as aulas e as avaliações poderão ser leccionadas e implementadas on-line em condições justificadas.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Turabian, Kate L. (2013). A Manual for Writers of Research Papers, Theses, and Dissertations. 8th Edition, University of Chicago Press, Chicago, USA. Artigos científicos apresentados nas séries de seminários.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Outros artigos científicos relacionados com os artigos apresentados nas séries de seminários.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16