Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
03096
Acrónimo :
03096
Ciclo :
3.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en)
Língua(s) amigável(eis) :
·

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
24.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
25.0h/sem
Trabalho Autónomo :
125.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Finanças

Departamento / Department


Departamento de Finanças

Ano letivo / Execution Year


2020/2021

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Nenhuns.

Objetivos Gerais / Objectives


O objectivo desta unidade curricular consiste no acompanhamento de temas de investigação actuais na área de Finanças, de forma a preparar o aluno para a realização da tese de Doutoramento.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


1. Acompanhar e compreender temas de investigação actuais na área de Finanças.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


Acompanhamento da série de seminários da BRU-IUL e do departamento de Finanças, onde serão apresentados papers nos seguintes tópicos de investigação: 1. Avaliação de activos financeiros 2. Finanças empresariais 3. Derivados 4. Gestão de riscos

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Esta demonstração de coerência decorre da interligação dos conteúdos programáticos (CP) com os objectivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA1 - todos os CP

Avaliação / Assessment


Os alunos deverão estar presentes em todos os seminários. Em cada seminário, os alunos deverão debater o paper que estiver a ser apresentado. Adicionalmente, deverão entregar no início de cada sessão um resumo crítico do tema que irá ser debatido. A nota final resulta da média aritmética destas componentes. Não existe 2ª época de avaliação.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Com vista à prossecução dos objectivos de aprendizagem, serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (MEA): 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência 2. Participativas, com análise e resolução de exercícios de aplicação 3. Activas, com realização de trabalhos individuais e de grupo 4. Auto-estudo, relacionado com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objectivos de aprendizagem, pelo que, na grelha a seguir, apresenta-se as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respectivos objectivos. OA1: todas as MEA

Observações / Observations


Devido à situação provocada pela COVID-19, as aulas e as avaliações poderão ser leccionadas e implementadas on-line em condições justificadas.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Turabian, Kate L. (2013). A Manual for Writers of Research Papers, Theses, and Dissertations. 8th Edition, University of Chicago Press, Chicago, USA. Artigos científicos apresentados nas séries de seminários.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Outros artigos científicos relacionados com os artigos apresentados nas séries de seminários.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16