Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Finanças
Departamento / Department
Departamento de Finanças
Ano letivo / Execution Year
2020/2021
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Nenhuns.
Objetivos Gerais / Objectives
O objectivo desta unidade curricular consiste no acompanhamento de temas de investigação actuais na área de Finanças, de forma a preparar o aluno para a realização da tese de Doutoramento.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
1. Acompanhar e compreender temas de investigação actuais na área de Finanças.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
Acompanhamento da série de seminários da BRU-IUL e do departamento de Finanças, onde serão apresentados papers nos seguintes tópicos de investigação: 1. Avaliação de activos financeiros 2. Finanças empresariais 3. Derivados 4. Gestão de riscos
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
Esta demonstração de coerência decorre da interligação dos conteúdos programáticos (CP) com os objectivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA1 - todos os CP
Avaliação / Assessment
Os alunos deverão estar presentes em todos os seminários. Em cada seminário, os alunos deverão debater o paper que estiver a ser apresentado. Adicionalmente, deverão entregar no início de cada sessão um resumo crítico do tema que irá ser debatido. A nota final resulta da média aritmética destas componentes. Não existe 2ª época de avaliação.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Com vista à prossecução dos objectivos de aprendizagem, serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (MEA): 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência 2. Participativas, com análise e resolução de exercícios de aplicação 3. Activas, com realização de trabalhos individuais e de grupo 4. Auto-estudo, relacionado com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objectivos de aprendizagem, pelo que, na grelha a seguir, apresenta-se as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respectivos objectivos. OA1: todas as MEA
Observações / Observations
Devido à situação provocada pela COVID-19, as aulas e as avaliações poderão ser leccionadas e implementadas on-line em condições justificadas.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Turabian, Kate L. (2013). A Manual for Writers of Research Papers, Theses, and Dissertations. 8th Edition, University of Chicago Press, Chicago, USA. Artigos científicos apresentados nas séries de seminários.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Outros artigos científicos relacionados com os artigos apresentados nas séries de seminários.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16