Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Finanças
Departamento / Department
Departamento de Finanças
Ano letivo / Execution Year
2020/2021
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Finanças Empresariais (Mestrado em Finanças).
Objetivos Gerais / Objectives
O principal objetivo deste curso de doutoramento (orientado para a pesquisa) é familiarizar os estudantes com as principais teorias das finanças empresariais e suas aplicações:.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
No final do período curricular, os alunos deverão desenvolver um conhecimento claro e sistemático das principais teorias das finanças empresariais e suas aplicações: 1. Governação empresarial; 2. Assimetria de informação, incentivos e incumprimento/falência; 3. Investimentos, diversificação e aquisições; 4. Estrutura de capital e financiamento; 5. Remuneração de accionistas.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1. Introdução às principais teorias das finanças empresariais e suas aplicações. 2. Governação empresarial. 3. Assimetria de informação, incentivos e incumprimento/falência. 4. Investimentos, diversificação e aquisições. 5. Estrutura de capital e financiamento. 6. Remuneração de acionistas. 7. Reflexão sobre as principais teorias das finanças empresariais e suas aplicações.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
A coerência entre conteúdos programáticos (CP) e os objetivos de aprendizagem (OA) decorre das seguintes interligações: OA1: CP1-7. OA2: CP1-7. OA3: CP1-7. OA4: CP1-7. OA5: CP1-7.
Avaliação / Assessment
A nota final será composta por três componentes: 1. Comunicações escritas e orais das revisões dos artigos relacionados com cada um dos pontos do programa (40%); 2. Apresentação escrita e oral de uma revisão de literatura (30%); 3. Apresentação escrita e oral de um projeto de investigação (30%). Nota: a. A nota final será dada apos a discussão de um relatório de auto-avaliação com cada aluno. b. Não existe exame uma vez que a avaliação é baseada na investigação individual do aluno.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
As metodologias de ensino-aprendizagem (ME-A) utilizadas para facilitar a aquisição/desenvolvimento de competências de pesquisa, sínteses e análises; e de comunicações escritas e orais irão incluir: 1. "Expositivas" envolvendo comunicações e apresentações; 2. "Participativas" e "ativas" envolvendo debates e discussões; 3. "Auto-estudo" relacionadas com o trabalho autónomo dos alunos.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
A coerência entre as metodologias de ensino-aprendizagem (ME-A) e os objetivos de aprendizagem (OA) decorre das seguintes interligações: OA1-5: ME-A1-3. OA1-5: ME-A1-3. OA1-5: ME-A1-3.
Observações / Observations
Este curso de doutoramento é orientado para os alunos desenvolverem pesquisa de ponta. CoVID19: Para cumprir as normas das Autoridades Públicas e do ISCTE-IUL, em situações justificadas ? confinamento, condição médica, quarentena ou distanciamento físico, as aulas e as avaliações poderão ser lecionadas e implementadas em formato on-line.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
List of papers published in top tier journals for the purposes of classroom presentations and discussions will be provided during course.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Tirole, J. (2006 or later). The Theory of Corporate Finance. Princeton, 1st (or later) Edition. Copeland, T. E., J. F. Weston and K. Shastri. (2005 or later). Financial Theory and Corporate Policy. Pearson, 4th (or later) Edition.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16