Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
03097
Acrónimo :
03097
Ciclo :
3.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
24.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
25.0h/sem
Trabalho Autónomo :
125.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Finanças

Departamento / Department


Departamento de Finanças

Ano letivo / Execution Year


2020/2021

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Finanças Empresariais (Mestrado em Finanças).

Objetivos Gerais / Objectives


O principal objetivo deste curso de doutoramento (orientado para a pesquisa) é familiarizar os estudantes com as principais teorias das finanças empresariais e suas aplicações:.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final do período curricular, os alunos deverão desenvolver um conhecimento claro e sistemático das principais teorias das finanças empresariais e suas aplicações: 1. Governação empresarial; 2. Assimetria de informação, incentivos e incumprimento/falência; 3. Investimentos, diversificação e aquisições; 4. Estrutura de capital e financiamento; 5. Remuneração de accionistas.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Introdução às principais teorias das finanças empresariais e suas aplicações. 2. Governação empresarial. 3. Assimetria de informação, incentivos e incumprimento/falência. 4. Investimentos, diversificação e aquisições. 5. Estrutura de capital e financiamento. 6. Remuneração de acionistas. 7. Reflexão sobre as principais teorias das finanças empresariais e suas aplicações.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A coerência entre conteúdos programáticos (CP) e os objetivos de aprendizagem (OA) decorre das seguintes interligações: OA1: CP1-7. OA2: CP1-7. OA3: CP1-7. OA4: CP1-7. OA5: CP1-7.

Avaliação / Assessment


A nota final será composta por três componentes: 1. Comunicações escritas e orais das revisões dos artigos relacionados com cada um dos pontos do programa (40%); 2. Apresentação escrita e oral de uma revisão de literatura (30%); 3. Apresentação escrita e oral de um projeto de investigação (30%). Nota: a. A nota final será dada apos a discussão de um relatório de auto-avaliação com cada aluno. b. Não existe exame uma vez que a avaliação é baseada na investigação individual do aluno.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


As metodologias de ensino-aprendizagem (ME-A) utilizadas para facilitar a aquisição/desenvolvimento de competências de pesquisa, sínteses e análises; e de comunicações escritas e orais irão incluir: 1. "Expositivas" envolvendo comunicações e apresentações; 2. "Participativas" e "ativas" envolvendo debates e discussões; 3. "Auto-estudo" relacionadas com o trabalho autónomo dos alunos.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A coerência entre as metodologias de ensino-aprendizagem (ME-A) e os objetivos de aprendizagem (OA) decorre das seguintes interligações: OA1-5: ME-A1-3. OA1-5: ME-A1-3. OA1-5: ME-A1-3.

Observações / Observations


Este curso de doutoramento é orientado para os alunos desenvolverem pesquisa de ponta. CoVID19: Para cumprir as normas das Autoridades Públicas e do ISCTE-IUL, em situações justificadas ? confinamento, condição médica, quarentena ou distanciamento físico, as aulas e as avaliações poderão ser lecionadas e implementadas em formato on-line.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


List of papers published in top tier journals for the purposes of classroom presentations and discussions will be provided during course.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Tirole, J. (2006 or later). The Theory of Corporate Finance. Princeton, 1st (or later) Edition. Copeland, T. E., J. F. Weston and K. Shastri. (2005 or later). Financial Theory and Corporate Policy. Pearson, 4th (or later) Edition.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16