Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
03098
Acrónimo :
03098
Ciclo :
3.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
0.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
24.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
25.0h/sem
Trabalho Autónomo :
125.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Finanças

Departamento / Department


Departamento de Finanças

Ano letivo / Execution Year


2022/2023

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Nenhuns

Objetivos Gerais / Objectives


O objectivo desta unidade curricular consiste no acompanhamento de temas de investigação actuais na área de Finanças, de forma a preparar o aluno para a realização da tese de Doutoramento.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


1. Acompanhar e compreender temas de investigação actuais na área de Finanças.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


Acompanhamento da série de seminários da BRU-IUL e do departamento de Finanças, onde serão apresentados papers nos seguintes tópicos de investigação: 1. Avaliação de activos financeiros 2. Finanças empresariais 3. Derivados 4. Gestão de riscos

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Esta demonstração de coerência decorre da interligação dos conteúdos programáticos (CP) com os objectivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA1 - todos os CP

Avaliação / Assessment


Os alunos deverão estar presentes em todos os seminários. Em cada seminário, os alunos deverão debater o paper que estiver a ser apresentado. Adicionalmente, deverão entregar no início de cada sessão um resumo crítico do tema que irá ser debatido. A nota final resulta da média aritmética destas componentes. Não existe 2ª época de avaliação.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Com vista à prossecução dos objectivos de aprendizagem, serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (MEA): 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência 2. Participativas, com análise e resolução de exercícios de aplicação 3. Activas, com realização de trabalhos individuais e de grupo 4. Auto-estudo, relacionado com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objectivos de aprendizagem, pelo que, na grelha a seguir, apresenta-se as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respectivos objectivos. OA1: todas as MEA

Observações / Observations


·

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Turabian, Kate L. (2013). A Manual for Writers of Research Papers, Theses, and Dissertations. 8th Edition, University of Chicago Press, Chicago, USA. Artigos científicos apresentados nas séries de seminários.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Outros artigos científicos relacionados com os artigos apresentados nas séries de seminários.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16