Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Finanças
Departamento / Department
Departamento de Finanças
Ano letivo / Execution Year
2022/2023
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Nenhuns.
Objetivos Gerais / Objectives
O objectivo desta unidade curricular consiste em ajudar os alunos a identificar os tópicos específicos de investigação em finanças e desenvolver competências de escrita e de investigação, de forma a preparar os alunos para a realização da tese de doutoramento.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
Desenvolver competências de escrita e de investigação que permitam desenvolver investigação independente e original na área de Finanças.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
Desenvolvimento do projecto de investigação que servirá de base para a dissertação do aluno.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Esta demonstração de coerência decorre da interligação dos conteúdos programáticos (CP) com os objectivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA1 - todos os CP
Avaliação / Assessment
Os alunos devem submeter um projecto de investigação que contenha as suas três propostas de artigos a serem desenvolvidos durante a respectiva dissertação. O relatório será analisado por dois membros escolhidos pelo Director do Programa Doutoral. Não existe 2ª época de avaliação.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Com vista à prossecução dos objectivos de aprendizagem, serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (MEA): 1. Orientação tutorial, relacionada com a realização de reuniões de trabalho com o supervisor da tese. 2. Auto-estudo, relacionado com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objectivos de aprendizagem, pelo que, na grelha a seguir, apresenta-se as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respectivos objectivos. OA1: todas as MEA
Observações / Observations
·
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Artigos científicos publicados na literatura e artigos científicos apresentados nas séries de seminários.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Turabian, Kate L. (2013). A Manual for Writers of Research Papers, Theses, and Dissertations. 8th Edition, University of Chicago Press, Chicago, USA.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16