Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Economia
Departamento / Department
Departamento de Economia
Ano letivo / Execution Year
2022/2023
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Nenhum
Objetivos Gerais / Objectives
Pretende-se dotar os alunos de um conhecimento aprofundado do processo de investigação em economia e incitá-los ao acompanhamento de temas de investigação actuais na área de Economia, de forma a preparar o aluno para a realização da tese de Doutoramento.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
No final da UC o aluno deverá: 1. Conhecer as etapas do processo de investigação; 2. Compreender as metodologias de trabalho; 3. Ser capaz de desenvolver autonomamente temas de investigação própria; 4. Comunicar adequadamente os resultados, de forma oral e escrita.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
Acompanhamento da série de seminários da BRU-IUL e do departamento de Economia, bem como de seminários em temas Económicos de outras universidades onde serão apresentados artigos em tópicos de investigação recentes.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Os objectivos de aprendizagem centrados no processo de investigação são atingidos através da participação activa em seminários de natureza académica.
Avaliação / Assessment
O aluno desenvolverá competências de análise, síntese, pesquisa, crítica e comunicação escrita e oral. Os alunos devem fazer uma pré-selecção dos tópicos a tratar e dos seminários a que irão assistir. São incitados a preparar ideias para debate e a ler artigos sobre o tema. | Os alunos deverão apresentar uma revisão de um artigo publicado (50%) e um projecto de de um artigo a publicar (50%). Não existe 2ª época de avaliação.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
O aluno desenvolverá competências de análise, síntese, pesquisa, crítica e comunicação escrita e oral. Os alunos devem fazer uma pré-selecção dos tópicos a tratar e dos seminários a que irão assistir. São incitados a preparar ideias para debate e a ler artigos sobre o tema.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de ensino-aprendizagem visam promover o trabalho autónomo e capacidade de investigação. Estes objectivos são alcançados através da participação activa nos seminários e dos trabalhos de resumo exigidos. Os resumos críticos visam promover o pensamento crítico e a capacidade de sintetizar ideias.
Observações / Observations
Devido à atual situação provocada pela COVID-19, o processo de avaliação poderá sofrer algumas adaptações, que serão comunicadas oportunamente, caso tal venha a ser necessário.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Robert Neugeboren and Mireille Jacobson (2005) Writing Economics A Guide for Harvard Economics Concentrators, The President and Fellows of Harvard University (minor revisions in Jan. 2005).
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Plamen Nikolov (2022) Writing Tips for Economics Research Papers ? 2021-2022 Edition, State University of New York (Binghamton, IZA and Harvard Institute for Quantitative Social Science), IZA DP No. 15057
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16