Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
03105
Acrónimo :
03105
Ciclo :
3.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
10.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
11.0h/sem
Trabalho Autónomo :
139.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Economia

Departamento / Department


Departamento de Economia

Ano letivo / Execution Year


2022/2023

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Nenhum

Objetivos Gerais / Objectives


Pretende-se dotar os alunos de um conhecimento aprofundado do processo de investigação em economia e incitá-los ao acompanhamento de temas de investigação actuais na área de Economia, de forma a preparar o aluno para a realização da tese de Doutoramento.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final da UC o aluno deverá: 1. Conhecer as etapas do processo de investigação; 2. Compreender as metodologias de trabalho; 3. Ser capaz de desenvolver autonomamente temas de investigação própria; 4. Comunicar adequadamente os resultados, de forma oral e escrita.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


Acompanhamento da série de seminários da BRU-IUL e do departamento de Economia, bem como de seminários em temas Económicos de outras universidades onde serão apresentados artigos em tópicos de investigação recentes.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Os objectivos de aprendizagem centrados no processo de investigação são atingidos através da participação activa em seminários de natureza académica.

Avaliação / Assessment


O aluno desenvolverá competências de análise, síntese, pesquisa, crítica e comunicação escrita e oral. Os alunos devem fazer uma pré-selecção dos tópicos a tratar e dos seminários a que irão assistir. São incitados a preparar ideias para debate e a ler artigos sobre o tema. | Os alunos deverão apresentar uma revisão de um artigo publicado (50%) e um projecto de de um artigo a publicar (50%). Não existe 2ª época de avaliação.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


O aluno desenvolverá competências de análise, síntese, pesquisa, crítica e comunicação escrita e oral. Os alunos devem fazer uma pré-selecção dos tópicos a tratar e dos seminários a que irão assistir. São incitados a preparar ideias para debate e a ler artigos sobre o tema.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino-aprendizagem visam promover o trabalho autónomo e capacidade de investigação. Estes objectivos são alcançados através da participação activa nos seminários e dos trabalhos de resumo exigidos. Os resumos críticos visam promover o pensamento crítico e a capacidade de sintetizar ideias.

Observações / Observations


Devido à atual situação provocada pela COVID-19, o processo de avaliação poderá sofrer algumas adaptações, que serão comunicadas oportunamente, caso tal venha a ser necessário.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Robert Neugeboren and Mireille Jacobson (2005) Writing Economics A Guide for Harvard Economics Concentrators, The President and Fellows of Harvard University (minor revisions in Jan. 2005).

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Plamen Nikolov (2022) Writing Tips for Economics Research Papers ? 2021-2022 Edition, State University of New York (Binghamton, IZA and Harvard Institute for Quantitative Social Science), IZA DP No. 15057

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16