Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Economia Política
Departamento / Department
Departamento de Economia Política
Ano letivo / Execution Year
2022/2023
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Teoria e Política Económica.
Objetivos Gerais / Objectives
Pretende-se dotar os alunos de um conhecimento aprofundado do processo de investigação em economia política e capacitá-los para desenvolver investigação própria. Para tal serão expostos a um conjunto alargado de diferentes temas cuja análise crítica será desenvolvida.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
No final da UC o aluno deverá: 1. Compreender as metodologias de trabalho no âmbito da Economia Política; 2. Ser capaz de desenvolver autonomamente temas de investigação própria; 3. Relacionar as questões de pesquisa identificadas com a literatura existente sobre o(s) tema(s) em que incide(m). 4. Comunicar adequadamente os resultados.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1. Política Industrial 2. Inovação e Conhecimento 3. Governação, economia e sociedade Serão apresentados trabalhos recentes nestes domínios.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Os objectivos de aprendizagem estão contemplados no programa como segue: OA1- ponto 1 do Programa OA2 e OA3: pontos 2 a 4 do Programa
Avaliação / Assessment
A avaliação consistirá em duas apresentações de análises críticas de artigos, com o peso de 50% cada na nota final. Não há formas de avaliação alternativas. Os alunos devem assistir a pelo menos 80% dos seminários.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Nesta UC o aluno deve desenvolver competências de análise, síntese, pesquisa e comunicação, em conformidade com os objetivos definidos. Para tal serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (ME): 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos e metodologias de referência. 2. Ativas, com realização de trabalhos individuais. 3. Auto-estudo, relacionado com o trabalho autónomo do aluno.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
Metodologias Expositivas associadas aos OA:1; 2 e 3. Metodologias Participativas e Metodologias de Auto-Estudo associadas aos OA: 1; 2; 3; 4
Observações / Observations
Espera-se que os estudantes participem activamente durante o ano lectivo.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Adicionalmente, artigos individuais serão disponibilizados pelo docente. Thomson, W. (2011), A Guide for the Young Economist, 2nd edition, Cambridge, Mass., The MIT Press. Hancké, Bob (2009), Intelligent research design: a guide for beginning researchers in the social sciences, Oxford: Oxford University Press.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Additional references will be provided by the lecturer. Bibliografia adicional a disponibilizar pelo docente.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16