Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
03107
Acrónimo :
03107
Ciclo :
3.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en)
Língua(s) amigável(eis) :

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
24.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
25.0h/sem
Trabalho Autónomo :
125.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Economia

Departamento / Department


Departamento de Economia Política

Ano letivo / Execution Year


2025/2026

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Tópicos avançados em macroeconomia I (este pré-requisito não é obrigatório)

Objetivos Gerais / Objectives


Esta UC pretende contribuir para um entendimento avançado da teoria macroeconómica, com especial ênfase na área monetária.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


O objetivo da disciplina é desenvolver as seguintes competências: 1. Conhecimento e compreensão dos principais modelos macroeconómicos modernos, sobretudo na área monetária; 2. Capacidade de computar, simular e estimar os modelos estudados; 3. Capacidade de elaborar argumentos fundamentados teórica, lógica e factualmente e de os comunicar a outrem designadamente sob a forma de artigo científico.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


Parte I - Computação e políticas económicas 1. Introdução à computação: Python, Julia, jupyter Notebooks 2. Técnicas de modelização de Modelos Estocásticos de Equilíbrio Geral (DSGEM) 3. Simulação numérica usando métodos de linearização: a decomposição de Jordan e a factorização QZ 4. Simulação numérica usando métodos de projeção Parte II - Evidência empírica e extensões 5. Evidência empírica sobre a relação entre moeda, inflação e produto 6. Extensões ao modelo New Keynesian: o canal do custo. Simulação do modelo. 7. Fricções financeiras e o mercado de crédito: teoria e evidência empírica 8. Estimação de modelos DGSE 9. Tópicos recentes em economia monetária e seus métodos empíricos

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular unit's content dovetails with the specified learning outcomes


Correspondência entre os conteúdos programáticos (CP) e os objetivos da UC: OA1: CP5 a CP7 e CP9 OA2: CP1 a CP4; CP6 e CP8. OA3: todos os CP O estudo dos principais modelos macroeconómicos é realizado essencialmente na parte II (CP5 a CP7 e CP9). A capacidade de simular e estimar os modelos estudados é realizada sobretudo na parte I, complementada com os pontos CP6 e CP8 da parte II. O desenvolvimento da capacidade de elaborar argumentos e de os comunicar é realizada ao longo de todo o programa.

Avaliação / Assessment


Os alunos podem escolher entre: - Avaliação ao longo do semestre: trabalhos escritos individuais e sua apresentação (50%) e teste final (50%) - Avaliação por exame (100%) A participação na avaliação ao longo do semestre requer uma assiduidade às aulas igual ou superior a 80%.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


São utilizados as seguintes metodologias pedagógicas: - Expositivas para apresentação das teorias de referência - Participativas, com a resolução de exercícios. - Ativas com a realização de trabalho individual e sua apresentação oral. - Auto-estudo, relacionado com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas. - Orientação tutorial, especialmente durante o horário de atendimento.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Correspondência entre os objetivos de aprendizagem e as metodologias de ensino: Aulas expositivas: OA1 e OA2. Aulas práticas: todos os OA Trabalho individual: todos os OA Auto-estudo e orientação tutorial: todos os OA A parte expositiva das aulas é fundamental para a compreensão de todos os pontos do programa, contribuindo para os OA1 e OA2. A parte prática das aulas permite a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos, colaborando para todos os objetivos de aprendizagem. As aulas implicam também trabalho autónomo por parte do estudante. A elaboração do trabalho de grupo irá permitir desenvolver capacidades de trabalho em grupo e de elaboração de argumentos lógicos, bem como aprofundar o conhecimento dos principais modelos e da sua simulação.

Observações / Observations


Horário de atendimento: a definir.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Caraiani, P. (2018). Introduction to Quantitative Macroeconomics Using Julia: From Basic to State-of-the-Art Computational Techniques. Academic Press. Fabio Canova (2007), Methods for applied macroeconomic research, Princeton University Press, Novales, A., E. Fernández, J. Ruiz (2014). Economic Growth: Theory and Numerical Solution Methods, Springer, Berlin. Walsh, C. (2017), Monetary Theory and Policy, 4th edition, MIT Press.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Blanchard, O., and C.M. Kahn. (1980). The solution of linear difference models under rational expectations. Econometrica 48(5): 1305--1311. Bernanke, B., Gertler, M. and Gilchrist, S. (1996), “The financial accelerator and the flight to quality”, The Review of Economics and Statistics, Vol. LXXVIII (1), Feb. Boivin, J., Kiley, M., and Mishkin, F. F. (2011), “How has the monetary transmission mechanism evolved over time”, in Friedman, B.M. and Woodford, M. (eds), Handbook of Monetary Economics, Volume 3A, Elsevier. Clarida, R., J. Gali and M. Gertler (1999). "The Science of Monetary Policy: A New Keynesian Perspective", Journal of Economic Literature, Vol. XXXVII, 1661--1707. European Central Bank (2011), The Monetary Policy of the ECB, ECB Fontana, G. (2003), Post Keynesian Approaches to Endogenous Money: a time framework explanation, Review of Political Economy, 15 (3), p. 291-14. Galí, J., Gertler, M. (1999), “Inflation dynamics: A structural econometric analysis”, Journal of Monetary Economics, 44, pp. 195-222. Gali, Jordi (2015). Monetary Policy, Inflation, and the Business Cycle, 2nd Edition, Princeton University Press, Princeton. Gertler, M. and Kiyotaki, N. (2011), “Chapter 12 – Financial intermediation and credit policy in business cycle analysis”, in Friedman B.M. and Woodford, M. (Eds), Handbook of Monetary Economics, Vol. 3 Judd, K. L. (1998). Numerical Methods in Economics, 2nd Edition, MIT, Cambridge, Mass. Henry, S.G.B., Pagan, A.R. (2004), “The econometrics of the New Keynesian policy model: Introduction”, Oxford Bulletin of Economic and Statistics, 66, Supplement. Heer, B., and A. Maussner (2009). Dynamic General Equilibrium Modelling: Computational Methods and Applications, Springer, Berlin. Jafee, D. and Stiglitz, J. (1990), “Credit Rationing”, in Friedman, B.M. and Hahn, F. H. (eds.), Handbook of Monetary Economics, Elsevier. Miao, J. (2014). Economic Dynamics in Discrete Time, MIT Press, Cambridge, Mass. Romer, D. (2018), Advanced Macroeconomics, 5th edition, McGraw-Hill. Wickens, M. (2012), “Macroeconomic Theory: A dynamic general equilibrium approach”,2nd edition, Princeton University Press

Data da última atualização / Last Update Date


2025-08-14