Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
03107
Acrónimo :
03107
Ciclo :
3.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en)
Língua(s) amigável(eis) :

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
24.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
25.0h/sem
Trabalho Autónomo :
125.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Economia

Departamento / Department


Departamento de Economia Política

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Tópicos avançados em macroeconomia I (este pré-requisito não é obrigatório)

Objetivos Gerais / Objectives


Esta UC pretende contribuir para um entendimento avançado da teoria macroeconómica, com especial ênfase na área monetária.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


O objetivo da disciplina é desenvolver as seguintes competências: 1. Conhecimento e compreensão dos principais modelos macroeconómicos modernos, sobretudo os da área monetária; 2. Capacidade de computar, simular e estimar os modelos estudados; 3. Capacidade de elaborar argumentos fundamentados teórica, lógica e factualmente e de os comunicar a outrem designadamente sob a forma de artigo científico.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


Parte I - Computação e políticas económicas 1. Introdução à computação: Python, Julia, jupyter Notebooks 2. Técnicas de modelização de Modelos Estocásticos de Equilíbrio Geral (DSGEM) 3. Simulação numérica usando métodos de linearização: a decomposição de Jordan e a factorização QZ 4. Simulação numérica usando métodos de projeção Parte II - Evidência empírica e extensões 5. Evidência empírica sobre a relação entre moeda, inflação e produto 6. Extensões ao modelo New Keynesian: o canal do custo. Simulação do modelo. 7. Fricções financeiras e o mercado de crédito: teoria e evidência empírica 8. Estimação de modelos DGSE 9. Tópicos recentes em economia monetária e seus métodos empíricos

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Correspondência entre os conteúdos programáticos (CP) e os objetivos da UC: OA1: CP 5 a CP 7 e CP9 OA2: CP 1 a CP 4; CP6 e CP8. OA3: todos os CP

Avaliação / Assessment


A avaliação final terá os instrumentos (frequência e exames) e momentos de avaliação (1.ª e 2.ª Épocas) previstos no regulamento de avaliação de conhecimentos do ISCTE. Na 1ª Época os alunos podem escolher entre: - Avaliação periódica: trabalhos escritos individuais (50%) e teste final (50%) - Exame final (100%) Na 2ª Época o exame final tem uma ponderação de 100% na nota final.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


São utilizados as seguintes metodologias pedagógicas: - Expositivas para apresentação das teorias de referência - Participativas, com a resolução de exercícios. - Ativas com a realização de trabalho individual. - Auto-estudo, relacionado com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas. - Orientação tutorial, especialmente durante o horário de atendimento.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Correspondência entre os objetivos de aprendizagem e as metodologias de ensino: Aulas expositivas: todos os OA. Aulas práticas: OA1 e OA2 Trabalho individual: todos os OA Auto-estudo e orientação tutorial: todos os OA

Observações / Observations


Horário de atendimento: a definir.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Clarida, R., J. Gali and M. Gertler (1999). "The Science of Monetary Policy: A New Keynesian Perspective", Journal of Economic Literature, Vol. XXXVII, 1661--1707. Gali, Jordi. Monetary Policy (2015), Inflation, and the Business Cycle, 2nd Edition, Princeton University Press, Princeton. Novales, A., E. Fernández, J. Ruiz, (2014). Economic Growth: Theory and Numerical Solution Methods, Springer, Berlin. Walsh, C. (2017), Monetary Theory and Policy, 4th edition, MIT Press. Wickens, M. (2012), Macroeconomic Theory: A dynamic general equilibrium approach, second edition, Princeton University Press DeJong, D. N., & Dave, C. (2011). Structural Macroeconometrics. 2nd Edition, Princeton University Press. Caraiani, P. (2018). Introduction to Quantitative Macroeconomics Using Julia: From Basic to State-of-the-Art Computational Techniques. Academic Press. Fabio Canova, Methods for applied macroeconomic research, 2007, Princeton University Press,

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Blanchard, O., and C.M. Kahn. (1980). The solution of linear difference models under rational expectations. Econometrica 48(5): 1305--1311. Bernanke, B., Gertler, M. and Gilchrist, S. (1996), ?The financial accelerator and the flight to quality?, The Review of Economics and Statistics, Vol. LXXVIII (1), Feb. Boivin, J., Kiley, M., and Mishkin, F. F. (2011), ?How has the monetary transmission mechanism evolved over time?, in Friedman, B.M. and Woodford, M. (eds), Handbook of Monetary Economics, Volume 3A, Elsevier. Driffill, John (2016), Unconventional monetary policy in the euro zone, Open Economy Review 27, pp. 387-404. European Central Bank (2004), The Monetary Policy of the ECB, ECB Fontana, G. (2003), Post Keynesian Approaches to Endogenous Money: a time framework explanation, Review of Political Economy, 15 (3), p. 291-14. Galí, J., Gertler, M. (1999), ?Inflation dynamics: A structural econometric analysis?, Journal of Monetary Economics, 44, pp. 195-222. Gertler, M. and Kiyotaki, N. (2011), ?Chapter 12 ? Financial intermediation and credit policy in business cycle analysis?, in Friedman B.M. and Woodford, M. (Eds), Handbook of Monetary Economics, Vol. 3 Goodfriend, M. (2002), ?Monetary policy in the New Neoclassical synthesis: A primer?, International Finance, 5:2, pp. 165-191. Henry, S.G.B., Pagan, A.R. (2004), ?The econometrics of the New Keynesian policy model: Introduction?, Oxford Bulletin of Economic and Statistics, 66, Supplement. Jafee, D. and Stiglitz, J. (1990), ?Credit Rationing?, in Friedman, B.M. and Hahn, F. H. (eds.), Handbook of Monetary Economics, Elsevier. Martin, C., Milas, C. (2012), Quantitative easing: a sceptical survey, Oxford Review of Economic Policy 28(4), pp. 750-764. Miranda, M. and P. L. Fackler (2002). Applied Computational Economics and Finance, MIT, Cambridge, Mass. Mishkin, F. S. (2008), ?Exchange rate pass-through and monetary policy?, NBER Working Paper 13889, April. Romer, D. (2019), Advanced Macroeconomics, 5th edition, McGraw-Hill. Heer, B., and A. Maussner (2009). Dynamic General Equilibrium Modeling: Computational Methods and Applications, Springer, Berlin. Judd, K. L. (1998). Numerical Methods in Economics, 2nd Edition, MIT, Cambridge, Mass.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16