Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Economia
Departamento / Department
Departamento de Economia Política
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Tópicos avançados em macroeconomia I (este pré-requisito não é obrigatório)
Objetivos Gerais / Objectives
Esta UC pretende contribuir para um entendimento avançado da teoria macroeconómica, com especial ênfase na área monetária.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
O objetivo da disciplina é desenvolver as seguintes competências: 1. Conhecimento e compreensão dos principais modelos macroeconómicos modernos, sobretudo os da área monetária; 2. Capacidade de computar, simular e estimar os modelos estudados; 3. Capacidade de elaborar argumentos fundamentados teórica, lógica e factualmente e de os comunicar a outrem designadamente sob a forma de artigo científico.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
Parte I - Computação e políticas económicas 1. Introdução à computação: Python, Julia, jupyter Notebooks 2. Técnicas de modelização de Modelos Estocásticos de Equilíbrio Geral (DSGEM) 3. Simulação numérica usando métodos de linearização: a decomposição de Jordan e a factorização QZ 4. Simulação numérica usando métodos de projeção Parte II - Evidência empírica e extensões 5. Evidência empírica sobre a relação entre moeda, inflação e produto 6. Extensões ao modelo New Keynesian: o canal do custo. Simulação do modelo. 7. Fricções financeiras e o mercado de crédito: teoria e evidência empírica 8. Estimação de modelos DGSE 9. Tópicos recentes em economia monetária e seus métodos empíricos
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Correspondência entre os conteúdos programáticos (CP) e os objetivos da UC: OA1: CP5 a CP7 e CP9 OA2: CP1 a CP4; CP6 e CP8. OA3: todos os CP O estudo dos principais modelos macroeconómicos é realizado essencialmente na parte II (CP5 a CP7 e CP9). A capacidade de simular os modelos estudados é realizada sobretudo na parte I, complementada com os pontos CP6 e CP8 da parte II. O desenvolvimento da capacidade de elaborar argumentos e de os comunicar é realizada ao longo de todo o programa.
Avaliação / Assessment
Os alunos podem escolher entre: - Avaliação ao longo do semestre: trabalhos escritos individuais (50%) e teste final (50%) - Avaliação por exame (100%) A participação na avaliação ao longo do semestre requer uma assiduidade às aulas igual ou superior a 80%.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
São utilizados as seguintes metodologias pedagógicas: - Expositivas para apresentação das teorias de referência - Participativas, com a resolução de exercícios. - Ativas com a realização de trabalho individual. - Auto-estudo, relacionado com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas. - Orientação tutorial, especialmente durante o horário de atendimento.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
Correspondência entre os objetivos de aprendizagem e as metodologias de ensino: Aulas expositivas: OA1 e OA2. Aulas práticas: todos os OA Trabalho individual: todos os OA Auto-estudo e orientação tutorial: todos os OA A parte expositiva das aulas é fundamental para a compreensão de todos os pontos do programa, contribuindo para os OA1 e OA2. A parte prática das aulas permite a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos, colaborando para todos os objetivos de aprendizagem. As aulas implicam também trabalho autónomo por parte do estudante. A elaboração do trabalho de grupo irá permitir desenvolver capacidades de trabalho em grupo e de elaboração de argumentos lógicos, bem como aprofundar o conhecimento dos principais modelos e da sua simulação.
Observações / Observations
Horário de atendimento: a definir.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Clarida, R., J. Gali and M. Gertler (1999). "The Science of Monetary Policy: A New Keynesian Perspective", Journal of Economic Literature, Vol. XXXVII, 1661--1707. Gali, Jordi. Monetary Policy (2015), Inflation, and the Business Cycle, 2nd Edition, Princeton University Press, Princeton. Novales, A., E. Fernández, J. Ruiz, (2014). Economic Growth: Theory and Numerical Solution Methods, Springer, Berlin. Walsh, C. (2017), Monetary Theory and Policy, 4th edition, MIT Press. Wickens, M. (2012), Macroeconomic Theory: A dynamic general equilibrium approach, second edition, Princeton University Press DeJong, D. N., & Dave, C. (2011). Structural Macroeconometrics. 2nd Edition, Princeton University Press. Caraiani, P. (2018). Introduction to Quantitative Macroeconomics Using Julia: From Basic to State-of-the-Art Computational Techniques. Academic Press. Fabio Canova (2007), Methods for applied macroeconomic research, Princeton University Press,
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Blanchard, O., and C.M. Kahn. (1980). The solution of linear difference models under rational expectations. Econometrica 48(5): 1305--1311. Bernanke, B., Gertler, M. and Gilchrist, S. (1996), ?The financial accelerator and the flight to quality?, The Review of Economics and Statistics, Vol. LXXVIII (1), Feb. Boivin, J., Kiley, M., and Mishkin, F. F. (2011), ?How has the monetary transmission mechanism evolved over time?, in Friedman, B.M. and Woodford, M. (eds), Handbook of Monetary Economics, Volume 3A, Elsevier. Driffill, John (2016), Unconventional monetary policy in the euro zone, Open Economy Review 27, pp. 387-404. European Central Bank (2004), The Monetary Policy of the ECB, ECB Fontana, G. (2003), Post Keynesian Approaches to Endogenous Money: a time framework explanation, Review of Political Economy, 15 (3), p. 291-14. Galí, J., Gertler, M. (1999), ?Inflation dynamics: A structural econometric analysis?, Journal of Monetary Economics, 44, pp. 195-222. Gertler, M. and Kiyotaki, N. (2011), ?Chapter 12 ? Financial intermediation and credit policy in business cycle analysis?, in Friedman B.M. and Woodford, M. (Eds), Handbook of Monetary Economics, Vol. 3 Goodfriend, M. (2002), ?Monetary policy in the New Neoclassical synthesis: A primer?, International Finance, 5:2, pp. 165-191. Henry, S.G.B., Pagan, A.R. (2004), ?The econometrics of the New Keynesian policy model: Introduction?, Oxford Bulletin of Economic and Statistics, 66, Supplement. Jafee, D. and Stiglitz, J. (1990), ?Credit Rationing?, in Friedman, B.M. and Hahn, F. H. (eds.), Handbook of Monetary Economics, Elsevier. Martin, C., Milas, C. (2012), Quantitative easing: a sceptical survey, Oxford Review of Economic Policy 28(4), pp. 750-764. Miranda, M. and P. L. Fackler (2002). Applied Computational Economics and Finance, MIT, Cambridge, Mass. Mishkin, F. S. (2008), ?Exchange rate pass-through and monetary policy?, NBER Working Paper 13889, April. Romer, D. (2019), Advanced Macroeconomics, 5th edition, McGraw-Hill. Heer, B., and A. Maussner (2009). Dynamic General Equilibrium Modeling: Computational Methods and Applications, Springer, Berlin. Judd, K. L. (1998). Numerical Methods in Economics, 2nd Edition, MIT, Cambridge, Mass.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-08-01