Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Psicologia
Departamento / Department
Departamento de Psicologia Social e das Organizações
Ano letivo / Execution Year
2025/2026
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não se aplica
Objetivos Gerais / Objectives
Esta UC visa fornecer informação e formação de natureza teórica e prática relacionada com o estudo das relações interpessoais, com especial enfoque nas relações voluntárias de amizade e amorosas, mas também nas relações sociais e em contexto organizacional.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
Para completar com sucesso esta UC, as pessoas nela inscritas deverão ser capazes de: OA1. Identificar e descrever teorias e modelos essenciais de análise das relações interpessoais; OA2. Interpretar, avaliar criticamente e discutir investigação científica no campo das relações interpessoais; OA3. Criar questões de investigação e desenvolver um estudo empírico no campo das relações interpessoais; OA4. Avaliar e analisar os fenómenos inerentes às relações interpessoais em contexto social; OA5. Avaliar e analisar as relações interpessoais em contexto de trabalho; OA6. Desenvolver formas de otimizar as relações interpessoais em contexto de trabalho.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
CP1. Introdução ao estudo das relações interpessoais: Teorias e métodos de investigação; CP2. Atração inicial: Variáveis e resultantes do processo de atração; CP3. Relações de amizade: Desenvolvimento e funções; CP4. Relações amorosas: Teorias e modelos; CP5. Relações amorosas: Início, desenvolvimento/manutenção e dissolução; CP6. Expetativas relacionais: Infidelidade e (não-)monogamia; CP7. Relações interpessoais nas organizações: Teorias e modelos; CP8. Tipo de relações interpessoais nas organizações e assédio.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular unit's content dovetails with the specified learning outcomes
Os conteúdos teóricos CP1, CP4, e CP7 encontram-se associados ao OA1, que se centra nas teorias e modelos essenciais no campo das relações interpessoais. Os conteúdos teórico-práticos CP2, CP3, CP5, CP6, e CP8 encontram-se associados ao OA2 e OA3, que se centram na evidência empírica existente no campo das relações interpessoais e no desenvolvimento de competências de investigação nesse mesmo campo. Os conteúdos teórico-práticos CP3, CP5, CP6, e CP8 encontram-se associados ao OA4, que se centra em evidência empírica de suporte a diferentes dinâmicas inerentes a relações interpessoais e sociais. Os conteúdos teóricos e teórico-práticos CP7 e CP8 encontram-se associados aos OA5 e OA6, que se centram em enquadramentos teóricos e demonstração empírica de fenómenos inerentes a relações interpessoais em contexto organizacional.
Avaliação / Assessment
1. Avaliação periódica Frequência no final do semestre sobre todos os conteúdos programáticos (50% nota final) + Trabalho de grupo que consiste na condução de um estudo empírico (50% nota final). Exigida nota mínima de 9,5 valores em qualquer destes parâmetros, caso contrário a pessoa transita diretamente para avaliação final. 2. Exame por exame Exame no final do semestre sobre todos os conteúdos programáticos, incluindo questões relacionadas com a temática do trabalho de grupo (100% da nota final). Aprovação com nota superior a 9,5 valores. Sob nenhuma exceção a nota da avaliação periódica pondera para nota de exame. As aulas desta UC estão sujeitas a controlo de presenças. O não cumprimento do número mínimo de presenças nestas aulas (80% de presenças) levará à exclusão da avaliação periódica. O controlo de presenças é feito por via do controlo eletrónico disponível nas salas de aula. A justificação de faltas deverá ser feita com recurso a comprovativos oficiais (e.g., atestados, declarações de presença em órgãos oficiais, etc.), podendo em alguns casos excecionais ser aceite outro tipo de justificações.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
As aulas são teórico-práticas (TP) e recorrem a diferentes metodologias de ensino: exposição, exercícios práticos e discussões em grupo na sala de aula. As 125 horas de trabalho autónomo, distribuem-se da seguinte forma: . Leitura das referências base e complementares propostas (50 horas); . Pesquisas e leitura de referências para suportar a questão de investigação do trabalho de grupo (20 horas), recolha e análise dos dados para o referido trabalho (30 horas) e desenvolvimento do relatório sob o formato de poster científico (25 horas).
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
O alinhamento entre metodologia de ensino, cada instrumento de avaliação e os objetivos de aprendizagem definidos para a UC é feito da seguinte forma: . Para todos os OA, as metodologias combinarão em diferentes proporções exposição oral e exercícios práticos, sendo utilizadas diversas metodologias: expositiva, para apresentar os conceitos base e quadros teóricos de referência, bem como ilustrar pressupostos teóricos com recurso a estudos empíricos e a situações práticas; participativa, para estimular a discussão dos conteúdos e a ligação com aspetos teóricos; interrogativa, para dinamizar a introdução a novas temáticas e motivar o pensamento crítico; e ativa, com realização de exercícios em contexto de aula e do trabalho empírico de grupo. . Todos os OA serão pelo menos parcialmente avaliados por teste. Para além disso, o trabalho empírico de grupo e apresentação do mesmo em contexto de aula corresponde ao OA2.
Observações / Observations
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Berscheid, E., & Regan, P. (2005). The psychology of interpersonal relationships. Prentice-Hall. Erber, R., & Erber, M. (2018). Intimate relationships: Issues, theories, and research (3rd ed.). Psychology Press. Fletcher, G. J. O., Simpson, J. A., Campbell, L., & Overall, N. C. (2019). The science of intimate relationships (2nd ed.). Wiley-Blackwell. Lehmiller, J. J. (2017). The psychology of human sexuality (2nd ed.). John Wiley & Sons. Miller, R. (2018). Intimate relationships (8th edition). McGraw Hill. Sias, P. M. (2009). Organizing relationships: Traditional and emerging perspectives on workplace relationships. SAGE.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
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Conhecer as regras do jogo: Uma introdução às normas para escrita científica da American Psychological Association. Psicologia, 27(2), 107-143. https://doi.org/10.17575/rpsicol.v27i2.183 Prada, M., & Rodrigues, D. L. (2016). Divulgação científica: Desenvolvimento e apresentação de comunicações em formato oral e poster. In M. V. Garrido & M. Prada (Eds.). Manual de competências académicas. Sílabo. Randel, A. E., & Ranft, A. L. (2007). Motivations to maintain social ties with coworkers: The moderating role of turnover intentions on information exchange. Group & Organization Management, 32(2), 208–232. https://doi.org/10.1177/1059601106286778 Regan, P. (2011). Close relationships. Reis, H. T. (2012). A history of relationship research in social psychology. In A. W. Kruglanski & W. Stroebe (Eds.), Handbook of the history of social psychology (pp. 363–382). Psychology Press. Reis, H. T., Aron, A., Clark, M. S., & Finkel, E. J. (2013). 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In A. Abela, S. Vella, & S. Piscopo (Eds.), Couple Relationships in a Global Context: Understanding Love and Intimacy Across Cultures (pp. 279–294). Springer International Publishing. Vitaro, F., Boivin, M., & Bukowski, W. M. (2009). The role of friendship in child and adolescent psychosocial development. In Handbook of peer interactions, relationships, and groups (pp. 568–585). The Guilford Press. A equipa docente irá sugerir referências específicas no decorrer das aulas.
Data da última atualização / Last Update Date
2025-06-30