Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
03150
Acrónimo :
03150
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
.

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
20.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
8.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
2.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
30.0h/sem
Trabalho Autónomo :
120.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Recursos Humanos

Departamento / Department


Ano letivo / Execution Year


2020/2021

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Nenhuns

Objetivos Gerais / Objectives


Esta UC visa: 1. Sistematizar os principais modelos conceptuais sobre as carreiras e sistemas de recompensas; 2. Caracterizar os principais desafios e mudanças de paradigma em termos de carreiras e recompensas 3. Identificar as principais estratégias e técnicas para uma implementação eficaz de percursos profissionais e de recompensas.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final o estudante deverá ser capaz de: OA1 - Ser capaz de identificar perspetivas individual e organizacionais de carreiras. OA2 - Identificar os principais desenvolvimentos teóricos e práticos relativos à gestão de carreiras e recompensas.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


P1. Gestão de carreiras 1.1 Novos desafios na Gestão de Carreiras 1.2 Fases da Gestão de Carreiras 1.3 Perspetivas sobre carreiras 1.4 Modelos de carreira individual e organizacional 1.5 Definição de um plano de carreiras 1.6 Gestão global de carreiras P2. Gestão de Recompensas 2.1 Abordagens e estrutura das recompensas 2.2 O conceito e a praxis de recompensa total 2.3 Gestão de budget e tomada de decisões

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


OA1-P1; OA2-P2

Avaliação / Assessment


-Sem prejuízo do estrito cumprimento do regulamento do programa, a avaliação periódica exige a presença mínima em 60% das aulas e inclui a realização de: - Um trabalho, que poderá ser de grupo, com a ponderação de 25%; - Uma prova individual, com a ponderação de 75% e uma nota mínima de 10 valores. Alternativamente o exame final, à semelhança da 2ª época, representará 100% da nota final obtida, desconsiderando a componente de avaliação contínua.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


De forma a desenvolver as competências referidas recorrer-se-á as seguintes metodologias: 1. Expositivas dos principais conteúdos teóricos; 2. Discussão de casos práticos 3. Resolução de exercícios.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A interligação entre os métodos de ensino e os objetivos de aprendizagem é a seguinte: Expositivos: presenciais OA1; OA2 Participativos OA1; OA2 Ativos: Trabalho de grupo OA1; OA2 Auto-estudo Transversal a todos os OAs

Observações / Observations


Os alunos abrangidos pelo "Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais" deverão contactar o docente da UC, ou o Coordenador da mesma, na primeira semana de aulas, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Milkovich, G., Newman, J. e Gerhart, B. (2011). Compensation. Nova York: McGraw Hill. Baruch, Y. (2004). Managing Careers: Theory and practice. Harlow: Prentice Hall.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Wright, A. (2004). Rewards management in context. Londres: CIPD. WorldatWork (2007): The Worldatwork Handbook of Compensation, Benefits & Total Rewards. Nova York, Wiley. Rynes, S., Gerhart, B. e Parks, L. (2005). Personnel Psychology: Performance Evaluation and Pay for Performance. Annual Review of Psychology. Vol. 56, pp. 571-600. Kressler, H. (2003). Motivate and reward: Performance appraisal and incentive systems for business success. Nova York: Palgrave. Gregersen, H. (2019). 3 Ways Executives Can Manage Challenging Moments in Their Careers 3 Ways Executives Can Manage Challenging Moments in Their Careers. Eurich, T. (2019). Why Self-awareness isn't doing more to help women careers. Harvard Business Review. Effron, M. (2018). A Simple Way to Map Out Your Career Ambitions, 1-5. Armstrong, M. e Murlis, H. (2004). Reward Management. Londres: Kogan Page. Armstrong, M. e Taylor, S. (2014). Armstrong's Handbook of Human Resource Management Practice: Building Sustainable Organizational Performance Improvement (13th ed), Londres: Kogan. Abdi, H., Afonso, M. J., Aguado-Jiménez, P., Pérez-Paredes, P., Sánchez, P., Aizawa, K., ... Kleiner, B. H. (2003). Intelligence and its Measurement: A Symposium. Intelligence, 52(1), 143-160. https://doi.org/10.1016/j.paid.2008.02.001

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16