Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
03151
Acrónimo :
03151
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
.

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
20.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
8.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
2.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
30.0h/sem
Trabalho Autónomo :
120.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Recursos Humanos

Departamento / Department


Ano letivo / Execution Year


2020/2021

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Nenhuns

Objetivos Gerais / Objectives


Esta UC visa: 1. Sistematizar os principais modelos conceptuais sobre a gestão de desempenho e da performance organizacional; 2. Identificar as principais estratégias e técnicas para uma implementação eficaz de sistemas de gestão de desempenho.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA1 - Identificar modelos de gestão de desempenho e de performance organizacional OA2 - Ser capaz de identificar os aspetos críticos para implementar com eficácia um sistema de gestão de desempenho OA3 - Ser capaz de usar estrategicamente os sistemas de gestão de desempenho.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Modelos de avaliação de desempenho a. Apreender e analisar os principais aspetos envolvidos na avaliação de desempenho. b. Identificar contingências contextuais e de alinhamento estrutural. 2. Sistemas de gestão do desempenho a. Reconhecer os aspetos críticos na implementação eficaz de um sistema de gestão de desempenho. b. Desenhar processos eficazes de gestão de desempenho.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


OA1-P1a; OA2-P1b+P2a; OA3-P2

Avaliação / Assessment


A avaliação periódica implica: - Trabalho de grupo + debate (40%) - Exame (individual - 60%)

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


De forma a desenvolver as competências referidas recorrer-se-á as seguintes metodologias: 1. Expositivas dos principais conteúdos teóricos; 2. Discussão de casos práticos 3. Resolução de exercícios

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A interligação entre os métodos de ensino e os objetivos de aprendizagem é a seguinte: 1 - Expositivos: presenciais OA1; OA2 2 - Participativos OA1; OA2 3 - Ativos: Trabalho de grupo OA1; OA2 4 - Auto-estudo Transversal a todos os OAs

Observações / Observations


Os alunos abrangidos pelo "Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais" deverão contactar o docente da UC, ou o Coordenador da mesma, na primeira semana de aulas, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Nascimento, G. e Pereira, A. (2015). A Gestão e Avaliação de Desempenho. GRH para Gestores. Lisboa: Rh Editora, 247-305. Armstrong, M. e Taylor, S. (2014). Armstrong's Handbook of Human Resource Management Practice: Building Sustainable Organizational Performance Improvement (13th ed), Londres: Kogan.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Weber, A. (1995). Making performance appraisals consistent with a quality environment, Quality Progress, Vol. 28, p.65-70. Spencer, L. and Spencer, S. (1993). Competence at work - models for superior performance. USA: John Wiley & Sons, Inc. Sandberg, J. (2000). Understanding Human Competence at work: an interpretative approach. Academy of Management Journal. Vol. 43, p. 9-25. Rynes, S., Gerhart, B. e Parks, L. (2005). Personnel Psychology: Performance Evaluation and Pay for Performance. Annual Review of Psychology. Vol. 56, pp. 571-600. Murphy K. and Cleveland, J. (1995). Understanding performance appraisal. Sage Publication. Locke, E. and Lathan, G. (1990). A theory of goal setting & task performance. New Jersey: Prentice Hall. Kaplan, S. e Norton, D. (1996). "Using the balanced scorecard as a strategic management system" in Harvard Business Review, Jan-Fev. Flannery, T., Hofrichter, D. & Platen, P. (1996). People, performance, and pay. New York: Free Press. Deblieux, M. (2003). Performance Appraisal: Source Book. Virginia: Society for Human Resource Management. Cascio, W. F. e Aguinis, H. (2005). Applied psychology in human resource management. Upper Saddle River: Prentice Hall. Caetano, A. e Vala, J. (2008). Gestão de Recursos Humanos - Contextos, Processos e Técnicas. Lisboa: Editora RH. Caetano, A (2008). Avaliação de desempenho: O essencial que avaliadores e avaliados precisam de saber. Lisboa: Horizonte. Caetano, A. (1996). A avaliação de desempenho - metáforas, conceitos e práticas. Lisboa: RH Editores. Arvey, R. e Murphy, K. (1998). Performance evaluation in work settings. Annual Review of Psychology. Vol. 49, pp. 141-168. Aguinis, H. (2009). Performance management (2nd ed.). Upper Saddle River: Pearson Prentice Hall.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16