Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
03153
Acrónimo :
03153
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
.

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
20.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
8.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
2.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
30.0h/sem
Trabalho Autónomo :
120.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Comportamento Organizacional

Departamento / Department


Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não existem

Objetivos Gerais / Objectives


Esta unidade curricular procura proporcionar aos alunos a aprendizagem dos modelos de diagnóstico e a sua aplicação nos processos de mudança e desenvolvimento organizacional.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA1. Identificar os diferentes modelos de diagnóstico organizacional. OA2. Caracterizar as diferentes abordagens da mudança organizacional. OA3. Diagnosticar uma organização recorrendo aos modelos teóricos. OA4. Desenhar um projeto de mudança organizacional.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1 – Mudança e Desenvolvimento Organizacional 1.1. Introdução 1.2. Conceitos 1.3. Relação com a consultoria e enquadramento da necessidade da mesma 2 – Metodologia de mudança e desenvolvimento 2.1. Abordagem quantitativa 2.2. Abordagem qualitativa 3 - Diagnóstico e desenvolvimento organizacional 3.1 – Modelos de diagnóstico (e.g., Weisbord; 7S McKinsey; Investigação-ação; Burke-Litwin) 3.2 – Estratégias de Desenvolvimento (individual, grupal e organizacional) 4 –Mudança organizacional 4.1. Tipos de mudança. 4.2. As fases da mudança 4.3. A resistência à mudança e o processo de consultoria 4.4. O projeto de mudança / Relatórios e propostas de orçamento 4.5. Medir a mudança e garantir o sucesso 4.6. A ética nos processos de consultoria em ambientes de mudança 5 - Estudos de Caso

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


OA1: P1; P3 (3.1 e 3.2) OA2: P4 (4.1; 4.2; 4.3) OA3: P2 (2.1 e 2.2); P3 (3.1 e 3.2); P4 OA4: 4.3; P5

Avaliação / Assessment


A avaliação periódica implica: - Simulador de Mudança: A ponderação final é de 20%. - Trabalho Individual: a ponderação final é de 80%. Regime Exame: Exame final (100% da avaliação final). A nota do trabalho de grupo não será considerada para efeitos de avaliação em regime de exame.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


De forma a desenvolver as competências referidas recorrer-se-á: 1. Expositivas: apresentação dos quadros teóricos de referência; 2. Participativas: análise e resolução de exercícios práticos e discussão de casos práticos e trabalho de grupo; 3. Ativas: realização de trabalhos individuais e de grupo; 4. Autoestudo: relacionadas com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


1. Abordagem expositiva: OA1 e OA2. 2. Abordagem participativa: OA3 e OA4. 3. Abordagem ativa: OA1, OA2, OA3 e OA4. 4. Autoestudo: OA1, OA2, OA3 e OA4.

Observações / Observations


Os alunos abrangidos pelo "Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais" deverão contactar o docente da UC, ou o Coordenador da mesma, na primeira semana de aulas, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Anderson, D. L. (2024). Organization development: The process of leading organizational change (6th ed.). SAGE Publications. Ferreira, A.I. & Martinez, L.F. (2023). Manual de Diagnóstico e Mudança Organizacional (2ª Edição). Lisboa: RH Editora Leonard, H.S., Lewis, R., Freedman, A. M., and Passmore, J. (2016). The Wiley-Blackwell Handbook of the Psychology of Leadership, Change, and Organizational Development. Wiley. Rothwell, W., Stopper, A., Myers, J. (Editors)(2017).Assessment and Diagnosis for Organization Development: Powerful Tools and Perspectives for the OD Practitioner. Productivity Press.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Aguinis, H. (2009). Performance management (2nd ed.). Upper Saddle River: Pearson Prentice Hall. Armstrong, M. e Taylor, S. (2014). Armstrong's Handbook of Human Resource Management Practice: Building Sustainable Organizational Performance Improvement (13th ed), Londres: Kogan. Arvey, R. e Murphy, K. (1998). Performance evaluation in work settings. Annual Review of Psychology. Vol. 49, pp. 141-168. Buono, A. G. & Jamieson, D. W, (eds). (2010). Consultation for organizational change. Charlotte, NC: Information Age Publishing, Inc. Caetano, A. (1996). A avaliação de desempenho – metáforas, conceitos e práticas. Lisboa: RH Editores. Caetano, A (2008). Avaliação de desempenho: O essencial que avaliadores e avaliados precisam de saber. Lisboa: Horizonte. Caetano, A. e Vala, J. (2008). Gestão de Recursos Humanos – Contextos, Processos e Técnicas. Lisboa: Editora RH. Cascio, W. F. e Aguinis, H. (2005). Applied psychology in human resource management. Upper Saddle River: Prentice Hall. Coghlan, D. & Brannick, T. (2005). Doing Action Research in Your Own Organization, 2nd ed. London: Sage Publications Deblieux, M. (2003). Performance Appraisal: Source Book. Virginia: Society for Human Resource Management. Flannery, T., Hofrichter, D. & Platen, P. (1996). People, performance, and pay. New York: Free Press. Freedman, A. M.& Zackrison, R. E. (2001). Finding your way in the consulting jungle: A guidebook for organization development practitioners, San Francisco: Jossey-Bass/Pfeiffer Kaplan, S. e Norton, D. (1996). “Using the balanced scorecard as a strategic management system” in Harvard Business Review, Jan-Fev. Locke, E. and Lathan, G. (1990). A theory of goal setting & task performance. New Jersey: Prentice Hall. Murphy K. and Cleveland, J. (1995). Understanding performance appraisal. Sage Publication. Nascimento, G. e Pereira, A. (2015). A Gestão e Avaliação de Desempenho. GRH para Gestores. Lisboa: Rh Editora, 247-305. Rynes, S., Gerhart, B. e Parks, L. (2005). Personnel Psychology: Performance Evaluation and Pay for Performance. Annual Review of Psychology. Vol. 56, pp. 571-600. Sandberg, J. (2000). Understanding Human Competence at work: an interpretative approach. Academy of Management Journal. Vol. 43, p. 9-25. Spencer, L. and Spencer, S. (1993). Competence at work – models for superior performance. USA: John Wiley & Sons, Inc. Weber, A. (1995). Making performance appraisals consistent with a quality environment, Quality Progress, Vol. 28, p.65-70. Weiss, A. (2002). Process Consulting: How to launch, implemente and conclude successful consulting projects. San Francisco, Jossey –Bass/Pfeiffer.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-10-01