Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
03153
Acrónimo :
03153
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
20.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
8.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
2.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
30.0h/sem
Trabalho Autónomo :
120.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Comportamento Organizacional

Departamento / Department


Ano letivo / Execution Year


2017/2018

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não existem

Objetivos Gerais / Objectives


Esta unidade curricular procura proporcionar aos alunos a aprendizagem dos modelos de diagnóstico consultadoria e a sua aplicação nos processos de mudança e desenvolvimento organizacional.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA1. Identificar os diferentes modelos de diagnóstico organizacional. OA2. Dotar os participantes da capacidade de reconhecerem e aplicarem metodologias estruturadas de consultoria de gestão para apoiar na melhoria da performance organizacional. OA3. Caracterizar as diferentes abordagens da mudança e desenvolvimento organizacional. OA4. Diagnosticar uma organização recorrendo aos modelos teóricos. OA5. Desenhar um projeto de mudança e desenvolvimento organizacional.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


I - Introdução à Consultoria de Gestão 1.1. O mind-set de Consultoria de Gestão II ? Mudança e Desenvolvimento Organizacional ? Introdução III ? Metodologia de mudança e desenvolvimento 3.1. Abordagem quantitativa 3.2. Abordagem qualitativa IV - Diagnóstico e desenvolvimento organizacional 4.1 ? Modelos de diagnóstico (e.g., Weisbord; 7S McKinsey; Investigação-ação; Burke-Litwin) 4.2 ? Estratégias de Desenvolvimento (individual, grupal e organizacional) V ?Mudança organizacional 5.1. Tipos de mudança. 5.2. As fases da mudança 5.3. O projeto de mudança / Relatórios e propostas de orçamento 5.4. Avaliação e controlo da implementação de soluções de Consultoria de Gestão VI - Estudos de Caso

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


OA1 e OA2: I (1.1); III (3.1 e 3.2); IV (4.1 e 4.2) OA3: V (5.1; 5.2; 5.3) OA4: III (3.1 e 3.2); IV (4.1 e 4.2); VI OA5: 5.3; VI

Avaliação / Assessment


1. Expositivas: apresentação dos quadros teóricos de referência; 2. Participativas: análise e resolução de exercícios práticos e discussão de casos práticos e trabalho de grupo; 3. Ativas: realização de trabalhos individuais e de grupo; 4. Autoestudo: relacionadas com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas. | Regime regular: Supõe-se a presença assídua nas aulas (60%) e um trabalho contínuo ao longo do período das aulas. - Trabalho de grupo + Apresentação: A ponderação final é de 40%. - Exame: a ponderação final é de 60%. Regime Exame: Exame final (100% da avaliação final). A nota do trabalho de grupo não será considerada para efeitos de avaliação em regime de exame.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


1. Abordagem expositiva: OA1, OA2 e OA3. 2. Abordagem participativa: OA4 e OA5. 3. Abordagem ativa: OA1 a OA5. 4. Autoestudo: OA1 a OA5

Observações / Observations


Os alunos abrangidos pelo "Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais" deverão contactar o docente da UC, ou o Coordenador da mesma, na primeira semana de aulas de cada semestre, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


6. McKinsey Portugal (2011). Portugal: o imperativo do crescimento. McKinsey & Company. 5. Kotter, JP. & Cohen, D.S. (2012). The heat of change: Real-life stories of how people change their organizations. Boston: Harvard Business Press. 4. Ferreira, A. I., & Martinez, L.F. (Print 2013). Manual de Diagnóstico e Mudança Organizacional. Lisboa: RH Editora. 3. Cumming, T.G. & Worley, C.G. (2014). Organization development and change. Stanford, CT: Cengage Learning. 2. Burke, W.W. (2013). Organizational change: Theory and practice. New York: Sage. 1. Anderson, D. (2013). Organization development: The process of leading organizational change. New York: Sage.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


16. Weick, K., & Quinn, R. (1999). Organizational Change and Development. Annual Review of Psychology, 361-86. 15. Schein, E. (1999). The Corporate Culture. Survival Guide. Warren Bennis Book. 14. Neves, J., Garrido, M.V., Simões, E. (2015). Manual de Competências Pessoais, Interpessoais e Instrumentais ? Teoria e Prática. Lisboa: Sílabo Editora. 13. Martins, N. & Coetze, M. (2009). Applying the Burke-Litwin model as a diagnostic framework for organisational effectiveness. SA Journal of Human Resources Management, 7, 144-156. 12. Liu, Y. & Perrewé, P.(2005). Another look at the role of emotion in the organizational change: A process model. Human Resources Management Review, 15, 263-280. 11. Harrison, M., & Shirom A.(1999). Organizational Diagnosis and Assessment. New York: Sage Publications. 10. Ferreira, A.I. (2010b). Construction and factorial validity of the intellectual capital scale. Hellenic Journal of Psychology, 7(2), 124-140. 9. Ferreira, A.I. (2010a). Clima organizacional e sua importância no diagnóstico das empresas. Pessoas & Sintomas, 11, 59-63. 8. Ferreira, A.I., & Martinez, L.F. (2011). Intellectual capital: Perceptions of productivity and investment. Revista de Administração Contemporânea, 15(2), 249-260. 7. Ferreira, A.I. (2011). Metodologias e Investigação Aplicada. In Lopes, M.P., Palma, P.J., Bártolo-Ribeiro, R., Cunha, M.P. (Eds), Psicologia Aplicada (pp. 25-46). Lisboa: RH Editora. 6. Di Pofi, J.A. (2002). Organizational diagnostics: Integrating qualitative and quantitative methodology. Journal of Organizational Change, 15(2), 156-168. 5. Cunha, M., & Rego, A. (2003). Como Gerir a Mudança não Planeada. Gestão Pura, 1-90. 4. Ceitil, M. (2006). Gestão e desenvolvimento de competências. Lisboa: Sílabo. 3. Cameron, K., & Quinn, R. (1999). Diagnosing Changing Organizational Culture. New York: Addison-Wesley. 2. Cascão, F. (2004). Entre a Gestão de Competências e a Gestão do Conhecimento Um estudo exploratório de inovações na gestão das pessoas. Lisboa: RH Editora. 1. Burtonshaw-Gunn, S. (2010). Essential tools for management consulting ? tools, models and approaches for clients and consultants. John Wiley & Sons, Ltd, West Sussex, United Kingdom.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16