Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Comportamento Organizacional
Departamento / Department
Ano letivo / Execution Year
2020/2021
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não existem
Objetivos Gerais / Objectives
Esta unidade curricular procura proporcionar aos alunos a aprendizagem dos modelos de diagnóstico e a sua aplicação nos processos de mudança e desenvolvimento organizacional.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
OA1. Identificar os diferentes modelos de diagnóstico organizacional. OA2. Caracterizar as diferentes abordagens da mudança organizacional. OA3. Diagnosticar uma organização recorrendo aos modelos teóricos. OA4. Desenhar um projeto de mudança organizacional.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1 - Mudança e Desenvolvimento Organizacional - Introdução 2 - Metodologia de mudança e desenvolvimento 2.1. Abordagem quantitativa 2.2. Abordagem qualitativa 3 - Diagnóstico e desenvolvimento organizacional 3.1 - Modelos de diagnóstico (e.g., Weisbord; 7S McKinsey; Investigação-ação; Burke-Litwin) 3.2 - Estratégias de Desenvolvimento (individual, grupal e organizacional) 4 -Mudança organizacional 4.1. Tipos de mudança. 4.2. As fases da mudança 4.3. O projeto de mudança / Relatórios e propostas de orçamento 5 - Estudos de Caso
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
OA1: P1; P3 (3.1 e 3.2) OA2: P4 (4.1; 4.2; 4.3) OA3: P2 (2.1 e 2.2); P3 (3.1 e 3.2); P4 OA4: 4.3; P5
Avaliação / Assessment
A avaliação periódica implica: - Trabalho de grupo + Apresentação: A ponderação final é de 40%. - Exame: a ponderação final é de 60%. Regime Exame: Exame final (100% da avaliação final). A nota do trabalho de grupo não será considerada para efeitos de avaliação em regime de exame.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
De forma a desenvolver as competências referidas recorrer-se-á: 1. Expositivas: apresentação dos quadros teóricos de referência; 2. Participativas: análise e resolução de exercícios práticos e discussão de casos práticos e trabalho de grupo; 3. Ativas: realização de trabalhos individuais e de grupo; 4. Autoestudo: relacionadas com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
1. Abordagem expositiva: OA1 e OA2. 2. Abordagem participativa: OA3 e OA4. 3. Abordagem ativa: OA1, OA2, OA3 e OA4. 4. Autoestudo: OA1, OA2, OA3 e OA4.
Observações / Observations
Os alunos abrangidos pelo "Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais" deverão contactar o docente da UC, ou o Coordenador da mesma, na primeira semana de aulas, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Tidd, joe & Bessant, J.R. (2018). Managing Innovation: Integrating Technological, Market and Organizational Change. New York: Wiley. Weick, K. E. & Quinn, R.E. (1999). Organizational Change and Development. Annual Review Psychology, (50), 361-386. Kim, W.C. & Mauborgne, R. (2015). Blue Ocean Strategy. Boston: Harvard Business Press. Ferreira, A. I. & Martinez, L. F. (2008). Manual de Diagnóstico e Mudança Organizacional. Lisboa: Edit. RH. Cameron, E. & Green, M. (2012). Making sense of change management - A complete guide to the models, tools and techniques of organizational change. Kogan Page. Burke, W.W. (2014). Organization Change - Theory and Practice. Sage. Anderson, D. L. (2019). Organizational Development - The Process of Leading Organizational Change. Sage
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Zhao, H. H., Seibert, S. E., Taylor, M. S., Lee, C., & Lam, W. (2016). Not even the past: The joint influence of former leader and new leader during leader succession in the midst of organizational change. Journal of Applied Psychology, 101(12), 1730?1738. Thomas, K., & Allen, S. (2006). The learning organization: a meta-analysis of themes in literature. The Learning Organization, 13(2), 123-139. Sung, W., Woehler, M. L., Fagan, J. M., Grosser, T. J., Floyd, T. M., & Labianca, G. (Joe). (2017). Employees responses to an organizational merger: Intraindividual change in organizational identification, attachment, and turnover. Journal of Applied Psychology, 102(6), 910?934. Oreg, S., & Sverdlik, N. (2011). Ambivalence Toward Imposed Change: The Conflict Between Dispositional Resistance to Change and the Orientation Toward the Change Agent. Journal of Applied Psychology, 96(2), 337?349. Maheshwari, S. & Vohra, V. (2015). Identifying critical HR practices impacting employee perception and commitment during organizational change. J. Organizational Change Management, 28(5), 872-894. Ferreira, J. M. C., Neves, J., Caetano, A. (2011). Manual de Psicossociologia das Organizações. Escolar Editora. Ferreira, A. I., Cardoso, C., & Braun, T. (2018). The mediating effects of ego-resilience in the relationship between organizational support and resistance to change. Baltic Journal of Management, 13(1), 104?124. Cheung-Judge, M. Y. & Holbeche (2015). Organization Development - A practioner's guide for OD and HR. KoganPage. Bindl, U. K., Unsworth, K. L., Gibson, C. B., & Stride, C. B. (2019). Job crafting revisited: Implications of an extended framework for active changes at work. Journal of Applied Psychology, 104(5), 605?628. Agyris, C. (1995). Action science and organizational learning. Journal of Managerial Psychology, 10 (6), 20-26.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16