Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
03155
Acrónimo :
03155
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
.

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
3.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
10.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
4.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
15.0h/sem
Trabalho Autónomo :
60.0
Horas de Trabalho Total :
75.0h/sem

Área científica / Scientific area


Comportamento Organizacional

Departamento / Department


Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não existem

Objetivos Gerais / Objectives


Esta UC visa: 1. Conhecer as diferentes perspetivas disciplinares sobre a Felicidade e o Bem-estar nas Organizações 2. Compreender as dinâmicas do stresse e bem-estar no trabalho 3. Relacionar os "estados subjetivos negativos e positivos" como a saúde, a qualidade de vida, e a produtividade nas organizações 4. Reconhecer as causas e os custos dos "estados subjetivos negativos" organizacionais, bem como os fatores de resiliência e de vulnerabilidade 5. Dominar as áreas críticas para a "felicidade no trabalho" 6. Conhecer as estratégias de Humanização no trabalho, com especial enfoque na promoção do bem-estar

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA1 - Identificar o Bem-estar e a Felicidade no trabalho como um imperativo da sustentabilidade e sucesso das organizações modernas OA2 - Apropriar-se dos conceitos básicos de Humanização das Organizações, Felicidade, Bem-estar e Stress no Trabalho OA3 - Identificar práticas e estratégias que possam conduzir a uma maior humanização das organizações.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1- Humanização e felicidade no trabalho 1.1. Contextualização da temática na Saúde no trabalho 1.2 A Humanização das Organizações como modelo heurístico da saúde e qualidade de vida no trabalho. 1.3. Bem-estar e Felicidade no Trabalho 2. Bem estar e stress no trabalho 2.1. Conceito e modelos teóricos 2.2. Causas, indicadores e consequências da vivência da do bem-estar no trabalho e stress no trabalho 3. Gestão da "Felicidade no Trabalho" e do Bem-estar no trabalho 3.1. Conceito e indicadores de medida de Bem estar e Felicidade 3.2. Diagnosticar as causas de stress disruptivo no trabalho e avaliar a gestão do mesmo: diagnosticar e auditar. 3.3. Estratégias de prevenção e gestão do stresse negativo e promoção do bem-estar no trabalho 3.3.1. Estratégias organizacionais 3.3.2. Estratégias individuais 4. Elaboração de um plano de gestão do stresse e promoção do bem-estar no trabalho.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


OA1-P1; OA2- P2, P3; OA3- P1, P2, P3, P4

Avaliação / Assessment


- Exame individual - 100%

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


De forma a desenvolver as competências referidas recorrer-se-á as seguintes metodologias: 1. Expositivas dos principais conteúdos teóricos; 2. Discussão de casos práticos 3. Resolução de exercícios

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A interligação entre os métodos de ensino e os objetivos de aprendizagem é a seguinte: Expositivos: presenciais OA1; OA2, OA3 Participativos e ativos: OA1; OA2, OA3 Auto-estudo: OA1; OA2, OA3

Observações / Observations


Os alunos abrangidos pelo "Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais" deverão contactar o docente da UC, ou o Coordenador da mesma, na primeira semana de aulas, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Bakker, A. B., Demerouti, E., & Sanz-Vergel, A. (2023). Job demands–resources theory: Ten years later. Annual Review of Organizational Psychology and Organizational Behavior, 10, 25-53. Blustein, D. L., Lysova, E. I., & Duffy, R. D. (2023). Understanding decent work and meaningful work. Annual Review of Organizational Psychology and Organizational Behavior, 10(1), 289-314. Caetano, António & Silva, S.A. (2011). Bem-estar e saúde no trabalho . In Lopes, M. P. Ribeiro, R. B., Palma, P. J. e Cunha, M. P. (Ed.), Psicologia Aplicada. (pp. 0-0). Lisboa: Recursos Humanos Editora. Chari, R., Sauter, S. L., Sayers, E. L. P., Huang, W., Fisher, G. G., & Chang, C. C. (2022). Development of the national institute for occupational safety and health worker well-being questionnaire. Journal of Occupational and Environmental Medicine, 64(8), 707. Guest, D. E. (2017). Human resource management and employee well-being: towards a new analytic framework. Human Resource Management Journal, 27: 22-38. Hassard, J., Teoh, K. R. H., Visockaite, G., Dewe, P., & Cox, T. (2018). The cost of work-related stress to society: A systematic review. Journal of Occupational Health Psychology, 23(1), 1-17. Karasek, R, Theorell, T (1990). Healthy Work. Basic Books. Kelloway, E. K., Dimoff, J. K., & Gilbert, S. (2023). Mental health in the workplace. Annual Review of Organizational Psychology and Organizational Behavior, 10(1), 363-387. Nielsen,K, Nielsen,M.B., Ogbonnaya,C., Känsälä,M., Saari,E. & Isaksson,K. (2017) Workplace resources to improve both employee well-being and performance: A systematic review and meta-analysis, Work & Stress,31:2, 101-120. Rosenbaum, E., Grossmeier, J. Imboden,M., & Noeldner, S. (2020) "The HERO Health and Well-Being Best Practices Scorecard in Collaboration With Mercer (HERO Scorecard). American Journal of Health Promotion, 34(3), 321-323 Schaufeli, W. B. (2017). Applying the Job Demands-Resources model. Organizational Dynamics, 2(46), 120-132. Silva, A.J. (2020). Emoções e bem-estar no trabalho. In António Caetano, José Maria Carvalho Ferreira, José Gonçalves das Neves (Ed.), Psicossociologia das organizações: fundamentos e aplicações. (pp. 179-197). Lisboa: Edições Silabo . Schulte, P. A., Sauter, S. L., Pandalai, S. P., Tiesman, H. M., Chosewood, L. C., Cunningham, T. R., ... & Howard, J. (2024). An urgent call to address work‐related psychosocial hazards and improve worker well‐being. American journal of industrial medicine, 67(6), 499-514. Sonnentag, S., Tay, L., & Nesher Shoshan, H. (2023). A review on health and well‐being at work: More than stressors and strains. Personnel Psychology, 76(2), 473-510. Tetrick, L. E., Quick, J. C. E., Ford, M. T., & Fisher, G. G. (2024). Handbook of occupational health psychology.. American Psychological Association. von Thiele Schwarz, U., Nielsen, K., Edwards, K., Hasson, H., Ipsen, C., Savage, C., ... & Reed, J. E. (2021). How to design, implement and evaluate organizational interventions for maximum impact: The Sigtuna Principles. European Journal of Work and Organizational Psychology, 30(3), 415-427.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


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Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16