Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Comportamento Organizacional
Departamento / Department
Ano letivo / Execution Year
2023/2024
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não existem
Objetivos Gerais / Objectives
Esta UC visa: 1. Conhecer as diferentes perspetivas disciplinares sobre a Felicidade e o Bem-estar nas Organizações 2. Compreender as dinâmicas do stresse e bem-estar no trabalho 3. Relacionar os "estados subjetivos negativos e positivos" como a saúde, a qualidade de vida, e a produtividade nas organizações 4. Reconhecer as causas e os custos dos "estados subjetivos negativos" organizacionais, bem como os fatores de resiliência e de vulnerabilidade 5. Dominar as áreas críticas para a "felicidade no trabalho" 6. Conhecer as estratégias de Humanização no trabalho, com especial enfoque na promoção do bem-estar
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
OA1 - Identificar o Bem-estar e a Felicidade no trabalho como um imperativo da sustentabilidade e sucesso das organizações modernas OA2 - Apropriar-se dos conceitos básicos de Humanização das Organizações, Felicidade, Bem-estar e Stress no Trabalho OA3 - Identificar práticas e estratégias que possam conduzir a uma maior humanização das organizações.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1- Humanização e felicidade no trabalho 1.1. Contextualização da temática na Saúde no trabalho 1.2 A Humanização das Organizações como modelo heurístico da saúde e qualidade de vida no trabalho. 1.3. Bem-estar e Felicidade no Trabalho 2. Bem estar e stress no trabalho 2.1. Conceito e modelos teóricos 2.2. Causas, indicadores e consequências da vivência da do bem-estar no trabalho e stress no trabalho 3. Gestão da "Felicidade no Trabalho" e do Bem-estar no trabalho 3.1. Conceito e indicadores de medida de Bem estar e Felicidade 3.2. Diagnosticar as causas de stress disruptivo no trabalho e avaliar a gestão do mesmo: diagnosticar e auditar. 3.3. Estratégias de prevenção e gestão do stresse negativo e promoção do bem-estar no trabalho 3.3.1. Estratégias organizacionais 3.3.2. Estratégias individuais 4. Elaboração de um plano de gestão do stresse e promoção do bem-estar no trabalho.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
OA1-P1; OA2- P2, P3; OA3- P1, P2, P3, P4
Avaliação / Assessment
- Exame individual - 100%
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
De forma a desenvolver as competências referidas recorrer-se-á as seguintes metodologias: 1. Expositivas dos principais conteúdos teóricos; 2. Discussão de casos práticos 3. Resolução de exercícios
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
A interligação entre os métodos de ensino e os objetivos de aprendizagem é a seguinte: Expositivos: presenciais OA1; OA2, OA3 Participativos e ativos: OA1; OA2, OA3 Auto-estudo: OA1; OA2, OA3
Observações / Observations
Os alunos abrangidos pelo "Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais" deverão contactar o docente da UC, ou o Coordenador da mesma, na primeira semana de aulas, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
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Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
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Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16