Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
03159
Acrónimo :
03159
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
.

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
20.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
8.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
2.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
30.0h/sem
Trabalho Autónomo :
120.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Recursos Humanos

Departamento / Department


Ano letivo / Execution Year


2018/2019

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não existem.

Objetivos Gerais / Objectives


Após a conclusão bem-sucedida desta UC os estudantes deverão explicar as relações entre a gestão de recursos humanos (GRH) e o desempenho organizacional, tendo por base a evidência disponível mais recente sobre este tópico e conceber estratégias capazes de estimular o desempenho em condições competitivas diferenciadas.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA1. Descrever as condições nas quais a competitividade organizacional está associada às práticas e sistemas de GRH OA2. Identificar os diferentes modos de analisar as relações entre a GRH e o desempenho organizacional OA3. Avaliar as diferenças nos modos de gestão de RH decorrentes dos diversos ambientes e desafios estratégicos com os quais as organizações se confrontam

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1. GRH e organizações: das práticas de GRH à performance CP2. O alinhamento entre as práticas de GR e a estratégia de negócio CP3. Diferentes tipos de alinhamento: horizontal, vertical e temporal, CP4. GRH e a performance organizacional: testar a relação e procurar diferentes explicações alternativas: inovação, serviço ao cliente, ambidextria estrutural e contextual, fiabilidade, resiliência, aprendizagem estratégica CP5. O papel dos profissionais de GRH

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A coerência entre os conteúdos programáticos e os objectivos de aprendizagem expressa-se do modo seguinte: O OA1 encontra-se focado na compreensão das condições nas quais a GRH determina a competitividade organizacional, pelo que os CP1, CP2 e CP3, ao examinarem os modelos explicativos desta relação, bem assim como o conceito fundamental de alinhamento contribuem para a consecução deste objectivo. O enfoque do OA2 aponta para a compreensão das diferentes abordagens ao estudo das relações entre a GRH e o desempenho organizacional, sendo o CP4 explicitamente dedicado a esta temática. O OA3 está focalizado no desenvolvimento da capacidade para identificar o modo como diferentes imperativos estratégicos (tais como a inovação ou o serviço ao cliente) e os movimentos marcantes da vida organizacional (como fusões ou reestruturações) exigem abordagens específicas à GRH. Os CP4 e CP5 abordam justamente estes tópicos.

Avaliação / Assessment


Sem prejuízo do estrito cumprimento do regulamento do programa, a avaliação periodica exige a presença mínima em 60% das aulas e inclui a realização de: - Um trabalho, que poderá ser de grupo, com a ponderação de 40%; - Uma prova individual, com a ponderação de 60% e uma nota mínima de 10 valores. Avaliação em 1ª e 2ª épocas - realização de um exame final que representará 100% da nota final obtida, desconsiderando a componente de avaliação periodica.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Esta UC faz uso de abordagens pedagógicas diferenciadas. De um modo geral, uma sessão é dividida em duas partes distintas: exposição de um tópico específico; análise e discussão em pequenos grupos de um caso. Esta abordagem destina-se a promover o trabalho autónomo e a capacidade de análise e de crítica por parte dos estudantes, bem assim como a combinação entre o conhecimento científico e o aplicado.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino e de avaliação encontram-se alinhadas com os objectivos de aprendizagem de modo a estabelecerem entre si uma relação de reforço mútuo. Para todos os objectivos de aprendizagem os estudantes deverão realizar, de forma autónoma, a leitura de artigos (presentes na bibliografia) e estudos de caso retirados de revistas da especialidade. Todo este material é discutido nas aulas, sendo sempre realizadas sínteses conclusivas e a identificação de questões a explorar. Uma eventual visita de um profissional de GRH poderá complementar a ligação à prática. O trabalho de grupo implica a análise de pelo menos 1 caso, com a necessidade de os alunos interpretarem as situações apresentadas com base nos modelos estudados e a criação de uma conclusão integradora.

Observações / Observations


.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Vogus, T. et al. (2010). Doing no harm: enabling, enacting, and elaborating a culture of safety in health care. Academy of Management Perspectives, 24, 60-77. Tolk, et al. (2015). High reliability organization research: a literature review for health care. Engineering Management Journal, 27, 4, 218-237. Pfeffer, J. (2005). Producing sustainable competitive advantage through the effective management of people. Academy of Management Executive, 19, 4, 95-106. McAlearney, A. S. et al. (2011). High-performance work systems in health care management, part 2: Qualitative evidence from five case studies. Health Care Management Review, 36, 3, 214-226. Gittell, J. H. (2011). New directions for relational coordination theory. In Cameron, K. S. and G. Spreitzer (Eds). Oxford Handbook of Positive Organizational Scholarship. Oxford University Press. Garman, A. N. et al. (2011). High-performance work systems in health care management, part 1: Development of an evidence-informed model. Health Care Management Review, 36, 3, 201-213. Akhnif, E. et al. (2017). Scoping literature review on the learning organization concept as applied to the health system. Health Research Policy and Systems, 15, 1, 16.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Human Resource Management Human Resource Management Journal The International Journal of Human Resource Management Human Resource Management Review Revistas/Journals Weick, K. and Sutcliffe, K. (2015). Managing the unexpected: Sustained performance in a complex world. New Jersey: John Wiley & Sons. Veillard, J. et al. (2005). A performance assessment framework for hospitals: the WHO regional office for Europe PATH project. International Journal for Quality in Health Care, 17, 6, 487-496. Sutcliffe, K., Paine, L., & Pronovost, P. (2017). Re-examining high reliability: Actively organising for safety. BMJ Quality and Safety, 26, 3, 248-251. Singer, S. et al. (2012). Development of a short-form learning organization survey: The LOS-27. Medical Care Research and Review, 69, 4, 432-459. QUASER TEAM (2013). The hospital guide: A research-based tool to reflect on and develop your quality improvement strategies. Huges et al. (2016). Saving lives: a meta-analysis of team training in healthcare. Journal of Applied Psychology, 101,9, 1266-1304. Harrison, M. I., & Shortell, S., M. (2020). Multi-level analysis of the learning health system: Integrating contributions from research on organizations and implementation. Learning Health Systems, e10226. Halligan, M. and Zecevic. (2011). Safety culture in health care: a review of concepts, dimensions, measures and progress. BMJ Quality and Safety, 20, 4, 228-343. Gittell, J. H. et al. (2018). Impact of relational coordination on staff and patient outcomes in outpatient surgical clinics. Health Care Management Review, 45, 1, 12-20. Gittell, J. H. (2016). Transforming relationships for high performance: The power of relational coordination. Stanford: Stanford University Press. Gittell, J. H. & Hajjar, L. (2019). Strengthening patient-centered care in the VHA: A relational model of change. Journal of General Internal Medicine, 34, 7-10. Garvin, D. Edmondson, A., & Gino, F. (2019). Is yours a learning organization? Harvard Business Review, Winter, 86-93. Christianson, M. K., et al. (2011). Becoming a high reliability organization. Critical Care, 15, 314. Al-Janabi, A. et al. (2018). Bellagio Declaration on high-quality health systems: from a quality moment to a quality movement. The Lancet, 6, 11.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16