Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Recursos Humanos
Departamento / Department
Ano letivo / Execution Year
2020/2021
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não existem.
Objetivos Gerais / Objectives
Esta UC visa: 1. Apresentar aos alunos o papel do employer branding, seleção e experiência do colaborador no âmbito específico da Gestão de Pessoas bem como a sua importância para o sucesso da empresa; 2. Proporcionar aos alunos um conhecimento conceptual e operacional do recrutamento e seleção, incluindo a dimensão ética e legal, métodos e fontes de recrutamento, técnicas e instrumentos de avaliação, seleção e decisão.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
No final o estudante deverá ser capaz de: OA1 - Compreender o papel do Employer Branding e Seleção no âmbito específico da Gestão de Pessoas bem como a experiência do colaborador para o sucesso da empresa; OA2 - Gerir as questões legais e éticas envolvidas no Recrutamento e Seleção de pessoas; OA3 - Conhecer criticamente os diferentes, fases, métodos e técnicas utilizadas em RS, sua aplicabilidade e eficácia;
Conteúdos Programáticos / Syllabus
P1 - Introdução P1.1 - Evolução dos contextos de Recrutamento e Seleção P1.2 - Questões éticas e legais P2 - Análise de necessidades de RH P2.1 - R.S. e planeamento estratégico: P2.2 - Fontes e tipos de recrutamento. P3 - Seleção Baseada em Competências P3.1 - Competências: identificação, descrição e perfil P3.2 - Seleção: Métodos e preditores a. Dados biográficos b. Entrevistas situacionais e comportamentais c. Testes e outras provas d. Assessment centres P4 - Acolhimento e socialização P4.1 - Estratégias de Acolhimento e socialização P4.2 - Follow-up e avaliação P5 -Experiência do colaborador
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
OA1 - P1.1; P1.2; P2.1; P5 OA2 - P1.2 OA3 - P2.2; P3; P4
Avaliação / Assessment
1. Ao longo do período letivo, serão utilizados, os seguintes instrumentos de avaliação: a) Exame final (70%); b) Elaboração de um trabalho de grupo (30%); Obrigatória assiduidade (e pontualidade) igual ou superior a 80%. 2. Os alunos que não realizem alguma destas componentes da avaliação, que obtenham nota inferior a 10 na componente individual ou que tenha uma taxa de presença nas aulas inferior a 80% deverão submeter-se a avaliação final (exame que conta 100% da nota final).
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Todas as aulas serão teórico-práticas (TP), com o objetivo de apresentar os conceitos fundamentais e mostrar os problemas e soluções existentes, permitindo simultaneamente a sua discussão. Esta não só ajudará o desenvolvimento dos raciocínios de análise crítica desejáveis como também permitirá um enriquecimento da turma com os contributos específicos de cada aluno.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
A metodologia adotada não só ajudará o desenvolvimento dos raciocínios de análise crítica desejáveis como também permitirá um enriquecimento da turma com os contributos específicos de cada aluno. 1. A elaboração do trabalho de grupo permitirá a integração entre o domínio teórico e a sua aplicação prática. 2. Metodologia Expositiva, para a apresentação dos quadros teóricos de referência: OA1 3. Metodologia Participativa, com análise e resolução de exercícios práticos: OA2, OA3 e OA4 4. Metodologia de Auto-estudo, relacionada com o trabalho autónomo do aluno: OA1, OA2, OA3 e OA4
Observações / Observations
Os alunos abrangidos pelo "Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais" deverão contactar o docente da UC, ou o Coordenador da mesma, na primeira semana de aulas, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
3. Heneman III, H., Judge, T. e Kammeyer-Mueller, J. (2011). Staffing Organizations. McGraw-Hill. 2. Brown, J. & Swain, A. (2012). The Professional Recruiter's Handbook: Delivering Excellence in Recruitment Practice.Kogan Page. 1. Cook, M. (2009). Personnel Selection: Adding value through people. Chichester: John Willey & Son.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
8. Wood, R. e Payne, T. (2004). Competency-Based Recruitment and Selection. Chichester: John Wiley & Sons. 7. Sackett, P. e Lievens, F. (2008). Personnel Selection. Annual Review of Psychology, 59, 419-450. 6. Taylor, I (2007). A Practical Guide to Assessment and Selection Methods - Measuring competency for recruitment and development. London: Kogan Page. 5. Roberts, G. (2004). Recruitment and Selection. London: CIPD - Chartered Institute of Personnel Development. 4. Ribeiro, R. (2000). Recrutamento e Selecção. In A. Caetano & J. Vala (Orgs.). Gestão de Recursos Humanos: Contextos, Processos e Técnicas. Lisboa: RH Editora. 3. Hough, L. e Oswald, F. (2000). Personnel Selection: Looking Toward the Future--Remembering the Past. Annual Review of Psychology, 51: 631-664. 2. Edenborough, R. (2005). Assessment Methods in Recruitment, Selection and Performance. London: Kogan Page Limited. 1. Breaugh, J. (2013). Employee Recruitment. Annual Review Psychology, 64; 389-416.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16