Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
03160
Acrónimo :
03160
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
.

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
20.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
8.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
2.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
30.0h/sem
Trabalho Autónomo :
120.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Recursos Humanos

Departamento / Department


Ano letivo / Execution Year


2020/2021

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não existem.

Objetivos Gerais / Objectives


Esta UC visa: 1. Apresentar aos alunos o papel do employer branding, seleção e experiência do colaborador no âmbito específico da Gestão de Pessoas bem como a sua importância para o sucesso da empresa; 2. Proporcionar aos alunos um conhecimento conceptual e operacional do recrutamento e seleção, incluindo a dimensão ética e legal, métodos e fontes de recrutamento, técnicas e instrumentos de avaliação, seleção e decisão.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final o estudante deverá ser capaz de: OA1 - Compreender o papel do Employer Branding e Seleção no âmbito específico da Gestão de Pessoas bem como a experiência do colaborador para o sucesso da empresa; OA2 - Gerir as questões legais e éticas envolvidas no Recrutamento e Seleção de pessoas; OA3 - Conhecer criticamente os diferentes, fases, métodos e técnicas utilizadas em RS, sua aplicabilidade e eficácia;

Conteúdos Programáticos / Syllabus


P1 - Introdução P1.1 - Evolução dos contextos de Recrutamento e Seleção P1.2 - Questões éticas e legais P2 - Análise de necessidades de RH P2.1 - R.S. e planeamento estratégico: P2.2 - Fontes e tipos de recrutamento. P3 - Seleção Baseada em Competências P3.1 - Competências: identificação, descrição e perfil P3.2 - Seleção: Métodos e preditores a. Dados biográficos b. Entrevistas situacionais e comportamentais c. Testes e outras provas d. Assessment centres P4 - Acolhimento e socialização P4.1 - Estratégias de Acolhimento e socialização P4.2 - Follow-up e avaliação P5 -Experiência do colaborador

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


OA1 - P1.1; P1.2; P2.1; P5 OA2 - P1.2 OA3 - P2.2; P3; P4

Avaliação / Assessment


1. Ao longo do período letivo, serão utilizados, os seguintes instrumentos de avaliação: a) Exame final (70%); b) Elaboração de um trabalho de grupo (30%); Obrigatória assiduidade (e pontualidade) igual ou superior a 80%. 2. Os alunos que não realizem alguma destas componentes da avaliação, que obtenham nota inferior a 10 na componente individual ou que tenha uma taxa de presença nas aulas inferior a 80% deverão submeter-se a avaliação final (exame que conta 100% da nota final).

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Todas as aulas serão teórico-práticas (TP), com o objetivo de apresentar os conceitos fundamentais e mostrar os problemas e soluções existentes, permitindo simultaneamente a sua discussão. Esta não só ajudará o desenvolvimento dos raciocínios de análise crítica desejáveis como também permitirá um enriquecimento da turma com os contributos específicos de cada aluno.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A metodologia adotada não só ajudará o desenvolvimento dos raciocínios de análise crítica desejáveis como também permitirá um enriquecimento da turma com os contributos específicos de cada aluno. 1. A elaboração do trabalho de grupo permitirá a integração entre o domínio teórico e a sua aplicação prática. 2. Metodologia Expositiva, para a apresentação dos quadros teóricos de referência: OA1 3. Metodologia Participativa, com análise e resolução de exercícios práticos: OA2, OA3 e OA4 4. Metodologia de Auto-estudo, relacionada com o trabalho autónomo do aluno: OA1, OA2, OA3 e OA4

Observações / Observations


Os alunos abrangidos pelo "Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais" deverão contactar o docente da UC, ou o Coordenador da mesma, na primeira semana de aulas, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


3. Heneman III, H., Judge, T. e Kammeyer-Mueller, J. (2011). Staffing Organizations. McGraw-Hill. 2. Brown, J. & Swain, A. (2012). The Professional Recruiter's Handbook: Delivering Excellence in Recruitment Practice.Kogan Page. 1. Cook, M. (2009). Personnel Selection: Adding value through people. Chichester: John Willey & Son.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


8. Wood, R. e Payne, T. (2004). Competency-Based Recruitment and Selection. Chichester: John Wiley & Sons. 7. Sackett, P. e Lievens, F. (2008). Personnel Selection. Annual Review of Psychology, 59, 419-450. 6. Taylor, I (2007). A Practical Guide to Assessment and Selection Methods - Measuring competency for recruitment and development. London: Kogan Page. 5. Roberts, G. (2004). Recruitment and Selection. London: CIPD - Chartered Institute of Personnel Development. 4. Ribeiro, R. (2000). Recrutamento e Selecção. In A. Caetano & J. Vala (Orgs.). Gestão de Recursos Humanos: Contextos, Processos e Técnicas. Lisboa: RH Editora. 3. Hough, L. e Oswald, F. (2000). Personnel Selection: Looking Toward the Future--Remembering the Past. Annual Review of Psychology, 51: 631-664. 2. Edenborough, R. (2005). Assessment Methods in Recruitment, Selection and Performance. London: Kogan Page Limited. 1. Breaugh, J. (2013). Employee Recruitment. Annual Review Psychology, 64; 389-416.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16