Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Marketing
Departamento / Department
Ano letivo / Execution Year
2018/2019
Pré-requisitos / Pre-Requisites
-
Objetivos Gerais / Objectives
Preparar os alunos para elaborarem um plano de trade & shopper marketing
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
A- Expressar de ideias: -Estruturar claramente as ideias por escrito (trabalho de Grupo) e apresentá-las oralmente de modo claro e apelativo B- Analisar e resolver problemas: -Identificar as questões e os problemas centrais (trabalho de Grupo); -Elaborar recomendações com informação incompleta (trabalho de Grupo); C- Integrar conhecimentos: -Analisar a perfomance da empresa e do sector, usando informação interna e externa (trabalho de Grupo); -Desenvolver abordagens que sirvam os mercados com eficácia e eficiência. -Dotar os participantes de um enquadramento teórico-conceptual para a definição de uma estratégia de Trade & Shopper Marketing; -Analisar a importância da Gestão do produtor, distribuidor e shopper -Analisar a importância do Ponto de ven
Conteúdos Programáticos / Syllabus
-Trade & Shopper Marketing - conceito, origem, evolução e interligações -Shopper, Produtor, Distribuidor - diferenças e fragilidades -A batalha pelo mindspace e pelo shelfspace -Trade marketing no retalho virtual -O plano de Trade Marketing e o trade marketing mix
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
A relação entre tópicos programáticos e os objetivos de aprendizagem demonstra e sustenta a coerência dos conteúdos programáticos
Avaliação / Assessment
Sem prejuízo do estrito cumprimento do regulamento do programa, a avaliação periódica exige a presença mínima em 60% das aulas: - Um trabalho, que poderá ser de grupo, com a ponderação de 40%; - Uma prova individual, com a ponderação de 60% e uma nota mínima de 10 valores. Alternativamente o exame final, à semelhança da 2ª época, representará 100% da nota final obtida, desconsiderando a componente de avaliação periódica.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
1. Expositiva 2. Projecto de equipa Aos alunos é pedida a sua participação na: - Elaboração de trabalho teórico/prático; - Discussão nas aulas. Na discussão de casos os alunos devem ser ativos e compreender que uma discussão participada é mais rica que uma correção de um docente. Para além da discussão de casos, as aulas serão animadas por exposições do docente e dos alunos. Os grupos de trabalho devem ter entre 3 e 5 elementos.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
A coerência da relação entre as metodologias de ensino e os objetivos de aprendizagem é garantida pelas seguintes associações: Objetivo A: processo de ensino-aprendizagem 2) Objetivo B: processos de ensino-aprendizagem 2) Objetivo C: processos de ensino-aprendizagem 1) e 2)
Observações / Observations
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Bibliografia Principal / Main Bibliography
- Flint, D.J., Hoyt, C., Swift, N., Shopper Marketing: Profiting from the Place Where Suppliers, Brand Manufacturers, and Retailers Connect, Pearson, EUA, 2014 - Anthony, M., Desforges, T.,The Shopper Marketing Revolution, RTC Publishing, EUA, 2013
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
- Randall, Geoffrey, Trade Marketing Strategies: the partnership between manufacturers, brands and retailers, Butterworth Heinemann, Reino Unido, 1994. - Cox,R, Brittain, P, Retail Management, Prentice Hall Finantial Times, Reino Unido, 2000 - Liljenwall, Robert, The Power of Marketing at-Retail, POPAI, EUA, 2008 - Thain, G., Bradley J, Storewars: the worldwide battle for mindspace and shelfspace, online and in-store, John Wiley & Sons, EUA, 2012 - Stahlberg, M., Maila, V., Shopper Marketing: How to increase purchase decisions at the Point of Sale, Kogan Page, Reino Unido, 2012 - Taylor, Mark, Who Killed Category Management. What every salesperson, marketeer, retailer and shopper needs to know about Retail Shopper Management, CreateSpace, EUA, 2013 - Lewis, R., Dart, M., The New Rules of Retail, Palgrave Macmillan, Reino Unido, 2014
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16