Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Economia
Departamento / Department
Departamento de Economia
Ano letivo / Execution Year
2023/2024
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Conhecimentos de macroeconomia.
Objetivos Gerais / Objectives
Pretende-se dotar os alunos do corpo teórico fundamental da denominada Macroeconomia Internacional, suportados por princípios macroeconómicos, para que os alunos possam entender os problemas e as características da economia aberta, e a aplicação das políticas macroeconómicas em economia aberta.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
No final do período curricular desta UC, o aluno deverá: OA1.Compreender as relações entre taxas de câmbio, taxas de juro e moeda num contexto de economia aberta, tanto no curto como no longo prazo. OA2.Compreender os efeitos reais na economia dos mercados cambial e monetário internacionais. OA3.Compreender os instrumentos de política macroeconómica e os seus efeitos na economia nacional e internacional.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
Parte I - Taxas de câmbio e macroeconomia em economia aberta 1.Taxas de câmbio e mercado cambial: a taxa de câmbio como um ativo 2.Moeda, taxas de juro e taxas de câmbio 3.Preços e taxa de câmbio no longo prazo 4.Produto e taxa de câmbio no curto prazo 5.Taxas de câmbio fixas e intervenção cambial Parte II - Política macroeconómica internacional 6. O sistema monetário internacional: uma abordagem histórica
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
A relação entre objetivos de aprendizagem e conteúdos programáticos expressa-se da seguinte forma: Objetivos de aprendizagem / Programa 1 / 1, 2, 3, 5 2 / 4 3 / 6
Avaliação / Assessment
A avaliação contínua da UC é efetuada através de: - Teste intermédio (40%) - Exame final (60%) - A participação no exame final é condicional à obtenção de uma nota superior ou igual a 7,5 valores no teste intermédio. - O aluno deverá registar uma assiduidade igual ou superior a 67% para estar considerado em avaliação contínua. - Avaliação Final - Um exame final a valer 100% da nota.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
As aulas têm uma natureza teórica, embora com exemplos das principais economias mundiais. Recorre-se a meios audiovisuais, com apresentação de gráficos e quadros, procurando suscitar interesse e intervenção dos alunos, bem como espírito crítico e capacidade de análise. Antecipadamente, para cada aula são fornecidos slides e bibliografia para estudo.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As aulas são baseadas em exposições por parte do docente e são complementadas pelo auto estudo dos alunos visando garantir que estes atingem todos os objetivos de aprendizagem. A natureza concreta dos temas abordados está relacionada com debates atuais na Economia Mundial. Esta natureza encoraja a participação ativa dos alunos nas aulas facilitando e melhorando o processo de aprendizagem.
Observações / Observations
Espera-se por parte dos alunos uma participação ativa nesta UC, nomeadamente participar ativamente nas discussões em aulas durante o semestre e estudar os pontos do programa para efetuar os momentos de avaliação da UC.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Krugman, Paul R.; Obstfeld, Maurice, Melitz, M., International Economics: Theory and Policy, 12th edition, 2022, Pearson, Schmitt-Grohé, S.; Uribe, M.; Woodford, M., International Macroeconomics, A Modern Approach, 2022, Princeton University Press,
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
- Ao longo do semestre a equipa docente poderá também distribuir pelos alunos outros textos relacionados com pontos específicos do programa e que visam estimular a discussão em aula. - During the semester the teachers may also distribute to students other documents related to specific points of the program, which aims to stimulate discussion in class.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-05-10