Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
03168
Acrónimo :
03168
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
·

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
26.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
27.0h/sem
Trabalho Autónomo :
123.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Economia

Departamento / Department


Departamento de Economia

Ano letivo / Execution Year


2020/2021

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Microeconomia

Objetivos Gerais / Objectives


Pretende-se que os alunos adquiram conhecimentos sobre diferentes estratégias de fixação de preços que as empresas atuando em mercados de concorrência imperfeita podem usar.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final do período curricular desta UC, o aluno deverá conseguir: OA1. Conhecer de que modo as caraterísticas dos consumidores e da indústria afetam a estratégia ótima de preços; OA2. Conhecer um leque alargado de estratégias de preços; OA3. Ter capacidade para aplicar conhecimentos teóricos na análise dos fenómenos económicos reais.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1. Introdução à Política de Preços CP2. Fixação de Preços CP3. Preços e Valor CP4. Segmentação CP5. Promoções CP6. Estrutura de Preços CP7. Opções, Acessórios e Produtos Complementares CP8. Versões CP9. Cabazes CP10. Subscrições CP11. Dinâmica Temporal de Preços CP12. Concorrência e Preços

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


A demonstração de coerência decorre da interligação dos conteúdos programáticos (CP) com os objectivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA1. CP1 a CP3 OA2. CP4 a CP12 OA3. CP4 a CP12

Avaliação / Assessment


A avaliação da UC processa-se através de duas modalidades a) Avaliação periódica: - Trabalho de grupo: 30% - Prova escrita com consulta: 70%, cuja nota não pode ser inferior a 7,5v. b) Avaliação final: Prova escrita (100%)

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (MEA): MEA1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência MEA2. Participativas, com análise e resolução de exercícios práticos MEA3. Activas, com a participação nas aulas. MEA4. Auto-estudo, relacionado com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A demonstração de coerência decorre da interligação das metodologias de ensino-aprendizagem (MEA) com os objectivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA1. todas as MEA OA2. todas as MEA OA3. todas as MEA

Observações / Observations


Devido à atual situação provocada pela COVID-19, o processo de avaliação poderá sofrer algumas adaptações, que serão comunicadas oportunamente, caso tal venha a ser necessário.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Vohra, R., Krishnammurthi, L. (2012), Principles of pricing : an analytical approach. Cambridge : Cambridge University Press. Smith, T. (2011) Pricing Strategy: Setting Price Levels, Managing Price Discounts and Establishing Price Structures. South-Western College Publishing.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Smith, T. (2011) Pricing Strategy: Setting Price Levels, Managing Price Discounts and Establishing Price Structures. South-Western College Publishing. Phillips, R. (2005) Pricing and Revenue Optimization. Stanford University Press. Nagle, T., Hogan, J., Zale, J. (2016) The Strategy and Tactics of Pricing: A Guide to Growing More Profitably, Routledge.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16