Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
03169
Acrónimo :
03169
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en)
Língua(s) amigável(eis) :
Francês,Espanhol

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
36.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Gestão Geral

Departamento / Department


Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral

Ano letivo / Execution Year


2019/2020

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Nenhums

Objetivos Gerais / Objectives


Compreender as características económicas, politicas, sociais e culturais de um determinado país ou região. Aprender as principais tendências, normas, e oportunidades num país ou região especifico Desenvolver capacidades de autonomia e liderança e as competências interculturais através da estadia no país

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final da UC, o aluno deverá: OA1 - Identificar diferentes perspectivas de gestão e realidades de negócio e sociais com base no exemplo de um país especifico OA2 - Preparação para lidar com diferentes envolventes e culturas OA3 - Melhorar capacidades de liderança e decisão autónoma.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1 - Breve caracterização da história, cultura e língua do país CP2 - Envolvente dos negócios no país ou região CP3 - Aspectos relevantes da gestão no país: áreas financeira, marketing e comunicação, recursos humanos, e outras. CP4 - Práticas da gestão - visitas a empresas locais

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


A demonstração de coerência decorre da interligação dos conteúdos programáticos com os objectivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA1 - CP1, CP2 OA2 - CP1, CP2, CP3, CP4 OA3 - CP1, CP2, CP3, CP4

Avaliação / Assessment


Testes escritos (40%); Relatório final (25%); Projecto audio-visual (25%), Participação 10%. A nota mínima em cada uma das componentes é de 8 valores. O aluno deve assegurar uma assiduidade igual ou superior a 80%, sem a qual será automaticamente excluído da avaliação periódica. Os alunos que reprovarem na avaliação regular possuem duas épocas de exame (1ª e de recurso), tendo os exames uma ponderação de 100% da nota.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


O aluno deverá adquirir competências interculturais, de pesquisa e recolha de informação,de comunicação.Para aquisição destas competências serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem(ME): 1.Expositivas para apresentação dos quadros teóricos de referência 2.Participativas com análise e resolução de casos e visitas a empresas 3.Activas com realização de projetos 4.Auto-estudo, relacionado com o trabalho autónomo do aluno

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A metodologia adoptada assente na lecionação numa universidade estrangeira permitirá uma exposição dos alunos a diferentes métodos de ensino, bem como o contacto com a realidade de uma determinada região do mundo e uma cultura diferente. A abordagem de diferentes aspectos da gestão, relevantes num país ou região do mundo e in loco, permitirá a integração de conhecimentos e o desenvolvimento da autonomia e capacidades interculturais e de liderança. Metodologias de ensino-aprendizagem (MEA) - Objectivo de aprendizagem (0A): 1.Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência - Todos 2.Participativas, com análise e resolução de casos e visitas a empresas - Todos. 3.Activas, com realização de projectos - Todos. 4.Auto-estudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas.- Todos

Observações / Observations


-Os alunos abrangidos pelo 'Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais' deverão contactar o docente da UC, ou o Coordenador da mesma, na primeira semana de aulas de cada semestre, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


References specific to the country or region to be visited, will be indicated during the course. Schneider, Susan; Barsoux, Jean-Louis , Managing Across Cultures, FT-Prentice Hall. Gesteland, Richard - Cross-Cultural business Behaviour

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Adler, Nancy - International Dimensions of Organizational Behaviour, Southwerstern

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16