Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
03172
Acrónimo :
03172
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
45.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
0.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
45.0h/sem
Trabalho Autónomo :
105.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Estatística e Análise de Dados

Departamento / Department


Departamento de Métodos Quantitativos para Gestão e Economia

Ano letivo / Execution Year


2022/2023

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não existem.

Objetivos Gerais / Objectives


Compreender e aplicar os métodos de análise de dados - univariados e multivariados - no âmbito da Gestão de Hospitalidade e Turismo

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA1: Compreender os métodos de análise de dados: âmbitos de aplicação e procedimentos OA2: Utilizar o software IBM SPSS Statistics para realizar as análises de dados OA3: Avaliar, interpretar e relatar os resultados das análises de dados

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1. Estatística Descritiva CP2. Amostragem e introdução ao bootstrapping CP3. Análise em Componentes Principais CP4. Análise de Segmentação CP5. Análise preditiva: o modelo de regressão linear

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


OA1 - Todos os CP OA2 - Todos os CP OA3 - Todos os CP

Avaliação / Assessment


AVALIAÇÃO PERIÓDICA: -Exercício, em grupo, baseado em análise de dados com SPSS - 40% (5% referidos a quiz apresentado em aula + 35% referidos a quiz final); nota mínima 9,0 -Teste individual - 60%;nota mínima 9,0 A aprovação requer média com valor mínmo 10,0 EXAME: -Exame individual com duas componentes (teórico-interpretativo 60%; SPSS 40%); nota mínima 9,0 em cada componente. A aprovação requer média com valor mínmo 10,0

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


A metodologia de ensino-aprendizagem (ME) inclui quatro componentes: ME1: Expositiva, para apresentação dos quadros teóricos de referência ME2: Experimental, em laboratório de informática, efetuando análises de dados com IBM SPSS ME3: Ativa, mediante a realização de análises de dados aplicadas, com recurso a trabalho de equipa e a quizzes online ME4: Auto-estudo, relacionado com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento de Aulas

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino/tipologia de aulas estão alinhadas os objetivos de aprendizagem (OA). ME1- OA1, OA3 ME2- OA2 ME3- OA1, OA2, OA3 ME4- OA1, OA2, OA3

Observações / Observations


·

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Sarstedt, M., Mooi, E., (2019) A Concise Guide to Market Research: Process, Data, and Methods using IBM SPSS Statistics, 3rd ed., Springer. Veal, Anthony James. Research methods for leisure and tourism. Pearson UK, 5th Ed., 2018. Hair, J. F., Black, W. C., Babin, B. J., Anderson, R. E., & Tatham, R. (2019). Multivariate data analysis. Cengage. Hampshire, United Kingdom.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Field, A. Discovering Statistics Using IBM SPSS Statistics, 5th ed., SAGE, 2018 Dwyer, L., Gill, A., Seetaram, N. (2012), Handbook of Research Methods in Tourism, Edward Elgar.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16