Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
03177
Acrónimo :
03177
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
2.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
10.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
2.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
12.0h/sem
Trabalho Autónomo :
38.0
Horas de Trabalho Total :
50.0h/sem

Área científica / Scientific area


Competências Transversais

Departamento / Department


Núcleo de Competências Transversais

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não existem

Objetivos Gerais / Objectives


Transmitir aos estudantes os conhecimentos necessários para atingirem o seu bem-estar financeiro, isto é, desenvolver os seus níveis de literacia financeira, no que respeita às finanças pessoais

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA1. Melhorar a literacia financeira OA2. Elaborar o orçamento familiar OA3. Conhecer os principais produtos de poupança e investimento OA4. Caracterizar o crédito bancário à habitação OA5. Conhecer a estrutura do imposto sobre o rendimento OA6. Conhecer as fontes de informação financeira OA7. Realizar alguns cálculos financeiros de utilização frequente

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1. Introdução às finanças pessoais CP1.1. Conceitos de literacia financeira CP1.2. Fontes de informação financeira CP1.3. Estrutura do mercado financeiro CP2. Organização das finanças pessoais e orçamento familiar CP2.1. Objetivos pessoais e financeiros CP2.2. Sistema de registo dos movimentos financeiros CP2.3. Componentes do orçamento familiar CP2.4. Análise do orçamento familiar CP3. Poupança e investimento CP3.1. Objetivos de curto e de longo prazo CP3.2. O perfil de risco CP3.3. Produtos financeiros CP3.4. Efeito fiscal e da inflação na taxa de rendibilidade CP4. Crédito e dívida CP4.1. Produtos financeiros ao consumo CP4.2. Compra de casa e empréstimo à habitação CP4.3. Custos e benefícios dos diferentes tipos de crédito CP4.4. Gestão da dívida CP5. Cálculos financeiros com o Excel CP6. Impostos CP6.1. Imposto Sobre o Rendimento (IRS)

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Esta demonstração de coerência decorre da interligação dos conteúdos programáticos (CP) com os objetivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: CP1: OA 1, 6 CP2: OA 1, 2, 7 CP3: OA 1, 3, 7 CP4: OA 1, 4, 6, 7 CP5: OA 1, 2, 3, 4, 5, 7 CP6: OA 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7

Avaliação / Assessment


Avaliação continua (requer participação nas aulas não inferior a 70%, classificação final mín. 10 valores): Participação/exercícios - 50% Teste individual - 50% (nota mínima 8 valores; presencial). Avaliação periódica (classificação final mín. 10 valores): Exercícios - 10%; Teste individual- 90% (nota mínima 8 valores; presencial) Avaliação por exame: 1ª época: trabalho individual com apresentação/discussão e/ou teste individual (presencial) - 100% 2ª época e época especial - trabalho individual com apresentação/discussão e/ou teste individual (presencial) - 100% Escala: 0 a 20 valores

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (ME): ME1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência ME2. Participativas, com análise e resolução de exercícios práticos ME3. Ativas, com realização de trabalho de grupo ME4. Experimentais, em laboratório, com desenvolvimento de cálculos em computador ME5. Autoestudo, relacionado com o trabalho autónomo (TA) do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem (ME)e os respetivos objetivos (OA): ME1: OA 1, 2, 3, 4, 5, 6 ME2: OA 2, 3, 4, 5, 6 ME3: OA 1, 2, 3, 4, 5, 6 ME4: OA 1, 7 ME5: OA 1, 2, 3, 4, 5, 6

Observações / Observations


- Os alunos abrangidos pelo Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais deverão contactar com o docente da UC, ou com o Coordenador da mesma, na primeira semana de aulas de cada semestre, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC. - As frequências e os exames serão realizados presencialmente, quer se utilizem software/plataformas digitais ou não.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Iscte, Folhas de apoio às aulas elaboradas pelos docentes., 2023, Iscte, Jorge, João Pessoa e Ferreira, Ricardo, Manual de Finanças Pessoais, 2011, Arcádia,

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


eHow Money, eHow Money, 2023, null, http://www.ehow.com/understand-and-manage-your-money Carrilho, Pedro Queiroga, O Seu Primeiro Milhão, 2008, Lua de Papel, Benna, Ted et al., Managing Your Money: All-in-one For Dummies, 2009, Wiley Publishing, Laureano, Raul M.S. e Lopes dos Santos, Luís, Fundamentos do Cálculo Financeiro, 2011, Edições Sílabo, Lourenço, Luis L., Domine as suas Finanças Pessoais, 2020, Edições 5 livros, Raufast, Juan Palacios, Finanças Pessoais: Quatro princípios para Investir, 2011, Aletheia, Faerber, E., The Personal Finance Calculator, 2003, McGraw-Hill, PWC, PWC financial literacy curriculum, 2023, PWC, http://www.pwc.com/us/en/about-us/corporate-responsibility/commitment-to-youth-education/financial-literacy-curriculum.jhtml

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16