Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
03177
Acrónimo :
03177
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
·

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
2.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
12.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
13.0h/sem
Trabalho Autónomo :
37.0
Horas de Trabalho Total :
50.0h/sem

Área científica / Scientific area


Competências Transversais

Departamento / Department


Núcleo de Competências Transversais

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não existem

Objetivos Gerais / Objectives


Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final da unidade curricular as/os discentes deverão ser capazes de: OA1. Conceptualizar os principais termos relacionados com finanças pessoais, como orçamento, poupança, investimento, dívida, crédito e planeamento financeiro. OA2. Identificar hábitos de consumo e elaborar um orçamento pessoal. OA3. Gerir receitas e despesas de forma eficiente. OA4. Criar um plano de poupança para alcançar objetivos financeiros. OA5. Investir de forma consciente e segura. OA6. Evitar o endividamento excessivo e gerir dívidas de forma eficaz. OA7. Tomar decisões financeiras responsáveis e conscientes. OA8. Utilizar ferramentas e tecnologias para auxiliar na gestão das finanças pessoais.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1. Introdução às finanças pessoais CP1.1. Conceitos de literacia financeira CP1.2. Fontes de informação financeira CP1.3. Estrutura do mercado financeiro CP2. Organização das finanças pessoais e orçamento familiar CP2.1. Objetivos pessoais e financeiros CP2.2. Sistema de registo dos movimentos financeiros CP2.3. Componentes do orçamento familiar CP2.4. Análise do orçamento familiar CP3. Poupança e investimento CP3.1. Objetivos de curto e de longo prazo CP3.2. O perfil de risco CP3.3. Produtos financeiros CP3.4. Efeito fiscal e da inflação na taxa de rendibilidade CP4. Crédito e dívida CP4.1. Produtos financeiros ao consumo CP4.2. Compra de casa e empréstimo à habitação CP4.3. Custos e benefícios dos diferentes tipos de crédito CP4.4. Gestão da dívida CP5. Cálculos financeiros com o Excel CP6. Impostos CP6.1. Imposto Sobre o Rendimento (IRS)

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Os conteúdos programáticos estão alinhados com os seis ojetivos enunciados, investidos na aprendizagem de: - Conceitos e ferramentas de literacia financeira: CP1 - Organização das finanças pessoais e orçamento familiar: CP2 - Decisões de poupança e investimento: CP3 - Utilização responsável do crédito e gestão da dívida: CP4 - Cálculos financeiros com o Excel: CP5 - Impostos e suas implicações financeiras: CP6 Os conteúdos são desenvolvidos através da abordagem de temas práticos, essenciais para o bem-estar financeiro como o planeamento financeiro; tomada de decisões conscientes; gestão de dívida; cidadania fiscal. No final da disciplina, os estudantes estarão aptos para tomar decisões financeiras responsáveis, alcançar os seus objetivos de vida e contribuir para a construção de um futuro sustentável.

Avaliação / Assessment


LO1. Introduction to Personal Finance LO1.1. Financial literacy concepts LO1.2. Financial information sources LO1.3. Financial markets structure LO2. Organize personal finances and use a budget LO2.1. Personal and financial goals LO2.2. System for keeping and using financial records LO2.3. Components of a personal budget LO2.4. Analysis of the budget LO3. Saving and Investing LO3.1. Short-term and long-term goals LO3.2. Risk profile LO3.3. Financial products LO3.4. The effects of taxes and inflation on investment return LO4. Credit and Debt LO4.1. Consumer financial products LO4.2. Home buying and mortgage LO4.3. Costs and benefits of various types of credit LO4.4. Debt management LO5. Financial calculations using excel LO6. Taxes LO6.1. Complete the IRS form

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (ME): ME1. Aulas expositivas; ME2. Estudos de caso; ME3. Dinâmicas em grupo; ME4. Simulações; ME5. Apresentação de trabalhos; ME6. Utilização de ferramentas e tecnologias digitais ME7. Autoestudo, relacionado com o trabalho autónomo (TA) do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas. 1. Aulas Expositivas: Características: Apresentação oral de conceitos, teorias e modelos teóricos pelo professor, utilizando recursos audiovisuais e exemplos práticos. Objetivos: Transmitir conhecimento básico, apresentar novas ideias e estimular a reflexão crítica dos alunos. Atividades: Apresentação de slides interativos com imagens, gráficos e vídeos. Exposição de casos reais e dilemas relacionados ao tema em questão. Debates em grupo sobre os conceitos apresentados. 2. Estudos de Caso: Análise aprofundada de situações reais ou fictícias relacionadas aos conceitos de finanças pessoais, com foco na resolução de problemas e na tomada de decisões. Objetivos: Desenvolver habilidades analíticas, críticas e de resolução de problemas. Atividades: Seleção de estudos de caso relevantes para o conteúdo abordado. Discussão em sala de aula sobre os estudos de caso, com foco na identificação de problemas, alternativas de solução e consequências de cada escolha. Apresentações sobre os estudos de caso analisados. 3. Dinâmicas em Grupo: Atividades interativas que promovem a colaboração, a comunicação e o trabalho em equipa Objetivos: Estimular a participação ativa dos alunos, desenvolver habilidades interpessoais e fortalecer a aprendizagem colaborativa. Atividades: Jogos relacionados com educação financeira. Simulações de situações reais de gestão financeira, como compras, investimentos e tomada de decisões financeiras. 4. Simulações: Reprodução de situações reais ou fictícias relacionadas com os conceitos de finanças pessoais, utilizando ferramentas tecnológicas ou cenários simulados Objetivos: Desenvolver habilidades de tomada de decisão, planeamento financeiro e gestão de riscos, promover a aprendizagem experiencial. Atividades: Simuladores online de gestão financeira pessoal. Jogos de simulação de investimentos e mercado financeiro. 5. Apresentação de Trabalhos: Elaboração e apresentação individual ou em grupo de trabalhos sobre temas específicos relacionados com a UC, demonstrando a compreensão dos conceitos e a capacidade de pesquisa e análise dos alunos. Objetivos: Desenvolver as habilidades de pesquisa, comunicação oral e escrita, trabalho em equipa e organização. Atividades: Análise de dados e apresentação de resultados. 6. Utilização de Ferramentas e Tecnologias Digitais: Integração de ferramentas digitais e plataformas online para auxiliar no processo de ensino-aprendizagem. Atividades: Utilização de aplicativos de educação financeira.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino-aprendizagem descritas estão alinhadas com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular de Finanças Pessoais. Através das aulas expositivas (ME1), os alunos terão a oportunidade de adquirir conhecimento básico sobre os principais termos e conceitos relacionados com finanças pessoais (OA1). A apresentação de novas ideias e a estimulação da reflexão crítica (ME1) contribuirão para o desenvolvimento da capacidade dos alunos para identificar hábitos de consumo, elaborar um orçamento pessoal e gerir receitas e despesas de forma eficiente (OA2 e OA3). Os estudos de caso (ME2) permitirão aos estudantes uma análise de situações reais ou fictícias, promovendo o desenvolvimento de habilidades analíticas, críticas e de resolução de problemas (OA1, OA4, OA5). A discussão em sala de aula e as apresentações dos estudos de caso analisados (ME2) ajudarão os alunos a tomar decisões financeiras responsáveis e conscientes (OA7). As dinâmicas em grupo (ME3) e as simulações (ME4) proporcionarão aos estudantes atividades interativas que promovem a colaboração, a comunicação e o trabalho em equipa, estimulando a participação ativa dos alunos e desenvolvendo habilidades interpessoais (OA6, OA8). As simulações de situações reais de gestão financeira (ME4) permitirão aos estudantes desenvolver habilidades de tomada de decisão, planeamento financeiro e gestão de riscos (OA4, OA5). A apresentação de trabalhos (ME5) incentivará os estudantes a demonstrar a compreensão dos conceitos abordados, a capacidade de pesquisa e análise, e a habilidade de comunicação oral e escrita (OA2, OA3, OA6). A utilização de ferramentas e tecnologias digitais (ME6) integradas no processo de ensino-aprendizagem permitirá aos estudantes utilizar aplicações de educação financeira para auxiliar na gestão das finanças pessoais (OA8). As metodologias de aprendizagem da unidade curricular de Finanças Pessoais, demontram coerência, proporcionando aos estudantes uma experiência de aprendizagem abrangente e prática para desenvolver as habilidades necessárias para uma gestão financeira eficaz e responsável.

Observações / Observations


- Os alunos abrangidos pelo Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais deverão contactar com o docente da UC, ou com o Coordenador da mesma, na primeira semana de aulas de cada semestre, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC. - As frequências e os exames serão realizados presencialmente, quer se utilizem softwares/plataformas digitais ou não.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


F Tavares, L Almeida (2020). A literacia financeira: uma revisão da literatura. Percursos &Ideias

J. Zhou (2023). DESIGN AND IMPLEMENTATION OF ENTERPRISE FINANCIAL DECISION SUPPORT SYSTEM BASED ON BUSINESS INTELLIGENCE. International Journal of Professional Business Review

J. dos Santos (2011). What determines the financial decision-making: Reason or emotion?. Revista Brasileira de Gestao de Negocios

Meņšikovs, V., & Šipilova, V. (2023). Digital currencies and financial literacy: essay on sustainable finances’ perspectives. Sociālo Zinātņu Vēstnesis, (2), 7-24.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Andersson, Pedro (2022), Contas Poupança: como superar a inflação e ganhar com a crise. Contraponto

Laureano, Raul M.S. e Lopes dos Santos, Luís (2011), Fundamentos do Cálculo Financeiro, Edições Sílabo.

Lourenço, Luis L., (2020), Domine as suas Finanças Pessoais, Edições 5 livros

Mill, Alfred (2023) Finanças Pessoais - Tudo o que Precisa de Saber, Marcador Editora.

Bhilawadikar, V. S., & Garg, E. (2020). Investment attitude of millennials towards cryptocurrencies. Social Business, 10(4), 383-410.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-04-23