Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
03179
Acrónimo :
03179
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en)
Língua(s) amigável(eis) :
·

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
30.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
31.0h/sem
Trabalho Autónomo :
119.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Finanças

Departamento / Department


Departamento de Finanças

Ano letivo / Execution Year


2021/2022

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não há pré-requisitos formais.

Objetivos Gerais / Objectives


Pretende-se que os alunos, no final da unidade curricular, sejam capazes de compreender as limitações da abordagem tradicional de avaliação de investimentos em activos reais e saibam utilizar a abordagem das opções reais para avaliar investimentos em condições de incerteza.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final da unidade curricular, um estudante bem sucedido será capaz de: 1. Analisar decisões de investimento através da abordagem tradicional; 2. Elaborar análise de sensibilidade aos factores de risco de uma decisão de investimento; 3. Analisar e avaliar opções reais nas decisões de investimento.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Revisão da abordagem tradicional da avaliação de projectos 1.1. A abordagem tradicional 1.2. A abordagem probabilística 1.3. Limitações 2. Teoria das opções reais 2.1. Conceitos básicos 2.2. O valor da flexibilidade 2.3. Modelos analíticos e métodos numéricos 2.4. Tempos de primeira passagem 2.5. Decisões de investimento e desinvestimento 2.6. Opção composta de investimento com opção de abandono 2.7. Reversibilidade com e sem custos e histerese económica 2.8. Decisões de investimento com custos de investimento aleatórios 2.9. Políticas de incentivo óptimo para o investimento: subsídios e impostos 2.10. Alternativas ao GBM: ABM, reversão à media, volatilidade não constante e saltos 3. Aplicações de opções reais 3.1. Decisões de investimento sem custos operacionais 3.2. Decisões de investimento com suspensão temporária 3.3. Decisões combinadas de entrada e saída 3.4. Caps, floors e collars 3.5. Opções reais, leilões e jogos 3.6. Aplicações em projectos de energia

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Esta "demonstração de coerência" decorre da interligação dos conteúdos programáticos com os objectivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA1 - Ponto do programa: 1. OA2 - Ponto do programa: 1. e 2. OA3 - Ponto do programa: 2. e 3.

Avaliação / Assessment


1ª fase: Avaliação periódica consistindo em trabalhos (40%) e exame final (60% e nota mínima de 7.5) ou apenas exame final (100%). 2ª fase: Exame final (100%). No demais, aplicam-se os princípios gerais de avaliação em vigor para o Mestrado em Finanças.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


O aluno deverá adquirir e/ou desenvolver competências de análise e síntese, de pesquisa, de crítica, de comunicação escrita e oral, através das seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (ME): 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência 2. Participativas, com análise e resolução de exercícios práticos 3. Activas, com realização de trabalhos individuais e de grupo 4. Auto-estudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objectivos de aprendizagem, pelo que, na grelha a seguir, apresenta-se as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respectivos objectivos. Metodologias de ensino-aprendizagem (MEA) Objectivo de aprendizagem (0A) 1.Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência Todos 2.Participativas, com análise e resolução de exercícios práticos Todos 3.Activas, com realização de trabalhos individuais e de grupo Todos 4.Auto-estudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas Todos

Observações / Observations


Devido à situação provocada pela COVID-19, as aulas e as avaliações poderão ser leccionadas e implementadas on-line em condições justificadas.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


- Dias, J.C. (2022). Real Options, Lecture Notes, Iscte Business School.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Several published papers. - Trigeorgis, L. (1996). Real Options: Managerial Flexibility and Strategy in Resource Allocation, MIT Press. - Smit, H.T.J. and Trigeorgis, L. (2004). Strategic Investment: Real Options and Games, Princeton University Press. - Mun, J. (2005). Real Options Analysis: Tools and Techniques for Valuing Strategic Investment and Decisions, 2nd edition, Wiley. - Dixit, A.K. and Pindyck, R.S. (1994). Investment under Uncertainty, Princeton University Press. - Copeland, T. and Antikarov, V. (2003). Real Options: A Practitioner's Guide, Cengage Learning.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16