Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
03185
Acrónimo :
03185
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
20.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
8.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
2.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
30.0h/sem
Trabalho Autónomo :
120.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Contabilidade

Departamento / Department


Ano letivo / Execution Year


2016/2017

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não existem.

Objetivos Gerais / Objectives


Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final da unidade curricular, os alunos devem ser capazes de: 1º.Compreender os critérios de reconhecimento e mensuração dos ativos fixos tangíveis e intangíveis 2º.Compreender o efeito da contabilização de perdas por imparidade de ativos fixos tangíveis e intangíveis 3º.Compreender os critérios de reconhecimento e mensuração das propriedades de investimento 4º.Compreender os critérios de reconhecimento e mensuração dos inventários 5º.Compreender os critérios de reconhecimento e mensuração dos ativos biológicos 6º.Compreender os critérios de reconhecimento e mensuração das provisões 7º.Compreender o efeito das concessões nas demonstrações financeiras

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Ativos fixos tangíveis e intangíveis 2. Imparidade de ativos 3. Propriedades de investimento 4. Inventários 5. Ativos biológicos 6. Provisões 7. Concessões

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Os objetivos de aprendizagem (AO) e os conteúdos programáticos relacionam-se do seguinte modo: ?OA1 ? Capítulo 1 ?OA2 ? Capítulo 2 ?OA3 ? Capítulos 3 ?OA4 ? Capítulos 4 ?OA5 ? Capítulos 5 ?OA6 ? Capítulos 6 ?OA7 ? Capítulos 7

Avaliação / Assessment


Ao longo do período letivo, o aluno deverá adquirir e/ou desenvolver competências de análise e síntese, de pesquisa, de crítica, no âmbito desta UC e em conformidade com os objetivos definidos. Para a aquisição destas competências serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem: 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos. 2. Participativas, para a análise de casos. | O sistema de avaliação é composto por: Trabalho(s) de grupo (30%). Exame (70%) É obrigatória a obtenção de uma nota mínima de 10 valores no exame. O aluno deve assegurar uma assiduidade mínima de 60%, sem a qual será automaticamente reprovado, podendo obter aprovação na UC no exame de 2ª época.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objectivos de aprendizagem, pelo que, na grelha a seguir, apresenta-se as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respectivos objectivos. 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência: OA1, OA2, OA3, OA4, OA5, OA6 e OA7 2. Participativas, com análise e resolução de casos: OA1, OA2, OA3, OA4, OA5, OA6 e OA7 3. Ativas, com realização de trabalhos individuais e/ou de grupo e participação em workshop: OA1, OA2, OA3, OA4, OA5, OA6 e OA7 4. Auto-estudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas: transversal a todos os OA

Observações / Observations


Bibliografia Principal / Main Bibliography


-IAS / IFRS - União Europeia -IAS / IFRS - IASB -Sistema de Normalização Contabilística -Textos de apoio elaborados pelo docente e distribuídos ao longo da unidade curricular.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


António Borges, Pedro Ferreira, José Rodrigues, Manuela Martins, Nuno Magro, Emanuel Gamelas, "SNC - Casos Práticos", 2ª Edição, Áreas Editora, 2011. Interpretation and Application of International Financial Reporting Standards, Wiley, 2019. The Annotated IFRS(R) Standards Required 1 January 2019 (Green Book), IASB.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16