Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
03185
Acrónimo :
03185
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
20.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
8.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
2.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
30.0h/sem
Trabalho Autónomo :
120.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Contabilidade

Departamento / Department


Ano letivo / Execution Year


2016/2017

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não existem.

Objetivos Gerais / Objectives


Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final da unidade curricular, os alunos devem ser capazes de: 1º.Compreender os critérios de reconhecimento e mensuração dos ativos fixos tangíveis e intangíveis 2º.Compreender o efeito da contabilização de perdas por imparidade de ativos fixos tangíveis e intangíveis 3º.Compreender os critérios de reconhecimento e mensuração das propriedades de investimento 4º.Compreender os critérios de reconhecimento e mensuração dos inventários 5º.Compreender os critérios de reconhecimento e mensuração dos ativos biológicos 6º.Compreender os critérios de reconhecimento e mensuração das provisões 7º.Compreender o efeito das concessões nas demonstrações financeiras

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Ativos fixos tangíveis e intangíveis 2. Imparidade de ativos 3. Propriedades de investimento 4. Inventários 5. Ativos biológicos 6. Provisões 7. Concessões

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Os objetivos de aprendizagem (AO) e os conteúdos programáticos relacionam-se do seguinte modo: ?OA1 ? Capítulo 1 ?OA2 ? Capítulo 2 ?OA3 ? Capítulos 3 ?OA4 ? Capítulos 4 ?OA5 ? Capítulos 5 ?OA6 ? Capítulos 6 ?OA7 ? Capítulos 7

Avaliação / Assessment


Ao longo do período letivo, o aluno deverá adquirir e/ou desenvolver competências de análise e síntese, de pesquisa, de crítica, no âmbito desta UC e em conformidade com os objetivos definidos. Para a aquisição destas competências serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem: 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos. 2. Participativas, para a análise de casos. | O sistema de avaliação é composto por: Trabalho(s) de grupo (30%). Exame (70%) É obrigatória a obtenção de uma nota mínima de 10 valores no exame. O aluno deve assegurar uma assiduidade mínima de 60%, sem a qual será automaticamente reprovado, podendo obter aprovação na UC no exame de 2ª época.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objectivos de aprendizagem, pelo que, na grelha a seguir, apresenta-se as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respectivos objectivos. 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência: OA1, OA2, OA3, OA4, OA5, OA6 e OA7 2. Participativas, com análise e resolução de casos: OA1, OA2, OA3, OA4, OA5, OA6 e OA7 3. Ativas, com realização de trabalhos individuais e/ou de grupo e participação em workshop: OA1, OA2, OA3, OA4, OA5, OA6 e OA7 4. Auto-estudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas: transversal a todos os OA

Observações / Observations


Bibliografia Principal / Main Bibliography


-IAS / IFRS - União Europeia -IAS / IFRS - IASB -Sistema de Normalização Contabilística -Textos de apoio elaborados pelo docente e distribuídos ao longo da unidade curricular.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


António Borges, Pedro Ferreira, José Rodrigues, Manuela Martins, Nuno Magro, Emanuel Gamelas, "SNC - Casos Práticos", 2ª Edição, Áreas Editora, 2011. Interpretation and Application of International Financial Reporting Standards, Wiley, 2019. The Annotated IFRS(R) Standards Required 1 January 2019 (Green Book), IASB.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16