Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Contabilidade
Departamento / Department
Ano letivo / Execution Year
2016/2017
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não existem.
Objetivos Gerais / Objectives
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Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
No final da unidade curricular, os alunos devem ser capazes de: 1º. Distinguir o conceito de contabilidade criativa do conceito de fraude. 2º. Demonstrar o papel do auditor na prevenção e deteção de fraude e sua relação com escândalos financeiros. 3º. Distinguir e criticar práticas comuns seguidas pelas empresas de indiciadores de contabilidade criativa e fraudulenta.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1. Contabilidade criativa versus fraude 2. O papel do auditor na prevenção e detecção da fraude 3. Práticas comuns associadas a contabilidade criativa e fraude
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Os objetivos de aprendizagem (AO) e os conteúdos programáticos relacionam-se do seguinte modo: • OA1 – Capítulo 1 • OA2 – Capítulo 2 • OA3 – Capítulos 3
Avaliação / Assessment
O sistema de avaliação é composto por: – Trabalho(s) de grupo (30%). – Exame (70%) É obrigatória a obtenção de uma nota mínima de 10 valores no exame. O aluno deve assegurar uma assiduidade mínima de 60%, sem a qual será automaticamente reprovado, podendo obter aprovação na UC no exame de 2ª época.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Ao longo do período letivo, o aluno deverá adquirir e/ou desenvolver competências de análise e síntese, de pesquisa, de crítica, no âmbito desta UC e em conformidade com os objetivos definidos. Para a aquisição destas competências serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem: 1.Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos. 2.Participativas, para a análise de casos.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objectivos de aprendizagem, pelo que, na grelha a seguir, apresenta-se as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respectivos objectivos. 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência: OA1, OA2 e OA3 2. Participativas, com análise e resolução de casos: OA1, OA2, e OA3 3. Ativas, com realização de trabalhos individuais e/ou de grupo e participação em workshop: OA3 4. Auto-estudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas: transversal a todos os OA
Observações / Observations
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Bibliografia Principal / Main Bibliography
Jones, M. 2011, Creative Accounting, Fraud and International Scandals, Wiley.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Hopwood, W., Young, G., Leiner, G., 2011, Forensic Accounting and Fraud Examination.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16