Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
03197
Acrónimo :
03197
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
0.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
12.0h/sem
Estágio (E) :
100.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
113.0h/sem
Trabalho Autónomo :
37.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Antropologia

Departamento / Department


Departamento de Antropologia

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Esta UC destina-se a estudantes matriculados no curso de Antropologia do Iscte-IUL.

Objetivos Gerais / Objectives


1. Proporcionar um contacto com ambientes profissionais de prática antropológica em instituições públicas ou privadas, associações, ONG´s e empresas. 2. Colaborar no desenho, e/ou criação e/ou execução de projetos de intervenção/exposição/investigação em curso. 3. Adquirir competências analíticas e de reflexão crítica (escritas e orais) através de elaboração de relatório final 4. Desenvolver competências éticas e profissionalizantes de trabalho

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Esta UC visa propiciar o contacto direto com práticas profissionais ligadas às competências desenvolvidas ao longo do curso e fortalecer a relação entre a formação e o mercado de trabalho, potenciando a empregabilidade. Nesta UC cada estudante deverá atingir os seguintes Objetivos de Aprendizagem (OA): OA 1 - Desenvolver competências socioprofissionais na resolução de problemas antropológicos concretos em ambiente profissional (no Estágio) OA 2 - Promover a aplicação e a utilização de instrumentos técnicos e metodológicos adequados às situações reais encontradas no contexto do estágio OA 3 - Integrar-se em equipe em ambiente profissional para desenvolver e desenhar projeto de estágio OA 4 - Desenvolver competências escritas e orais para redigir e defender Relatório Final de Estágio

Conteúdos Programáticos / Syllabus


O Programa da UC decorre dos diversificados processos de integração de estudantes (em equipes ou individualmente) em contextos e ambientes profissionalizantes ligados ao universo da antropologia (instituições públicas e privadas, associações, ONG´s e empresas através do estabelecimento de protocolos de estágio. Os conteúdos de cada estágio serão criados mediante programa de estágio a criar com cada parceiro de acolhimento de Estágio, nomeadamente através de articulação entre supervisor de estágio no exterior e orientador no ISCTE. P1. Design de pesquisa e prática etnográfica: ferramentas e instrumentos metodológicos (observação participante, entrevistas, métodos biográficos, métodos visuais, documentação e catalogação, análise textual) P2. Código deontológico e de inserção laboral em contexto profissional P3. Elaboração de Relatório Final

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


OA1 - P2 OA2 - P1 OA3 - P1 e P2 OA4 - P3

Avaliação / Assessment


Assiduidade ao estágio e parecer do supervisor externo de estágio - 25% Participação nos seminários - 25% Relatório Final de Estágio - 50% Não existe exame final.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


A UC será composta por: sessão teórico-prática sobre design de pesquisa e códigos de conduta laboral seminários de acompanhamento (colectivos) para apoio aos estágios 100h de Estágio em ambiente profissional supervisionados por responsável externo e orientador Metodologias de ensino-aprendizagem(ME): Expositivas-apresentação dos quadros teórico-metodológicos; Participativas-análise e discussão em seminário Ativas-realização do Estágio Autoestudo-trabalho autónomo do aluno

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objetivos de aprendizagem, pelo que se apresentam na grelha abaixo as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respetivos objetivos. Metodologias de ensino-aprendizagem - Ojectivo de aprendizagem (0A) Expositivas - OA1 e 4 Participativas - OA 1, 3, 4 Ativas - OA1,2,3 Autoestudo - Todos

Observações / Observations


Esta UC conta com o apoio do Gabinete de Estágios da ECSH no que diz respeito ao Protocolo de Estágio com as Instituições, Organizações e Empresas onde é realizado.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Afonso, Ana Isabel, 2006 «Practicing Anthropology in Portugal» in C. Hill e M. Baba, editors, The Globalization of Anthropology, NAPA Bulletin 25, Berkeley, University of California Press: 156-175. Borofski, Robert, 2019 An Anthropology of Anthropology: It Is Time To Shift Paradigms, Center for A Public Anthropology Caplan, Pat (ed.), 2003, The Ethics of Anthropology. Debates and Dilemmas, London & New York, Routledge. Brito, Joaquim Pais, 1992. «Percurso da Antropologia em Portugal». In O Estado das Ciências em Portugal. José Mariano Gago (Coord.). Lisboa: Publicações D. Quixote. Strang, Veronica, 2009, What Anthropologists do, New York, Berg.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


A restante bibliografia deverá corresponder às sugestões que cada orientador fornecer em função da temática e do objectivo de cada estágio.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16