Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Antropologia
Departamento / Department
Departamento de Antropologia
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Esta UC destina-se a estudantes matriculados no curso de Antropologia do Iscte-IUL.
Objetivos Gerais / Objectives
1. Proporcionar um contacto com ambientes profissionais de prática antropológica em instituições públicas ou privadas, associações, ONG´s e empresas. 2. Colaborar no desenho, e/ou criação e/ou execução de projetos de intervenção/exposição/investigação em curso. 3. Adquirir competências analíticas e de reflexão crítica (escritas e orais) através de elaboração de relatório final 4. Desenvolver competências éticas e profissionalizantes de trabalho
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
Esta UC visa propiciar o contacto direto com práticas profissionais ligadas às competências desenvolvidas ao longo do curso e fortalecer a relação entre a formação e o mercado de trabalho, potenciando a empregabilidade. Nesta UC cada estudante deverá atingir os seguintes Objetivos de Aprendizagem (OA): OA 1 - Desenvolver competências socioprofissionais na resolução de problemas antropológicos concretos em ambiente profissional (no Estágio) OA 2 - Promover a aplicação e a utilização de instrumentos técnicos e metodológicos adequados às situações reais encontradas no contexto do estágio OA 3 - Integrar-se em equipe em ambiente profissional para desenvolver e desenhar projeto de estágio OA 4 - Desenvolver competências escritas e orais para redigir e defender Relatório Final de Estágio
Conteúdos Programáticos / Syllabus
O Programa da UC decorre dos diversificados processos de integração de estudantes (em equipes ou individualmente) em contextos e ambientes profissionalizantes ligados ao universo da antropologia (instituições públicas e privadas, associações, ONG´s e empresas através do estabelecimento de protocolos de estágio. Os conteúdos de cada estágio serão criados mediante programa de estágio a criar com cada parceiro de acolhimento de Estágio, nomeadamente através de articulação entre supervisor de estágio no exterior e orientador no ISCTE. P1. Design de pesquisa e prática etnográfica: ferramentas e instrumentos metodológicos (observação participante, entrevistas, métodos biográficos, métodos visuais, documentação e catalogação, análise textual) P2. Código deontológico e de inserção laboral em contexto profissional P3. Elaboração de Relatório Final
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
OA1 -articula-se particularmente com o conteúdo programático P2 OA2 articula-se particularmente com o conteúdo programático P1 OA3 articula-se particularmente com os conteúdos programáticos P1 e P2 OA4 articula-se particularmente com o conteúdo programático P3
Avaliação / Assessment
Avaliação ao longo do semestre Assiduidade ao estágio e parecer do supervisor externo de estágio - 25% Participação nos seminários - 25% Relatório Final de Estágio - 50% Não existe exame final.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
A UC será composta por: sessão teórico-prática sobre design de pesquisa e códigos de conduta laboral seminários de acompanhamento (colectivos) para apoio aos estágios 100h de Estágio em ambiente profissional supervisionados por responsável externo e orientador Metodologias de ensino-aprendizagem(ME): Expositivas-apresentação dos quadros teórico-metodológicos; Participativas-análise e discussão em seminário Ativas-realização do Estágio Autoestudo-trabalho autónomo do aluno
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objetivos de aprendizagem, pelo que se apresentam na grelha abaixo as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respetivos objetivos. Metodologias de ensino-aprendizagem - Ojectivo de aprendizagem (0A) Expositivas - OA1 e 4 Participativas - OA 1, 3, 4 Ativas - OA1,2,3 Autoestudo - Todos
Observações / Observations
Esta UC conta com o apoio do Gabinete de Estágios da ECSH no que diz respeito ao Protocolo de Estágio com as Instituições, Organizações e Empresas onde é realizado.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Afonso, Ana Isabel, 2006 «Practicing Anthropology in Portugal» in C. Hill e M. Baba, editors, The Globalization of Anthropology, NAPA Bulletin 25, Berkeley, University of California Press: 156-175. Borofski, Robert, 2019 An Anthropology of Anthropology: It Is Time To Shift Paradigms, Center for A Public Anthropology Caplan, Pat (ed.), 2003, The Ethics of Anthropology. Debates and Dilemmas, London & New York, Routledge. Brito, Joaquim Pais, 1992. «Percurso da Antropologia em Portugal». In O Estado das Ciências em Portugal. José Mariano Gago (Coord.). Lisboa: Publicações D. Quixote. Strang, Veronica, 2009, What Anthropologists do, New York, Berg.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
A restante bibliografia deverá corresponder às sugestões que cada orientador fornecer em função da temática e do objectivo de cada estágio.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-07-16