Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
03203
Acrónimo :
03203
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
18.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
18.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Sistemas de Informação

Departamento / Department


Departamento de Ciências e Tecnologias da Informação

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


- Domínio razoável da língua inglesa. - Conceitos básicos de negócio

Objetivos Gerais / Objectives


Esta UC, tem como principal objetivo introduzir os principais conceitos relacionados com a governação das tecnologias de informação. Após completarem com sucesso esta UC os alunos deverão ser capazes de perceber e ter opinião crítica, devidamente sustentada, sobre as principais problemáticas relacionadas com a governação das tecnologias de informação numa empresa. Pretende-se assim com esta UC dotar os alunos de conhecimentos teóricos essenciais e transversais para que possam mais tarde aplicar na prática uma boa governação das tecnologias de informação, enfrentando os problemas que irão encontrar no terreno de forma eficaz, sempre orientados para o alinhamento entre o negócio e as tecnologias de informação.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA1. Obter uma visão geral/introdutória dos quadros de referência mais usados na governação das TI. OA2. Adquirir espírito crítico quanto aos constrangimentos práticos no alinhamento entre o negócio e as TI. OA3. Perceber o impacto que um bom/mau investimento nas TI pode trazer em relação ao sucesso para o negócio. OA4. Ganhar consciencialização dos diversos mecanismos para governação das TI e como estes podem ser usados para atingir um melhor alinhamento estratégico entre o negócio e as TI. OA5. Entender como a gestão do risco e das conformidades está diretamente relacionada com a governação e que influências tem no sucesso da mesma. OA6. Perceber o papel das TI na inovação e em como esta pode ajudar o negócio a diferenciar-se no mercado. OA7. Compreender a importância de planear convenientemente e de analisar os benefícios à posteriori.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1-Princípios e conceitos Princípios e conceitos sobre governação das TI. CP2-Governação vs gestão das TI Principais diferenças entre governar e gerir as TI. CP3-Mecanismos de governação das TI Mecanismos para governação das TI, assim como as suas funcionalidades. CP4-Gestão da estratégia das TI Clarificar a importância de existir um bom planeamento das TI e de manter a estratégia de negócio e das TI alinhadas. CP5-Valor das TI Perceber o custo/benefício dos investimentos nas TI. CP6-Desempenho das TI Aplicação e relevância de um Balance ScoreCard nas TI. CP7-Gestão de risco das TI Importância da gestão de risco e como pode ser aplicada. CP8-Gestão de conformidades nas TI Importância de se manter em conformidade com as diversas políticas externas e internas. CP9-Inovação Como utilizar as TI para potenciar o negócio. CP10-Quadros de referência para a governação das TI Introdução aos principais quadros de referência no mercado para uma melhor governação das TI.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


O alinhamento dos conteúdos programáticos (CP) com os objetivos de aprendizagem (OA) é o seguinte: CP1: OA1, OA2 CP2: OA2, OA3, OA4, OA5, OA6, OA7 CP3: OA1, OA2, OA4, OA7 CP4: OA2, OA6, OA7 CP5: OA2, OA3 CP6: OA2 CP7: OA1, OA3, OA5 CP8: OA1, OA3, OA5 CP9: OA6 CP10: OA1, OA4, OA5, OA6, OA7

Avaliação / Assessment


Dada a natureza dos conteúdos lecionados, a avaliação será realizada por trabalho individual. O seu tema deverá estar alinhado com parte do programa da UC. Embora não obrigatório, é incentivada a contextualização deste trabalho na realidade empresarial. Entrega intermédia - 30% Entrega final - 50% Apresentação - 20% (sessão publica) A apresentação é a unico momento de avaliação que será durante a 1ª época Existe ainda a 2ª época e época especial para entregarem o projeto com a cotação de 100%. Esta UC não tem exame.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Nas aulas teóricas serão usados slides, assim como serão apresentados exemplos práticos da aplicação teoria e existirão ainda apresentações de oradores convidados. Nas aulas práticas será realizado de forma continuada e acompanhada o trabalho final, consolidando os conceitos introduzidos nas aulas teóricas e aprofundando o tópico escolhido para o trabalho. Expositiva Discussão em grupo Trabalho de pesquisa

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


(OA1) Será feita, durante as aulas, uma breve descrição dos diversos quadros de referência para a governação das TI. Adicionalmente, os alunos poderão aprofundar o conhecimento sobre partes desses quadros no trabalho a desenvolver. (OA2) Os alunos terão contacto com diversos artigos científicos onde poderão estudar diversos pontos de vista sobre a governação das TI. (OA3) A apresentação de alguns casos de estudo assim como a sua análise irá elucidar os alunos sobre o investimento nas TI. (OA4) Serão expostos, durante as aulas, os principais mecanismos para a governação das TI. Adicionalmente os alunos poderão desenvolver e trabalhar em profundidade algum dos mecanismos nos trabalhos. (OA5) Serão apresentados casos de estudo a demonstrar a influência da gestão do risco e de conformidades na governação das TI. Adicionalmente os alunos poderão aprofundar conhecimentos nos trabalhos a desenvolver. (OA6) Os alunos terão contacto com casos de estudo onde as empresas tenham usado, com sucesso, produtos inovadores baseados nas TI, mantendo uma linha orientadora para com os objetivos de negócio. (OA7) Os alunos serão confrontados com casos de estudo onde será demonstrada a importância de um bom planeamento para o sucesso dos projetos de TI, assim como a importância de uma análise de benefícios.

Observações / Observations


UCs anteriores onde é lecionada matéria relevante para esta UC: N/A UCs que irão utilizar a matéria lecionada nesta UC - Gestão de Benefícios e Governo de Sistemas de Informação - Gestão Estratégica dos Sistemas de Informação - Gestão de Serviços de Tecnologia de Informação - Gestão do Valor e dos Processos - Gestão do Conhecimento e Cultura Organizacional - Conceção de Sistemas de Controlo de Gestão

Bibliografia Principal / Main Bibliography


?Slides de Fundamentos de Governação das TI, Rúben Pereira, disponíveis na plataforma de e-learning (à medida que os temas forem introduzidos), 2017/2018 ?Enterprise Governance of Information Technology: Achieving Strategic Alignment and Value, Van Grembergen and Steven de Haes, 2009th Edition, Springer, 2009. ?IT Governance: How Top Performers Manage IT Decision Rights for Superior Results, Peter Weil and Jeanne Ross, Harvard Business School, 2004

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


?Artigos científicos que serão explicitamente indicados na plataforma de e-learning ?IT Governance: Policies and Procedures, Michael Wallace and Larry Webber, 2017 Edition, Wolters Kluwer, 2016 ?Implementing World Class IT Strategy: How IT Can Drive Organizational Innovation, Peter A. High, 1st Edition, Jossey-Bass, 2014 ?Governance, Risk Management, and Compliance: It Can't Happen to Us--Avoiding Corporate Disaster While Driving Success, Richard M. Steinberg, Wiley, 2011 ?Adventures of an IT Leader, Robbert D. Austin and Richard L. Nolan, Harvard Business School, 2009

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16