Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
03212
Acrónimo :
03212
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
36.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Estatística e Análise de Dados

Departamento / Department


Departamento de Métodos de Pesquisa Social

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não se aplica

Objetivos Gerais / Objectives


Esta UC tem como objetivo a aquisição e o desenvolvimento de competências básicas de utilização e reporte de dois métodos de análise estatítica - Análise em Componentes Principais e Análise de Variância - com recurso a um software de análise de dados (IBM SPSS Statistics). Pretende-se que os estudantes aprendam: a) a analisar situações em que se estabelecem relações de dependência e de interdependência, no contexto da análise de dados multivariada; b) a usar uma ferramenta informática que lhe permite realizar as análises estatísticas necessárias à abordagem desses modelos; c) a sumariar, apresentar e interpretar os resultados estatísticos obtidos, com vista à elaboração de um relatório de análise de dados ou artigo.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final da UC, cada estudante deverá ter adquirido as competências necessárias para: OA1.Identificar o objetivo dos métodos aprendidos e selecionar o adequado a cada situação. OA2. Realizar e interpretar uma Análise em Componentes Principais. OA3. Construir novas variáveis compósitas. OA4. Analisar a fiabilidade de variáveis compósitas (Alfa de Cronbach). OA5. Realizar e interpretar uma Análise de Variância a um fator e a dois fatores. OA6. Realizar, no SPSS, a Análise em Componentes Principais e a Análise de Variância, assim como todos os procedimentos necessários à preparação e transformação das variáveis de input. OA7. Sumariar, apresentar e interpretar, os resultados obtidos tendo em vista a elaboração de um relatório de análise de dados ou de um artigo.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1.Análise de Componentes Principais(ACP) 1.1.Introdução 1.2.Definição das componentes principais 1.3.Significado dos valores próprios e das comunalidades 1.4.Seleção das componentes principais:critérios de extração 1.5.Interpretação das componentes principais 1.6.Métodos de rotação das componentes:métodos ortogonais e não-ortogonais 1.7.Definição e interpretação dos scores fatoriais 1.8.Definição de índices (summated scales) e análise de consistência (via Alfa de Cronbach) 1.9. Aplicações com o SPSS 2.Análise de Variância a 1 fator fixo 2.1.Introdução 2.2.Pressupostos;Modelo e hipóteses;Teste F 2.3.Comparações a posteriori 2.4.Alternativas ao teste F 2.5.Interpretação e apresentação dos resultados 2.6.Aplicações com SPSS 3.Análise de Variância a 2 fatores fixos 3.1.Pressupostos;Modelo e hipóteses;Testes F 3.2.Comparações a posteriori:efeito de interação significativo e não significativo 3.3.Interpretação e apresentação dos resultados 3.4.Aplicações com o SPSS

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Os conteúdos programáticos na sua totalidade estão alinhados com o OA1, que visa a identificação do objetivo dos dois métodos aprendidos e a seleção do adequado a cada situação. Os pontos 1.1 a 1.7 do programa estão diretamente relacionados com o OA2, que procura capacitar os estudantes para a realização e interpretação de uma ACP. O ponto 1.8 do programa corresponde aos OA3 e OA4 que visam, respetivamente, a construção de novas variáveis compósitas e a análise de sua fiabilidade. Os pontos 2 e 3 do programa estão alinhados com o OA5, que tem como meta capacitar os estudantes para realizar e interpretar os resultados destas análises. Os pontos 1.9, 2.6 e 3.4 do programa, que estão associados às aplicações práticas utilizando o SPSS, correspondem ao OA6. Por fim, todos os pontos do programa contribuem para o OA7, que busca desenvolver a capacidade de sumarizar, apresentar e interpretar os resultados obtidos, visando a elaboração de relatórios de análise de dados ou artigos.

Avaliação / Assessment


Existem duas modalidades de avaliação: 1. Avaliação durante o semeste: a) Trabalho de grupo a entregar no final do semestre, com discussão (40%); nota mínima: 10 valores. O trabalho consiste na elaboração de uma relatório de análise de dados, com aplicação dos conteúdos programáticos, a partir de uma base de dados disponibilizada pela equipa docente. Ao longo do semestre existirão aulas dedicadas ao desenvolvimento do relatório final, nas quais todos os membros do grupo devem estar presentes. b) 5 Mini-fichas, das quais contam para avaliação os quatro melhores resultados (no total pesam 30%). As mini-fichas são feitas ao longo do semestre no início das aulas com o objetivo de rever e avaliar a matéria dada na(s) aula(s) anterior(es). São individuais e têm a duração de 10 minutos cada uma delas. Em termos de formato, poderá incluir perguntas de escolha múltipla, perguntas de verdadeiro ou falso, perguntas diretas ou preenchimento de informação em falta em tabelas ou texto. c) Dois exercícios com aplicação de SPSS (um relativo à ACP e outro à ANOVA a dois fatores) e escrita de texto síntese de resultados (15% cada), cada um deles com nota mínima de 7 valores. Os exercícios com aplicação de SPSS são feito após a conclusão do conteúdo programático correspondente. 2. Avaliação por exame: teste escrito (65%) e teste de SPSS com escrita de relatório (35%). A melhoria de nota implica a realização do teste escrito (65%) e o exercício com aplicação de SPSS (35%).

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


O processo de ensino-aprendizagem desenvolve-se através de aulas teórico-práticas, sessões laboratoriais (orientadas para o trabalho prático, com recurso ao SPSS) e orientação tutorial. Nas aulas teórico-práticas, a apresentação dos métodos é sempre acompanhada de aplicações temáticas que procuram dar resposta a uma questão de investigação. Nas aulas laboratoriais, é feita a aplicação prática dos conteúdos programáticos lecionados, com suporte do software de análise estatística IBM SPSS Statistics. Existem aulas reservadas para o trabalho em grupo que proporcionam aos estudantes a possibilidade de desenvolverem, ao longo do semestre, o seu trabalho final. Isto permite, não apenas a consolidação gradual dos conhecimentos e competências dos estudantes, mas também o acompanhamento regular e presencial do professor. Os alunos são incentivados, ao longo do semestre, à leitura de textos da área da Ciência Política com aplicação dos métodos estatítisticos que fazem parte do programa. Esta leitura permite, por uma lado, o contacto com contextos de investigação adequados à utilização das ferramentas estatísticas espeíficas da UC, como também os ajuda a adquirir competências de escrita de textos síntese de resultados.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As diferentes metodologias de ensino permitirão alcançar os objetivos de aprendizagem (OA) definidos, como se demonstra em seguida: As aulas teórico-práticas destinam-se à apresentação dos conceitos estatísticos, à interpretação de diversos exemplos, assim como à apresentação, reporte e discussão de resultados e permitirão alcançar os OA1, OA2, OA3, OA4, OA5 e OA7. Nas aulas laboratoriais serão desenvolvidos os conhecimentos e as competências dos alunos relativamente à utilização do software SPSS, o que permitirá alcançar os OA6 e OA7. As mini-fichas permitirão aos alunos demonstrar que alcançaram os OA1, OA2, OA3, OA4 e OA5. Os exercícios com SPSS permitirão demonstrar que os alunos alcançaram os OA6 e OA7. O trabalho de grupo permitirá sistematizar os vários os objetivos de aprendizagem capacitando os estudantes para selecionar os métodos estatísticos adequados ao problema de investigação, realizar a análise, interpretar e reportar os resultados estatísticos sob a forma de um texto síntese.

Observações / Observations


Os alunos podem utilizar a IA generativa de forma ética e responsável e apenas como complemento ao estudo, designadamente como apoio à compreensão de conceitos estatísticos complexos, e nunca como substituto do trabalho autónomo e pensamento crítico. Quando usada a IA generativa deve ser sempre verificada a veracidade e precisão das informações fornecidas. Não é permitido usar IA para gerar partes de trabalhos ou respostas completas em avaliações.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Field, A. (2024). Discovering statistics using IBM SPSS statistics (6th ed.). Sage Publications. Maroco, J. (2021). Análise Estatística com o SPSS (8ª edição). Report Number.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Hair, J., Black, W.C., Babin, B.J., and Anderson, R.E. (2018). Multivariate Data Analysis (8th ed.). Cengage Learning. Tabachnick, B., e Fidell, L. (2021). Using Multivariate Statistics (7th ed.), Pearson. Reis, E. (2001). Estatística Multivariada Aplicada (2ª ed.). Sílabo.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-07-10