Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
03215
Acrónimo :
03215
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en)
Língua(s) amigável(eis) :

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
36.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Finanças

Departamento / Department


Departamento de Finanças

Ano letivo / Execution Year


2022/2023

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não há pré-requisitos formais.

Objetivos Gerais / Objectives


Pretende-se que os alunos, no final da unidade curricular, sejam capazes de utilizar a teoria financeira para tomar decisões criadoras de valor em casos empresariais concretos, sabendo utilizar os conceitos, métodos e instrumentos mais apropriados.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final da unidade curricular, um estudante bem-sucedido será capaz de: 1.Analisar os processos de transformação dos fluxos económicos em financeiros e a sua implicação no equilíbrio financeiro; 2.Analisar os elementos de criação de valor na estrutura financeira de uma empresa; 3.Potenciar o valor de ativos e de negócios através de apropriadas metodologias de avaliação; 4.Definir políticas de gestão de risco que criem valor à empresa.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1.Do EBITDA aos meios monetários 1.1 O papel da rendibilidade 1.2 A relevância do working capital 1.3 O crescimento sustentável 1.4 O financiamento de crescimento acelerado 2. A estrutura de capital e criação de valor 2.1 O WACC e a valorização de ativos 2.2 Caso de empresas cotadas e não cotadas 2.3 O desenho de contratos de dívida e covenants 3. A avaliação empresarial 3.1 Do cash flow aos múltiplos 3.2 Os prémios de controlo 3.3 As sinergias 3.4 A estrutura de capital 4. A gestão de riscos financeiros 4.1 Fontes de criação de valor 4.2 Cobertura seletiva 4.3 O papel dos derivados

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Esta ?demonstração de coerência? decorre da interligação dos conteúdos programáticos com os objectivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA1 - Ponto do programa: 1. OA2 - Ponto do programa: 2. OA3 - Ponto do programa: 3. OA4 ? Ponto do programa: 4.

Avaliação / Assessment


O aluno deverá adquirir e/ou desenvolver competências de análise e síntese, de pesquisa, de crítica, de comunicação escrita e oral, através das seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (ME): 1.Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência 2.Participativas, com análise e resolução de exercícios práticos 3.Activas, com realização de trabalhos individuais e de grupo 4.Auto-estudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas | Avaliação contínua Casos: 20% Frequência: 70% 1ª e ?ª Época Exame final (100%)

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


O aluno deverá adquirir e/ou desenvolver competências de análise e síntese, de pesquisa, de crítica, de comunicação escrita e oral, através das seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (ME): 1.Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência; 2.Participativas, com análise e resolução de exercícios práticos; 3.Activas, com realização de trabalhos individuais e de grupo; 4.Auto-estudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objectivos de aprendizagem, pelo que, na grelha a seguir, apresenta-se as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respectivos objectivos. Metodologias de ensino-aprendizagem (MEA) Objectivo de aprendizagem (0A) 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência - Todos 2. Participativas, com análise e resolução de exercícios práticos - Todos 3. Activas, com realização de trabalhos individuais e de grupo - Todos 4. Auto-estudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas - Todos

Observações / Observations


-

Bibliografia Principal / Main Bibliography


? Mota, A. Textos de apoio à UC ? Damodaram, A., Applied Corporate Finance ? Brealey, Myers and Allen, Principles of Corporate Finance, McGraw ? Hill, Global Edition

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


? Several published papers.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16