Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
03217
Acrónimo :
03217
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en)
Língua(s) amigável(eis) :
·

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
30.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
31.0h/sem
Trabalho Autónomo :
119.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Tecnologia, Produção e Operações

Departamento / Department


Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral

Ano letivo / Execution Year


2020/2021

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Nenhum

Objetivos Gerais / Objectives


Este curso cobre 3 assuntos básicos da inovação tecnológica, a saber: a) modelos de desenvolvimento da inovação, com particular foco na inovação aberta; b) mercado da inovação tecnológica e dinâmica competitiva básica; c) como incorporar a inovação tecnológica em modelos de negócio inovadores.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


1. Identificar e interpretar as origens e dinâmica da inovação tecnológica com ênfase no paradigma da inovação aberta. 2. Analisar e avaliar as práticas de inovação aberta e o seu impacto na inovação tecnológica. 3. Identificar o mercado para a inovação e sua dinâmica competitiva. 4. Analisar e avaliar o mecanismo competitivo do mercado da inovação tecnológica. 5. Definir e discutir metodologias para capturar o valor da inovação através de um modelo de negócio. 6. Caracterizar e conceber padrões de modelo de negócio.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. O que é inovação 2. O paradigma da inovação fechada 3. O paradigma da inovação aberta 4. Tipologias de práticas de inovação aberta 5. Crowdsourcing 6. Casos de inovação aberta e Crowdsourcing 7. O mercado da inovação 8. Normalização e tecnologias dominantes 9. Timing e entrada 10. Vantagens e desvantagens de ser o primeiro a entrar 11. O mercado da inovação - casos 12. Introdução aos modelos de negócio inovadores 13. Modelos de negócio inovadores 13.1 Plataformas multi-laterais de modelos de negócio 13.2 Modelos de negócio "long tail" 13.3 Crowdsourcing e modelos de negócio de inovação aberta 13.4 Modelos de negócio "free" 13.5 Modelos de negócio "less-is-more" - casos 14. Modelos de negócio inovadores de rotura 15. Casos

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Esta "demonstração de consistência" decorre da interligação dos conteúdos programáticos (CP) com os objectivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA1 - CP 1-5 OA2 - CP 6 OA3 - CP 7-10 OA4 - CP 11 OA5 - CP 12-14 OA6 - CP 15

Avaliação / Assessment


1) Avaliação continua É efetuada através de um teste final escrito e da resolução de estudos de caso, contemplando as seguintes componentes: -Assiduidade>=80% -Avaliação do Trabalho de Grupo (4 a 6 alunos) referente à resolução dos estudos de caso (Min. 8,5 val.) 35% -Avaliação individual através de um teste escrito (Min. 8,5 val.) 65% 2) Prova escrita final indiv. para alunos que não obtiveram aprovação em 1) Aprovação: 10 valores

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


No decurso da UC recorrer-se-á a metodologias: 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência 2. Participativas, com análise e resolução de exercícios práticos 3. Activas, com realização de trabalhos individuais e de grupo 4. Auto-estudo, relacionado com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objectivos de aprendizagem. De seguida, apresentam-se as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respectivos objectivos: 1. MEA (1) expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência/Todos OA (2). 2. MEA participativas com análise e discussão de casos de estudo, e textos de apoio e leitura/ Todos OA 3. MEA activas e colaborativas com realização de trabalhos de grupo/ Todos OA. 4. MEA de auto-estudo, relacionado com o trabalho autónomo do aluno/ Todos OA. Notas: (1) Metodologias de ensino-aprendizagem (MEA) (2) Objectivo de aprendizagem (OA)

Observações / Observations


Os alunos abrangidos pelo «Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais» deverão contactar o docente da UC, ou o Coordenador da mesma, na primeira semana de aulas de cada semestre, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC. Tendo em conta o comunicado do Gabinete do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, de 21.1.2021, no contexto das medidas extraordinárias do estado de emergência, o início das atividades letivas decorrerá em formato de ensino à distância. Todas as alterações que possam acontecer serão comunicadas aos estudantes.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Keith Goffin and Rick Mitchell, Innovation Management: Effective strategy and implementation, Nov 15, 2016 Adam J. Bock and Gerard George, The Business Model Book: Design, build and adapt business ideas that drive business growth, Dec 10, 2017 Afuah, A., 2014. Business Model Innovation: Concepts, Analysis, and Cases. Routledge. Schilling, M.A., 2010. Strategic management of technological innovation. Tata McGraw-Hill Education. G. Perrone, Slides of the course

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Mazzola, E., G. Perrone, and D. S. Kamuriwo, 2015. Network embedd- edness and new product development in the biopharmaceutical industry: The moderating role of open innovation flow. International Journal of Production Economics 160 (2): 106-19. Mazzola, E., Bruccoleri, M. and Perrone, G. (2012) 'The effect of inbound, outbound and coupled innovation on performance', International Journal of Innovation Management, Vol. 16, No. 6, pp.1240008-35. Magretta J., 2002. Why Business Models Matter, HBR; Laursen, K. and Salter, A., 2006. 'Open for innovation: the role of openness in explaining innovation performance among U.K. manufacturing firms', Strategic Management Journal, Vol. 27, No. 2, pp.131-150. Innovation Tatics, Platform business model [part 1]: the most revolutionary business model right now. Hagel III J and Singer M., 1999. Unbundling the Corporation, HBR; Gassmann, O., Enkel, E. and Chesbrough, H., 2010. 'The future of open innovation', R&D Management, Vol. 40, No. 3, pp.213-221. Christensen Clayton M., 1997. The Innovator's Dilemma: When New Technologies Cause Great Firms to Fail, Harvard Business School Press; Christensen C. M. et al., 2015. What is disruptive innovation, HBR; Chiaroni, D., Chiesa, V. and Frattini, F., 2010. 'Un-ravelling the process from closed to open innovation: evidence from mature, asset-intensive industries', R&D Management, Vol. 40, No. 3, pp.222-245. Chesbrough, H., 2003. Open Innovation: The New Imperative for Creating and Profiting from Technology, Harvard Business School Press, Boston. Anderson, C., 2006. The Long Tail, Summeries.com; Anderson C., 2008. FREE! WHY $0.00 IS THE FUTURE OF BUSINESS, Wired.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16