Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
03217
Acrónimo :
03217
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
30.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
31.0h/sem
Trabalho Autónomo :
119.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Tecnologia, Produção e Operações

Departamento / Department


Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Nenhum

Objetivos Gerais / Objectives


Esta UC cobre temas básicos da inovação tecnológica, nomeadamente: a) modelos de desenvolvimento da inovação, com particular foco na inovação aberta; b) mercado da inovação tecnológica e dinâmica competitiva básica; e c) como incorporar a inovação tecnológica em modelos de negócio inovadores.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA1. Identificar e interpretar as origens e dinâmica da inovação tecnológica com ênfase no paradigma da inovação aberta. OA2. Analisar e avaliar as práticas de inovação aberta e o seu impacto na inovação tecnológica. OA3. Identificar o mercado para a inovação e sua dinâmica competitiva. OA4. Analisar e avaliar o mecanismo competitivo do mercado da inovação tecnológica. OA5. Definir e discutir metodologias para capturar o valor da inovação através de um modelo de negócio. OA6. Caracterizar e conceber padrões de modelo de negócio.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1. O que é inovação CP2. O paradigma da inovação fechada CP3. O paradigma da inovação aberta CP4. Tipologias de práticas de inovação aberta CP5. Crowdsourcing CP6. Casos de inovação aberta e Crowdsourcing CP7. O mercado da inovação CP8. Normalização e tecnologias dominantes CP9. Timing e entrada CP10. Vantagens e desvantagens de ser o primeiro a entrar CP11. O mercado da inovação - casos CP12. Introdução aos modelos de negócio inovadores CP13. Modelos de negócio inovadores CP14. Modelos de negócio inovadores de rotura

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Os conteúdos programáticos CP1-CP5 irão expor os estudantes às origens e dinâmicas da inovação tecnológica com ênfase no paradigma da inovação aberta (OA1). CP6 permitirá aos alunos analisar e avaliar as práticas de inovação aberta e o seu impacto na inovação tecnológica (OA2). Os conteúdos CP7-CP10 ajudarão os estudantes a identificar o mercado para a inovação e sua dinâmica competitiva (OA3). CP11 permitirá analisar e avaliar o mecanismo competitivo do mercado da inovação tecnológica (OA4). Os conteúdos CP12-CP14 irão capacitar os estudantes a definir e discutir metodologias para capturar o valor da inovação através de um modelo de negócio (OA5). Todos os conteúdos irão transmitir conhecimentos necessários para caracterizar e conceber padrões de modelo de negócio (OA6).

Avaliação / Assessment


1) Avaliação ao longo do semestre É efetuada através de um teste final escrito e da resolução de estudos de caso, contemplando as seguintes componentes: -Assiduidade>=80% -Trabalho de Grupo (4 a 6 alunos) (Min. 8,5 val.): 35% -Avaliação individual através de um teste escrito (Min. 8,5 val.): 65% 2) Exame final individual escrito para alunos que não obtiveram aprovação em 1) Aprovação: 9,5 valores

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


No decurso da UC recorrer-se-á a metodologias: 1. Expositivas: para apresentação dos quadros teóricos de referência 2. Participativas: com análise e resolução de exercícios práticos 3. Ativas e experimentais: com realização de trabalhos individuais e de grupo 4. Auto-estudo: trabalho autónomo do aluno

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Esta UC requer conceitos teóricos, fundamentais para a compreensão dos diferentes conteúdos programáticos, pelo que as aulas expositivas permitem abranger todos os OA. As aulas baseadas em metodologias participativas permitem a aplicação dos conhecimentos adquiridos nas aulas de natureza expositiva através da análise e resolução de casos e exercícios práticos, aplicando-se a todos os OA. As metodologias ativas e experimentais permitem a experimentação prática e a aplicação de conhecimentos pelo desenvolvimento dos trabalhos de grupo e individuais, o que exige uma significativa carga de trabalho autónomo por parte do estudante. Estas metodologias contribuem para todos os OA.

Observações / Observations


Os alunos abrangidos pelo «Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais» deverão contactar o docente da UC, ou o Coordenador da mesma, na primeira semana de aulas de cada semestre, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Schilling, MA (2023) Strategic management of technological innovation. 7th Edition, McGraw-Hill Education.Goffin K, Bock AJ, George G (2017) The Business Model Book: Design, build and adapt business ideas that drive business growth, Person Mitchell R (2016) Innovation Management: Effective strategy and implementation, Third Edition, Red Globe Press

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Afuah, A (2014) Business Model Innovation: Concepts, Analysis, and Cases. Routledge. Mazzola, E., G. Perrone, and D. S. Kamuriwo, 2015. Network embedd- edness and new product development in the biopharmaceutical industry: The moderating role of open innovation flow. International Journal of Production Economics 160 (2): 106-19. Mazzola, E., Bruccoleri, M. and Perrone, G. (2012) 'The effect of inbound, outbound and coupled innovation on performance', International Journal of Innovation Management, Vol. 16, No. 6, pp.1240008-35. Magretta J., 2002. Why Business Models Matter, HBR; Laursen, K. and Salter, A., 2006. 'Open for innovation: the role of openness in explaining innovation performance among U.K. manufacturing firms', Strategic Management Journal, Vol. 27, No. 2, pp.131-150. Innovation Tatics, Platform business model [part 1]: the most revolutionary business model right now. Hagel III J and Singer M., 1999. Unbundling the Corporation, HBR; Gassmann, O., Enkel, E. and Chesbrough, H., 2010. 'The future of open innovation', R&D Management, Vol. 40, No. 3, pp.213-221. Christensen C. M. et al., 2015. What is disruptive innovation, HBR; Chiaroni, D., Chiesa, V. and Frattini, F., 2010. 'Un-ravelling the process from closed to open innovation: evidence from mature, asset-intensive industries', R&D Management, Vol. 40, No. 3, pp.222-245. Chesbrough, H., 2003. Open Innovation: The New Imperative for Creating and Profiting from Technology, Harvard Business School Press, Boston.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-07-30