Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
03219
Acrónimo :
03219
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
3.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
0.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
15.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
16.0h/sem
Trabalho Autónomo :
59.0
Horas de Trabalho Total :
75.0h/sem

Área científica / Scientific area


Gestão Geral

Departamento / Department


Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não se aplica.

Objetivos Gerais / Objectives


A presente unidade curricular procura capacitar os alunos com conhecimento geral em ética, responsabilidade social e sustentabilidade, com especial enfoque nos desafios que as empresas enfrentam ao nível global. Pretende-se que os alunos possam conhecer e ser capazes de discutir as perspetivas principais e sua evolução dos conceitos abordados, de avaliar criticamente e comentar sobre problemas e casos específicos, ao mesmo tempo que procuram encontrar soluções de forma criativa relacionados com estas temáticas cruciais nos dias de hoje. Pretende-se ainda explorar o pensamento crítico sobre o papel individual e coletivo no contexto internacional, orientado para o propósito, em direção a um futuro mais sustentável.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final desta unidade curricular, os alunos deverão ser capazes de: OA1 - Identificar e debater racionalmente a gestão ética, responsável e sustentável OA2 - Reconhecer que múltiplos, muitas vezes conflituantes, pontos de vista e trade-offs existem em torno de questões da gestão ética, responsável e sustentável OA3 - Desenvolver uma compreensão crítica e sofisticada das questões complexas que enfrentam os líderes globais no desenho de modelos de negócio sustentáveis

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1. Gestão Ética CP2. Gestão Responsável CP3. Gestão Sustentável CP4. Desenhos de modelos de negócio sustentáveis

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Os conteúdos programáticos teóricos estão associados aos Objetivos de Aprendizagem (OA): - OA1, que se refere à identificação e debate racional da gestão ética, responsável e sustentável, está ligado aos conteúdos CP1 (Gestão Ética), CP2 (Gestão Responsável) e CP3 (Gestão Sustentável). - OA2, que reconhece a existência de múltiplos pontos de vista e trade-offs em torno de questões de gestão ética, responsável e sustentável, também se relaciona com CP1, CP2 e CP3. - OA3, que visa desenvolver uma compreensão crítica das questões complexas que os líderes globais enfrentam no desenho de modelos de negócio sustentáveis, está diretamente ligado ao CP4 (Desenhos de modelos de negócio sustentáveis). Ao explorar este conteúdo, os alunos desenvolverão uma compreensão crítica e sofisticada das questões complexas que os líderes globais enfrentam ao desenhar modelos de negócio sustentáveis.

Avaliação / Assessment


Opção 1- Avaliação ao longo do semestre - Exame (50%) - Trabalhos de grupo (50%) Para aprovação: Média ponderada de 10 valores ou mais, com a média de cada componente de 8 valores. Mínimo de 2/3 de presenças. Opção 2- Avaliação por exame Exame - 100% Para aprovação: 10 valores ou mais.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


O método pedagógico enfatiza a aprendizagem ativa e interativa. As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento dos alunos, promovendo a autonomia na procura de soluções para problemas identificados. O processo prevê o modelo 'flipped classroom', em que os temas trabalhados em aula são previamente preparados com base nos materiais indicados.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Esta UC requer conceitos teóricos, fundamentais para a compreensão dos diferentes conteúdos programáticos, pelo que as aulas teóricas permitem abranger todos os objetivos de aprendizagem: - OA 1/2/3 - Os estudantes são apresentados com um conjunto diversificado de leituras relativas a cada um dos tópicos do programa para obterem exposição à terminologia e pontos de debate - OA 1/2 - Debate ativo na aula assegurando a exposição a pontos de vista diferentes/conflitantes sobre as questões - OA 1/2/3 - Auto-estudo, relacionado com o trabalho autónomo do estudante

Observações / Observations


Pela natureza de conteúdos da UC, os principais ODS em que se procura trabalhar são; 4, 8 e 12, por serem aqueles que se prendem mais com o ensino da gestão e seus potenciais impactos.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


- Lüdeke-Freund, Florian, Breuer, Henning, and Massa, Lorenzo (2022). Sustainable Business Model Design - 45 Patterns. - Laasch, O. (2021). Principles of Management (2nd Edition). SAGE Publications, Ltd. (UK).

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


- Korhonen, J., Honkasalo, A., Seppälä, J. (2018). Circular Economy: The Concept and its Limitations. Ecological Economics (143) pp. 37-46 - Geissdoerfer, M., Savaget, P., Bocken, N.M.P., & Hultink, E.J. (2017). The Circular Economy e A new sustainability paradigm? Journal of Cleaner Production (143) pp. 757-768 - Engert, S., Rauter, R., & Baumgartner, R. J. (2016). Exploring the integration of corporate sustainability into strategic management: a literature review. Journal of Cleaner Production, 112, 2833?2850. - Bansal, P., & Song, H. (2017). Similar But Not the Same: Differentiating Corporate Sustainability from Corporate Responsibility. Academy of Management Annals (11)1, pp. 105-149

Data da última atualização / Last Update Date


2024-07-26