Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Gestão Geral
Departamento / Department
Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral
Ano letivo / Execution Year
2022/2023
Pré-requisitos / Pre-Requisites
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Objetivos Gerais / Objectives
A presente unidade curricular procura capacitar os alunos com conhecimento geral em ética, responsabilidade social e sustentabilidade, com especial enfoque nos desafios que as empresas enfrentam ao nível global. Pretende-se que os alunos possam conhecer e ser capazes de discutir as perspetivas principais e sua evolução dos conceitos abordados, de avaliar criticamente e comentar sobre problemas e casos específicos, ao mesmo tempo que procuram encontrar soluções de forma criativa relacionados com estas temáticas cruciais nos dias de hoje. Pretende-se ainda explorar o pensamento crítico sobre o papel individual e coletivo no contexto internacional, orientado para o propósito, em direção a um futuro mais sustentável.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
No final desta unidade curricular, os alunos deverão ser capazes de: OA1 - Identificar e debater racionalmente a gestão ética, responsável e sustentável OA2 - Reconhecer que múltiplos, muitas vezes conflituantes, pontos de vista e trade-offs existem em torno de questões da gestão ética, responsável e sustentável OA3 - Desenvolver uma compreensão crítica e sofisticada das questões complexas que enfrentam os líderes globais no desenho de modelos de negócio sustentáveis
Conteúdos Programáticos / Syllabus
CP1. Gestão Ética CP2. Gestão Responsável CP3. Gestão Sustentável CP4. Desenhos de modelos de negócio sustentáveis
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Esta "demonstração da coerência" deriva da interligação dos conteúdos programáticos com metas de aprendizagem (LG) e é explicado da seguinte forma: OA1: CP1, CP2 e CP3 OA2: CP1, CP2 e CP3 OA3: CP4
Avaliação / Assessment
Opção 1- A avaliação periódica - Exame (50%) - Trabalhos de grupo (50%) Para aprovação: Média ponderada de 10 valores ou mais, com a média de cada componente de 8 valores. Mínimo de 2/3 de presenças. Opção 2- Exame final Para aprovação: 10 valores ou mais.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
O método pedagógico enfatiza a aprendizagem ativa e interativa, através de um processo híbrido (blended learning), com aulas presenciais e atividades online síncronas. As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento dos alunos, promovendo a autonomia na procura de soluções para problemas identificados. O processo prevê o modelo 'flipped classroom', em que os temas trabalhados em aula são previamente preparados com base nos materiais indicados.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
OA 1/2/3 - Os estudantes são apresentados com um conjunto diversificado de leituras relativas a cada um dos tópicos do programa para obterem exposição à terminologia e pontos de debate OA 1/2 - Debate ativo na aula assegurando a exposição a pontos de vista diferentes/conflitantes sobre as questões OA 1/2/3 - Auto-estudo, relacionado com o trabalho autónomo do estudante
Observações / Observations
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Bibliografia Principal / Main Bibliography
- Lüdeke-Freund, Florian, Breuer, Henning, and Massa, Lorenzo (2022). Sustainable Business Model Design - 45 Patterns. - Laasch, O. (2021). Principles of Management (2nd Edition). SAGE Publications, Ltd. (UK).
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
- Korhonen, J., Honkasalo, A., Seppälä, J. (2018). Circular Economy: The Concept and its Limitations. Ecological Economics (143) pp. 37-46 - Geissdoerfer, M., Savaget, P., Bocken, N.M.P., & Hultink, E.J. (2017). The Circular Economy e A new sustainability paradigm? Journal of Cleaner Production (143) pp. 757-768 - Engert, S., Rauter, R., & Baumgartner, R. J. (2016). Exploring the integration of corporate sustainability into strategic management: a literature review. Journal of Cleaner Production, 112, 2833?2850. - Bansal, P., & Song, H. (2017). Similar But Not the Same: Differentiating Corporate Sustainability from Corporate Responsibility. Academy of Management Annals (11)1, pp. 105-149
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16