Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
03220
Acrónimo :
03220
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
20.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
21.0h/sem
Trabalho Autónomo :
129.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


História

Departamento / Department


Departamento de História

Ano letivo / Execution Year


2022/2023

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Nenhum

Objetivos Gerais / Objectives


Esta unidade curricular percorre o complexo processo de mudança que caracterizou o mundo nos seus impactos gerais, percorrendo os diversos campos da História: a sociedade, a economia, a política, as instituições, a cultura e as relações internacionais, numa perspetiva de história global, com atenção às dinâmicas ocorridas no Centro, mas também nas periferias. As novas ideias, formas e práticas são analisadas para o período de construção inicial da globalização.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA1- Familiarizar os estudantes com as principais mudanças que caracterizam o período em estudo. OA2- Compreender trajetórias e lógicas evolutivas e as relações entre os vários campos da História. OA3- Avaliar o impacto social, económico, político e cultural da mudança. OA4- Desenvolver técnicas de leitura crítica de bibliografia e de pesquisa de informação histórica. OA5- Aprender a comunicar oralmente e por escrito perante especialistas e não especialistas.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1. Perspetivas teóricas sobre História e Globalização: do paradigma difusionista à História Global CP2. O Mundo entre 1500 e 1800 CP3. As dinâmicas imperiais do Mundo Moderno CP4. Integração global do espaço e das economias CP5. Economia familiar e dinâmicas sociais CP6. As grandes religiões e as transformações sociais, económicas e culturais CP7. A crise global do século XVII: Estados e Revoluções CP8. Os diferentes ritmos da industrialização e da inovação científica e tecnológica CP9. Ciência e o domínio imperial no século XVIII CP10. A lenta ascensão do Ocidente em 1800: teorias explicativas alternativas

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Esta unidade curricular foca o processo de globalização numa perspetiva histórica, valorizando a importância da integração política, económica e cultural das diferentes regiões do mundo e a sua interdependência. Dá atenção aos processos e dinâmicas sociais e ao relacionamento entre várias regiões do mundo. Estes tópicos são materializados no programa da unidade curricular e são analisados numa perspetiva global e comparada. A interligação dos conteúdos programáticos (CP) com os objectivos de aprendizagem (OA) é a seguinte: OA1- CP1, CP2, CP3, CP4, CP5, CP6, CP7, CP8, CP9, CP 10. OA2- CP2, CP3, CP4, CP5, CP6, CP7, CP8, CP9. OA3- CP2, CP3, CP4, CP5, CP6, CP7, CP8, CP9. OA4- - CP2, CP3, CP4, CP5, CP6, CP7, CP8, CP9. OA5- - CP1, CP2, CP3, CP4, CP5, CP6, CP7, CP8, CP9, CP 10.

Avaliação / Assessment


A avaliação continua consiste em (1) um ensaio crítico sobre um dos livros assinalados com * na bibliografia (ponto 10 do programa) a entregar no dia 20 de dezembro (50%) [formato: 8 páginas, letra Times New Roman, espaço 1,5] - entrega por e-mail Luis.Miguel.Carolino@iscte-iul.pt - e (2) inquérito escrito (50%) a realizar no dia 13 de dezembro de 2022. Na avaliação por exame final, a prova será no período designado para a avaliação do primeiro semestre.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


A estrutura da lecionação da unidade curricular assenta num modelo de aulas teórico-prático em que as aulas se destinam à apresentam e discussão dos diversos pontos do programa, bem como à apresentação e discussão de trabalhos, à realização de pesquisa e leitura de bibliografia de referência e ao debate presencial.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Com esta unidade curricular pretende-se desenvolver conhecimentos e as capacidades de interpretação, argumentação e de análise crítica dos estudantes. Estes serão assim encorajados a expor e discutir em contexto de sala de aula importantes tópicos do programa com base em bibliografia fornecida pelo docente. No final do processo de formação, será solicitado aos estudantes a redação de um trabalho original, com apresentação oral, permitindo-lhes desenvolver e demonstrar as suas capacidades de argumentação, rigor conceptual e pensamento crítico.

Observações / Observations


·

Bibliografia Principal / Main Bibliography


DARWIN, John, Ascensão e Queda dos Impérios Globais, 1400-2000, Lisboa, Edições 70, 2015. PARKER, Charles H., Global Interactions in the Early Modern Age, 1400-1800, Cambridge, Cambridge University Press, 2010. GOLDSTONE, Jack, História Global da Ascensão do Ocidente, 1500-1850, Lisboa, Edições 70, 2010.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


WOLF, Eric R., Europe and the People without History, Berkeley, California University Press, 1982. WILLS Jr., John E., The World from 1450 to 1700, Oxford, Oxford University Press, 2009. * WALLERSTEIN, Immanuel, The Modern World-System II. Mercantilism and the Consolidation of the European World-Economy, 1600-1750, Nova York, Academic Press, 1980. WALLERSTEIN, Immanuel, O Sistema Mundial Moderno, Porto, Edições Afrontamento, 1990. SUBRAHMANYAM, Sanjay, O Império Asiático Português, 1500-1700, Lisboa, Difel, 1995. SCOTT, David, Leviathan. The Rise of Britain as a World Power, Lonres, Harper Press, 2013. SCAMMELL, G.V., The First Imperial Age. European Overseas Expansion c. 1400-1715, Londres, Routledge, 1989. SAFIER, Neil, Measuring the New World. Enlightenment Science and South America, Chicago, The University of Chicago Press, 2008. SACHSENMAIER, Dominic, Global Perspectives on Global History. Theories and Approaches in a Connected World, Cambridge, Cambridge University Press, 2011. RUSSELL-WOOD, A.J.R., Um mundo em movimento: os portugueses na África, Ásia e América (1415-1808), Lisboa, Difel, 1998. RENN, Jürgen (ed.), Globalization of Knowledge in History, Max Planck Research Library for the History and Development of Knowledge, 2012. REINHARD, Wolfgang (ed.), Empires and Encounters, 1350-1750, Cambridge, MA / Londres, The Belknap Press of Harvard University Press, 2015. RAJ, Kapil, Relocating Modern Science. Circulation and the Construction of Knowledge in South Asia and Europe, 1650-1900, Nova York, Palgrave Macmillan, 2007. PEARSON, Michael N., Port Cities and Introduders. The Swaihili Coast, India, and Portugal in the Early Modern Era, Baltimore, The John Hopkins University Press, 1998. * POMERANZ, Kenneth, A Grande Divergência: a China, a Europa e a construção da economia mundial moderna, Lisboa, Edições 70, 2013. PARRY, J.H., The Spanish Seaborne Empire, Londres, Peguin Books, 1973. PARKER, Geoffrey, Global Crisis. 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Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16