Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
03221
Acrónimo :
03221
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português,Espanhol,Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
20.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
21.0h/sem
Trabalho Autónomo :
129.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


História

Departamento / Department


Departamento de História

Ano letivo / Execution Year


2019/2020

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não se aplica.

Objetivos Gerais / Objectives


O objectivo principal desta UC é apresentar os fundamentos da abordagem histórica aos processos de mudança social, desenvolvimento económico e inovação económica. Esta UC pretende dotar os alunos das noções-base da inovação, apresentar as principais teorias explicativas do fenómeno, estimular o raciocínio crítico através da discussão de diferentes tradições de pensamento.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA 1 - Dominar as referências teóricas e conhecer os principais conceitos que suportam o estudo económico da ciência, tecnologia e mudança empresarial e económica OA 2 - Comparar dinâmicas demográficas, sociais e económicas OA 3 - Identificar corretamente os principais ciclos económicos e as respectivas características OA 4 - Distinguir a relação entre fenómenos sociais e ciclos económicos OA 5 - Interrogar a evidência, mobilizar indicadores e adaptar técnicas na análise dos fenómenos da evolução empresarial, dinâmica industrial e transformação tecno-económica OA 6 - Articular interpretação crítica e construir de conjecturas próprias fundamentadas teórica, lógica e factualmente para a análise de problemas históricos de economia.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP 1 - População e sociedade CP 2 - A sociedade e as classes em época de mudança CP 3 - A importância económica da mudança CP 4 - Crescimento económico e desenvolvimento CP 5 - Ciclos económicos, políticas internacionais e crescimento do comércio CP 6 - Revoluções industriais e difusão de tecnologia CP 7 - A economia da informação e do conhecimento CP 8 - Sistemas nacionais de investigação e de inovação

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


A interligação dos conteúdos programáticos (CP) com os objectivos de aprendizagem (OA) é a seguinte: OA 1 ? CP 3, CP 4, CP 5, CP 6, CP 7, CP8 OA 2 ? CP 1, CP 2 OA 3 ? CP 4, CP 5 OA 4 ? CP 2, CP 3 OA 5 ? CP7, CP 8 OA 6 ? CP 6, CP 7, CP 8

Avaliação / Assessment


O estudante pode optar por duas modalidades alternativas: avaliação contínua ou exame final. A avaliação contínua compreende a: a) Participação nas aulas e leitura cuidadosa da bibliografia de trabalho, em particular os textos fornecidos (20%); b) Elaboração de um trabalho de grupo, baseado em artigos académicos e pesquisa na internet (50%). c) Exercício final de teste escrito (30%) O exame final (100%) consiste numa única prova escrita com base na bibliografia da unidade curricular.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


A UC está estruturada em torno da discussão de textos da bibliografia que devem ser preparados para cada ponto do programa, envolvendo o estudo autónomo dos alunos. - As aulas teóricas dividem-se em apresentação de síntese pelo professor seguida de discussão dos textos da bibliografia para cada aula com os alunos. - As aulas práticas constam de preparação e apresentação dos trabalhos de grupo. -O teste final é entendido como um exercício de revisão geral de todo o programa.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino encontram-se alinhadas com os objetivos de aprendizagem da UC uma vez que o enfâse no trabalho de grupo dedicado a uma das grandes áreas em que se divide o programa vai permitir aos alunos desenvolverem autónoma e criativamente os conhecimentos as trajetórias, paradigmas e aplicações das descobertas científicas. Por outro lado, as aulas teóricas suportadas por leituras recomendadas de partes da bibliografia, vai possibilitar apreensão e debate aprofundado dos pressupostos e da lógica subjacente às mudanças da sociedade, economia e inovação numa perspectiva histórica.

Observações / Observations


N.a.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Hall, B.H. and N. Rosenberg (eds), Handbook of The Economics of Innovation, Vol. 1, North Holland: Elsevier, 2010 Gilpin, Robert, The Political Economy of International Relations, Princeton University Press, Princeton, 1987. Frieden, Jeffry A., Global Capitalism: Its Fall and Rise in the Twentieth Century, W. W. Norton, Nova Iorque, 2006.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


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Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16