Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
03222
Acrónimo :
03222
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
·

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
20.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
21.0h/sem
Trabalho Autónomo :
129.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


História

Departamento / Department


Departamento de História

Ano letivo / Execution Year


2019/2020

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Nenhum

Objetivos Gerais / Objectives


Esta unidade curricular percorre o complexo processo de mudança que caracterizou o mundo nos seus impactos gerais, percorrendo os diversos campos da História: a sociedade, a economia, a política, as instituições, a cultura e as relações internacionais, numa perspetiva de história global, com atenção às dinâmicas ocorridas no Centro, mas também nas periferias. As novas ideias, formas e práticas são analisadas para o período de afirmação da globalização.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA1- Familiarizar os estudantes com as principais mudanças que caracterizam o período em estudo. OA2- Compreender trajetórias e lógicas evolutivas e as relações entre os vários campos da História. OA3- Avaliar o impacto social, económico, político e cultural da mudança. OA4- Desenvolver técnicas de leitura crítica de bibliografia e de pesquisa de informação histórica. OA5- Aprender a comunicar oralmente e por escrito perante especialistas e não especialistas.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1- Perspetivas teóricas sobre História e Globalização. O conceito e os tempos da globalização CP2- Globalização e dinâmicas sociais. CP3- Globalização, produção e mercados. CP4- Globalização e Politica: afirmação e declínio do Estado-Nação. Políticas nacionais e políticas transnacionais. CP5- Globalização e instituições transnacionais CP6- Globalização e dinâmicas da cultura.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Esta unidade curricular foca o processo de globalização numa perspetiva histórica, valorizando a importância da integração política, económica e cultural das diferentes regiões do mundo e a sua interdependência. Dá atenção aos processos e dinâmicas sociais e ao relacionamento entre várias regiões do mundo. Estes tópicos são materializados no programa da unidade curricular e são analisados numa perspetiva global e comparada. A interligação dos conteúdos programáticos (CP) com os objectivos de aprendizagem (OA) é a seguinte: OA1-CP1, CP2, CP3, CP4, CP5, CP6. OA2- CP2, CP3, CP4, CP5, CP6. OA3- CP2, CP3, CP4, CP5, CP6. OA4- CP2, CP3, CP4, CP5, CP6. OA5- CP1, CP2, CP3, CP4, CP5, CP6.

Avaliação / Assessment


O estudante pode optar por duas modalidades alternativas: avaliação contínua ou exame final. A avaliação contínua compreende a: 1- Realização de um trabalho individual, com apresentação oral em sala de aula (30%) e entrega final por escrito (60%). 2- Acompanhamento regular dos trabalhos (10%). O exame final consiste numa única prova escrita com base na bibliografia da unidade curricular (100%).

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


A estrutura da lecionação da unidade curricular assenta num modelo de aulas teórico-prático em que as aulas se destinam à apresentam e discussão dos diversos pontos do programa, bem como à apresentação e discussão de trabalhos, à realização de pesquisa e leitura de bibliografia de referência e ao debate presencial.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Com esta unidade curricular pretende-se desenvolver conhecimentos e as capacidades de interpretação, argumentação e de análise crítica dos estudantes. Estes serão assim encorajados a expor e discutir em contexto de sala de aula importantes tópicos do programa com base em bibliografia fornecida pelo docente. No final do processo de formação, será solicitado aos estudantes a redação de um trabalho original, com apresentação oral, permitindo-lhes desenvolver e demonstrar as suas capacidades de argumentação, rigor conceptual e pensamento crítico.

Observações / Observations


Tendo em conta o Despacho 31/2020 foram feitas as seguintes alterações ao processo de avaliação, que foram comunicadas ao coordenador de ano/curso e aos estudantes: a) As frequências são efectuadas através do ensino à distância. b) Os exames de 1ª época são realizados através do ensino à distância. Será efectuada uma prova oral com idêntico peso na avaliação para os alunos cuja nota da parte escrita esteja compreendida entre 7,5 e 9,5. c) Os exames de 2ª época e Época Especial são presenciais.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Sklar, Kis (1991), The social survey in Historical perspective, Cambridge University Press, Cambridge PALMOWSKI, Jan, Oxford Dictionary of Contemporary World History, Oxford University Press, 200 MOYN, Samuel, The Last Utopia: Human Rights in History, Harvard, Harvard University Press, 2010 Modelski, George, T. Devezas and William R. Thompson (ed) (2008), Globalization as evolutionary process. Modeling global change, New York, Routledhe McKeown Adam (2007)«Periodizing Globalization» History Workshop Journal 63, pp.218?30. Manning, Patrick (2003)Navigating World History:Historians Create a Global Past. New York:Palgrave Macmillan LECHNER, Frank J. e John Boli (eds.),The Globalization Reader,Oxford, Blackwell Publishing, 2ª ed., 2004 Held, David et al., eds. (1999)Global transformations.Politics, economics and culture, Oxford: Blackwell David, S. (2005)?Globalization and the great convergence: rethinking world history in the long term?, Journal of World History,16,3,pp. 249?68.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Zara Steiner, The Lights that Failed: European International History, 1919-1933, Oxford, Oxford University Press, 2005 WOLF, Eric R., Europe and the People Without History, Berkeley, University of California Press, 1982. Williamson, Jeffrey (2006), Globalization and the Poor Periphery before 1950 , Massachusetts, MIT Press. Wesseling, Henri (2009), Les Empires Coloniaux Européens, 1815-1919, Paris, Ed. Gallimard Wenzlhuemer, Roland, (2010) Globalization, communication and the concept of space in global history. Historical Social Research 35, 1, pp. 19-47- VADNEY, T. E., The World since 1945, London, Penguin Books, 3ª ed., 1998. STIGLITZ, JOSEPH E., (2004) Globalização - A Grande Desilusão,Lisboa, Terramar Silva, Francisco Carlos Teixeira da (2004), Enciclopédia de Guerras e Revoluções do século XX, Rio de Janeiro, Elsevier. SHAPIRO, Robert (2008), O Futuro. Uma Visão Global do Amanhã, Lisboa, Actual. Roberts, J.M. (1999-2007), História do Século XX, vol. I e 2, Lisboa, Ed. Presença. Steinmetz, G., Critical realism and historical sociology. Comparative Studies in Society and History, 40(1), 1998, 170?186. RENN, Jürgen (ed.), Globalization of Knowledge in History, Max Planck Research Library for the History and Development of Knowledge, 2012. Pamuk , Sevket and Jeffrey G. Williamson, editors (2000), The Mediterranean Response to Globalization before 1950. London and New York: Routledge. O?Brien, Patrick (2006). Historiographical traditions and modern imperatives for the restoration of global history. Journal of Global History, 1, pp 3-39.O'Rourke, Kevin H. and Jeffrey G. Williamson, Globalization and History. The Evolution of a Nineteenth-Century Atlantic Economy NOUSCHI, Marc (1999), Breve Atlas Histórico do Século XX, Lisboa, Instituto Piaget. Milward, Alan S. The European rescue of the Nation State, Routledge and Keegan , Londres, (1992) 1995. McKeown Adam (2007) 'Periodizing Globalization', History Workshop Journal 63, pp. 218?30. Mazower, Mark (1998), Dark Continent. Europe's Twentieth Century, New York, Vintage Books. Manning, Patrick (2003) Navigating World History: Historians Create a Global Past. New York: Palgrave Macmillan LIGHTMAN, Bernard, MCOUAT, Gordon e STEWART, Larry, The Circulation of Knowledge Between Britain, India, and China: the Early-Modern World to the Twentieth Century, Leiden, Brill, 2013. Landes, David S.(2005), A Riqueza e a Pobreza das Nações, Lisboa, Gradiva. Joll, James (1995), A Europa desde 1870, Lisboa, Dom Quixote Jacks, David S., Christopher M. Meissner, Dennis Northrup (2010) Trade costs in the first wave of globalization, Explorations in Economic History 47 , pp. 127?141. HOBSBAWM, Eric, A Era dos Extremos. História Breve do Século XX (1914-1991), Lisboa, Presença, 1996. Hawkins, Mike, Social Darwinism in European and American Thought, 1860-1945, Cambridge University Press, Cambridge, 1997. Gilbert Allardyce,(1990) ?Towards world history. American historians and the coming of the world history course?, Journal of World History, 1, 1, pp. 26?40. FILIPPI-CODACCIONI, A.M. et all.(1991),, Histoire du XX Siècle. Dictionnaire Politique, Économique, Culturel, Paris, Bordas. Diamond, J. (1998), Guns, Germs and Steel: A short history of everybody for the last 13,000 years, English edition, London: Vintage. Braudel, F. (1986), A Dinâmica do Capitalismo, Lisboa, Teorema. BLACK, Jeremy, Great Powers and the Quest for Hegemony. The World Order since 1500, Londres, Routledge, 2007. Boomgaard, Peter and Marjolein 't Hart (2010) Globalization, Environmental Change, and Social History, Cambridge: Cambridge University Press. BENJAMIN, Thomas, The Atlantic World: Europeans, Africans, Indians and Their Shared History, 1400-1900, Cambridge, Cambridge University Press, 2009. Baylis, John, (2014), The Globalization of World Politics: An Introduction to International Relations, editado por John Baylis,Steve Smith,Patricia Owens, Oxford Universitary Press. Allen, R.C. (2011), Global Economic History: A Very Short Introduction, Oxford: Oxford University Press. Allen, R.C. (2009), The British Industrial Revolution in Global Perspective, Cambridge: Cambridge University Press. Albrow, Martin (1996) The global age, Cambridge: Polity Press.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16