Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Psicologia
Departamento / Department
Departamento de Psicologia Social e das Organizações
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Esta Unidade Curricular requer um domínio da língua inglesa no nível B (preferível C1) do sistema Europass, uma vez que as aulas são lecionadas integralmente em inglês por professores portugueses e/ou estrangeiros. Todos as provas de avaliação são realizadas em inglês. A inscrição em vagas de mobilidade está reservada aos estudantes que se encontram a realizar formação de 1º ou 2º ciclo em Psicologia.
Objetivos Gerais / Objectives
Esta UC tem como objetivo geral aprofundar os conhecimentos de Psicologia Cultural, dotando os alunos de conhecimentos avançados sobre os principais conceitos, teorias e pesquisa nesta área e de competências para a aplicação destes conhecimentos e dos métodos de estudo da cultura na análise de fenómenos e experiências interculturais.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
Esta UC permitirá aos/às alunos/as atingir os seguintes objetivos de aprendizagem: OA1. Descrever o que é cultura e explique as principais teorias sobre diferenças culturais OA2. Diferenciar entre as diferentes perspectivas epistemológicas OA3. Capacidade para avaliar criticamente teorias e investigação empírica em psicologia cultural OA4. Compreender métodos de investigação e identificar lacunas de conhecimento OA5. Capacidade para aplicar príncipios da psicologia cultural na análise de fenómenos e experiências interculturais do quotidiano OA6. Capacidade para comunicar claramente e de forma apropriada, oralmente e em formato escrito, sobre questões culturais OA7. Maior sensibilidade cultural
Conteúdos Programáticos / Syllabus
O curso será dividido nos seguintes conteúdos pragmáticos (CP): CP1. Introdução CP2. Cultura e a Mente Humana (pensamento holístico e analítico) CP3. Cultura ao nível individual (autoconceitos independentes e interdependentes; mudança de quadros culturais, cultura como cognição situada) CP4. Cultura e Moralidade (teorias da cultura e moralidade, moralização e guerras culturais contemporâneas) CP5. Abordagens macro ao estudo da cultura (teorias dos valores culturais, rigidez-flexibilidade, cultura de honra) CP6. Métodos (inter-)culturais (abordagens émicas vs éticas, equivalência e viés) CP7. Sensibilidade cultural (perspectivas da meta-ciência e considerações para pesquisa com grupos culturais)
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Todos os objetivos de aprendizagem (OA) serão abordados através dos seus vários tópicos. OA1 a OA4 serão atingidos através dos tópicos CP1-CP5, onde os estudantes adquirirão conhecimentos avançados sobre conceitos culturais, teorias e métodos de investigação, desenvolvendo assim uma profunda apreciação do campo. Os OA3 e OA6 serão alcançados em todos os tópicos do programa, incentivando os estudantes a discutir criticamente os resultados de pesquisas sobre diferenças culturais em sala de aula. Isso será particularmente enfatizado em CP6, onde os estudantes explorarão métodos de investigação (inter)culturais. OA2, OA3 e OA7 serão especificamente alcançados através CP4 e CP7, onde os estudantes aplicarão teorias da psicologia cultural a situações do quotidiano, considerando as limitações de diferentes epistemologias e suas implicações para a moralidade, bem como relativismo cultural e universalismo. Isto proporcionará uma compreensão crítica e contextualizada de psicologia.
Avaliação / Assessment
Os alunos podem concluir o curso através da avaliação durante o semestre ou por exame. A avaliação durante o semestre inclui: i) um trabalho de grupo (baseado num estudo de caso à escolha relacionado com cultura e moralidade; 50%); e ii) um teste escrito individual (50%). Os alunos passam se alcançarem uma nota mínima de 9,5 em cada componente de avaliação (e uma média final de 9,5 ou superior). A avaliação por exame consiste num exame escrito individual (100%).
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Este curso utiliza uma variedade de métodos de ensino alinhados com o modelo pedagógico do Iscte: 1. Aulas teóricas com leituras preparatórias antes da aula e participação dos alunos na aula 2. Reflexão crítica e discussões em aula 3. Exercícios e tarefas 4. Apresentações dos alunos com discussão em aula A unidade curricular integra metodologias expositivas (por exemplo, quadros teóricos) assim como metodologias participativas e ativas (por exemplo, exercícios de reflexão e discussões em aula). As aulas teórico-práticas (TP) alternam entre metodologias expositivas e participativas. As aulas prático-laboratoriais (PL) focam-se em exercícios práticos, permitindo que os alunos apliquem teorias a fenómenos da vida real, participem em discussões sensíveis à cultura e familiarizem-se com métodos interculturais e análise de dados. Adicionalmente, o curso inclui elementos de trabalho autónomo (leituras atribuídas, exercícios de reflexão), tutoriais e sessões formais de feedback formativo para auxiliar na preparação do trabalho de grupo. As horas esperadas de trabalho autónomo (ou seja, 119 horas) são distribuídas da seguinte forma: 69 horas para leitura de textos de apoio e estudo individual para o teste, 20 horas para completar exercícios, e 30 horas para trabalhos de grupo que contribuem para a avaliação do semestre.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de ensino estão alinhadas com os objetivos de aprendizagem (OA) delineados. As metodologias expositivas, parte das aulas teórico-práticas, apoiam a concretização de todos os objetivos de aprendizagem (OA1 a OA7) ao facilitarem a aquisição de conhecimentos. As metodologias participativas e ativas, integradas tanto nas aulas teórico-práticas como nas aulas práticas laboratoriais, aprimoram a consolidação e aplicação dos conhecimentos adquiridos. Elas também treinam competências específicas na comunicação sobre cultura e sensibilidade cultural, assim como na investigação intercultural, apoiando os objetivos de aprendizagem OA4 a OA7. As horas de trabalho autónomo estão alinhadas com todos os objetivos de aprendizagem (OA1 a OA6). Especificamente, os trabalhos de grupo práticos realizados ao longo do semestre, focados na análise de conflitos grupais reportados pela mídia através de perspetivas culturais e morais, apoiam a concretização dos objetivos de aprendizagem OA3, OA5, OA6 e OA7.
Observações / Observations
O feedback formativo formal é fornecido para o trabalho de grupo, permitindo aos alunos refinarem o seu trabalho antes da submissão final.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Cohen, D. & Kitayama. S. (2019). Handbook of cultural psychology (2nd ed.). The Guilford Press. Haidt, J. (2013). Moral psychology for the twenty-first century. Journal of Moral Education, 42, 281-297.https://doi.org/10.1080/03057240.2013.817327 Heine, S. J. (2020). Cultural Psychology (4th ed.). New York: W.W. Norton & Co. Smith, P. B., Fischer, R., Vignoles, V. L., & Bond, M. H. (2013). Understanding social psychology across cultures: Engaging with others in a changing world. Los Angeles: Sage Publications.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
(1) Atari, M., Haidt, J., Graham, J., Koleva, S., Stevens, S. T., & Dehghani, M. (2023). Morality beyond the WEIRD: How the nomological network of morality varies across cultures. Journal of Personality and Social Psychology, 125(5), 1157–1188. https://doi.org/10.1037/pspp0000470 (2) Aydinli, A., & Bender, M. (2015). Cultural priming as a tool to understand multiculturalism and culture. Online Readings in Psychology and Culture, 2, 2307-0919. https://doi.org/10.9707/2307-0919.1134 (3) Cross, S. E., Hardin, E. E., & Gercek-Swing, B. (2011). The What, How, Why, and Where of Self-Construal. Personality and Social Psychology Review, 15(2), 142-179. https://doi.org/10.1177/1088868310373752 (4) de Oliveira, S., & Nisbett, R. E. (2017). Culture Changes How We Think About Thinking: From “Human Inference” to “Geography of Thought”. Perspectives on Psychological Science, 12(5), 782-790. https://doi.org/10.1177/1745691617702718 (5) Gelfand, M. J., et al. (2011). Differences Between Tight and Loose Cultures: A 33-Nation Study. Science, 332, 1100–1104. https://doi.org/10.1126/science.1197754 (6) Gul, P., Cross, S. E., & Uskul, A. K. (2021). Implications of culture of honor theory and research for practitioners and prevention researchers. American Psychologist, 76, 502–515. https://doi.org/10.1037/amp0000653 (7) Koleva, S. P., Graham, J., Iyer, R., Ditto, P. H., & Haidt, J. (2012). Tracing the threads: How five moral concerns (especially Purity) help explain culture war attitudes. Journal of Research in Personality, 46(2), 184–194. doi:10.1016/j.jrp.2012.01.006 (8) Oishi, S. (2014). Socioecological psychology. Annual Review of Psychology, 65(1), 581–609. doi:10.1146/annurev-psych-030413-152156 (9) Oyserman, D., & Yan, V. X. (2019). Making meaning: A culture-as-situated-cognition approach to the consequences of cultural fluency and disfluency. In D. Cohen & S. Kitayama (Eds.), Handbook of cultural psychology (2nd ed., pp. 536–565). The Guilford Press. (10) Schwartz, S. H. (2011). Values: Cultural and individual. In F. J. R. van de Vijver, A. Chasiotis, & S. M. Breugelmans (Eds.), Fundamental questions in cross-cultural psychology (pp. 463–493). Cambridge University Press. https://doi.org/10.1017/CBO9780511974090.019
Data da última atualização / Last Update Date
2024-07-22