Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Psicologia
Departamento / Department
Departamento de Psicologia Social e das Organizações
Ano letivo / Execution Year
2023/2024
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Esta Unidade Curricular requer um domínio da língua inglesa no nível B (preferível C1) do sistema Europass, uma vez que as aulas são lecionadas integralmente em inglês por professores portugueses e/ou estrangeiros. Todos as provas de avaliação são realizadas em inglês. A inscrição em vagas de mobilidade está reservada aos estudantes que se encontram a realizar formação de 1º ou 2º ciclo em Psicologia.
Objetivos Gerais / Objectives
Esta UC tem como objetivo geral aprofundar os conhecimentos de Psicologia Cultural, dotando os alunos de conhecimentos avançados sobre os principais conceitos, teorias e pesquisa nesta área e de competências para a aplicação destes conhecimentos e dos métodos de estudo da cultura na análise de fenómenos e experiências interculturais.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
Esta UC permitirá aos/às alunos/as atingir os seguintes objetivos de aprendizagem: OA1. Descrever o que é cultura e explique as principais teorias sobre diferenças culturais OA2. Diferenciar entre as diferentes perspectivas epistemológicas OA3. Capacidade para avaliar criticamente teorias e investigação empírica em psicologia cultural OA4. Compreender métodos de investigação e identificar lacunas de conhecimento OA5. Capacidade para aplicar príncipios da psicologia cultural na análise de fenómenos e experiências interculturais do quotidiano OA6. Capacidade para comunicar claramente e de forma apropriada, oralmente e em formato escrito, sobre questões culturais OA7. Maior sensibilidade cultural
Conteúdos Programáticos / Syllabus
Contéudos programáticos (CP): 1. Introdução 2. Cultura e a mente humana 3. Cultura & Identidade 4. Cultural e moralidade 5. Teorias e Dimensões Transculturais 6. Evolução Cultural e méotdos 7. Simpósio sobre moralidade e cultura 8. Competência cultural 9. Reflexões críticas
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Os alunos adquirirão a capacidade de identificar questões essenciais na aplicação da psicologia cultural às situações do quotidiano, o que lhes proporcionará uma compreensão crítica e contextualizada da mente e comportamento humanos. Adquirirão conhecimentos de conceitos, teorias, investigação e métodos culturais avançados, de forma a desenvolverem uma valorização aprofundada do campo. Também serão capazes de avaliar, de forma competente e crítica, o estado da arte teórico e empírico. Os objectivos de aprendizagem (OA) relacionam-se com os conteúdos programáticos (CP) da forma que se segue: OA1: CP2-CP9 OA2: CP1,-CP6 OA3: CP2-CP9 OA4: CP6 OA5: CP4,CP7 OA6: CP7,CP9 OA7: CP8
Avaliação / Assessment
Avaliação periódica OU avaliação final Avaliação periódica: 1) Entrada de blog (50% da nota): trabalho de grupo; os estudantes aplicam as teorias discutidas nas aulas à eventos reais e escrevem as suas interpretações em formato dum blog; alunos também apresentam a analíse na aula com possibilidade de obter feedback antes de submeter a versão final do blog entry 2) Teste estandardizado (50% da nota): no final do semestre, será requerido que os alunos façam um teste de escolha múltipla, com perguntas abertas para avaliar o seu conhecimento e capacidade para transferir os conceitos aprendidos para novos domínios. Ficam aprovados os alunos que, tendo em todas as avaliações notas superiores a 9.5 valores, obtenham uma média final igual ou superior a 9.5 valores. Final evaluation: Exame final (100%), sobre todos os conteúdos abordados na UC.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Esta UC usará uma mistura das metodologias de ensino que se seguem: 1) Apresentações orais tornadas mais eficientes através da mobilização de conhecimentos prévios e da participação activa dos alunos 2) Reflexões e discussões em contexto de aula 3) exercícios e trabalhos 4) Participação activa através de apresentações breves na aula.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
1) Apresentações orais: OA1-7 2) Discussões em contexto de aula: OA1-7 a participação activa dos alunos nas aulas irá estimular a capacidade doa alunos para comunicarem, de forma clara e crítica, sobre questões culturais, de respeitar outros pontos de vista e de estabelecer ligações entre teoria, investigação e questões da vida real 3) Exercícios e tarefas: OA 1-7 isto irá estimular a participação dos alunos e a competência de comunicação oral 4) Participação ativa: OA5,6 - breves apresentações orais em sala de aula garantem que todos os alunos tenham a oportunidade de participar ativamente e expressar suas opiniões 5) Blog entry: OA3, OA5, OA6- os alunos treinam suas competências de comunicação escrita, bem como sua compreensão sobre a relevância da pesquisa em psicologia cultural em escrevendo uma entrada de blog sobre teorias discutidas na aula e como elas se aplicam a eventos da vida real 6) Teste estandardizado: OA1-6 - o teste irá examinar o conhecimento e a capacidade dos alunos para avaliar de forma crítica teorias e investigação empírica em psicologia cultural.
Observações / Observations
NA
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Heine, S. J. (2016) (Ed.). Cultural Psychology (3rd ed.). New York: W.W. Norton & Co. Smith, P. B., Fischer, R., Vignoles, V. L., & Bond, M. H. (2013). Understanding social psychology across cultures: Engaging with others in a changing world.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
1. Fowler, S. M., & Yamaguchi, M. (2020). An analysis of methods for intercultural training. In D. Landis & D. P. S. Bhawuk (Eds.), The Cambridge Handbook of Intercultural Training (pp. 192?257). Cambridge University Press. https://doi.org/10.1017/9781108854184.008 2. Gelfand, M. J., et al. (2011). Differences Between Tight and Loose Cultures: A 33-Nation Study. Science, 332, 1100?1104. https://doi.org/10.1126/science.1197754 3. Haidt, J., Koller, S. H., & Dias, M. G. (1993). Affect, culture, and morality, or is it wrong to eat your dog? Journal of Personality and Social Psychology, 65(4), 613?628. 4. Hamamura, T. (2012). Are cultures becoming individualistic? A cross-temporal comparison of individualism-collectivism in the United States and Japan. Personality and Social Psychology Review, 16(1), 3?24. https://doi.org/10.1177/1088868311411587 5. Hofhuis, J., Schilderman, M. F., & Verdooren, A. (2020). Multicultural personality and effectiveness in an intercultural training simulation: The role of stress and pro?active communication. International Journal of Psychology, 55, 812-821. 6. Hofstede, G. (2011). Dimensionalizing cultures: The Hofstede model in context. Online Readings in Psychology and Culture, 2, 2307-0919. http://dx.doi.org/10.9707/2307-0919.1014 7. Oishi, S., & Graham, J. (2010). Social ecology: Lost and found in Psychological Science. Perspectives on Psychological Science, 5, 356?377. https://doi.org/10.1177/1745691610374588 8. Oyserman, D., Coon, H. M., & Kemmelmeier, M. (2002). Rethinking individualism and collectivism: Evaluation of theoretical assumptions and meta-analyses. Psychological Bulletin , 128(1), 3?72. 9. Vauclair, C.-M., & Fischer, R. (2011). Do cultural values predict individuals? moral attitudes? A cross-cultural multilevel approach. European Journal of Social Psychology, 41(4), 468?481. https://doi.org/10.1002/ejsp.794 10. Vignoles, V., Owe, E., Becker, M., et al. (2016). Beyond the east-west-dichotomy: Global variation in cultural models of selfhood. Journal of Experimental Psychology: General, 145, 966?1000. https://doi.org/10.1037/xge0000175
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16