Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Estatística e Análise de Dados
Departamento / Department
Departamento de Métodos de Pesquisa Social
Ano letivo / Execution Year
2025/2026
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não se aplica.
Objetivos Gerais / Objectives
Pretende-se que cada estudante desenvolva competências que permitam compreender os conceitos relacionados com a análise de dados na investigação em Ciências Sociais e em particular no campo da História. Dá-se particular destaque à apresentação e ao desenvolvimento de um conjunto de procedimentos, no domínio da estatística descritiva, que permitem a análise de observações ao longo do tempo. Um outro objetivo da unidade curricular é a utilização do Excel como ferramenta de cálculo de indicadores e construção de gráficos para analisar dados.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
Objetivos de aprendizagem (OA) a desenvolver em articulação com os objetivos gerais: OA1.Compreender os conceitos básicos de estatística descritiva; OA2.Calcular e interpretar Indicadores estatísticos para variáveis nominais e para variáveis quantitativas, quer observados num dado momento do tempo, quer em resultado de análises cronológicas; OA3.Desenvolver as capacidades de avaliação crítica, escolha e interpretação dos diversos indicadores e técnicas; OA4.Utilizar o programa Excel para a construção bases de dados, de tabelas, gráficos e cálculo dos indicadores.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
CP1 - Conceitos básicos da estatística CP2 - Análise de observações sincrónicas CP2.1 - Variáveis qualitativas CP2.2 - Variáveis quantitativas CP2.2.1 - Medidas de localização e de tendência central CP2.2.2 - Medidas de dispersão CP3 - Análise de observações cronológicas CP3.1 - Variação absoluta, relativa e média CP3.2 - Números índices e deflação de séries económicas CP3.3 - Análise da tendência de uma série temporal CP4 - Análise estatística com o Excel
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular unit's content dovetails with the specified learning outcomes
Os conteúdos programáticos (CP) estão alinhados com os OA definidos. O CP1 contém os conceitos fundamentais da estatística, correspondendo ao OA1. Os CP2 a CP4 correspondem aos OA2 e OA3, abordando indicadores de medida e a utilização do Excel (OA4).
Avaliação / Assessment
Avaliação ao longo do semestre: - Teste Escrito - 70% (nota mínima 7,0) - Teste de Excel - 30% (nota mínima 7,0) Avaliação por exame: - Exame Misto (Escrita e Excel) - 100% Todos os momentos de avaliação serão realizados sem consulta de folhas de apoio, livros ou outros materiais, não sendo permitida a utilização de calculadoras gráficas nem de telemóveis; o formulário será fornecido pelo docente no momento da avaliação.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
De acordo com a tipologia de aula, teórico-práticas e de prática laboratorial, na Unidade Curricular são definidas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (ME): ME1.Expositivas, apresentação dos principais conceitos e instrumentos estatísticos ME2.Participativas, análise e resolução de exercícios práticos ME3.Activas, realização de trabalhos individuais e de grupo ME4.Auto-estudo, o trabalho autónomo do aluno, onde se incluem leituras e resolução de exercícios para consolidação de aprendizagens.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de ensino propostas estão coerentemente com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular, promovendo uma abordagem integrada e prática da estatística aplicada às Ciências Sociais. A metodologia expositiva (ME1) é fundamental para atingir os objetivos OA1, OA2, OA3. São introduzidos os conceitos básicos de estatística descritiva. Esta abordagem também facilita a compreensão das análises sincrónicas e diacrónicas, estabelecendo uma base sólida para análises mais complexas. As aulas participativas (ME2) e ativas (ME3) contribuem diretamente para os OA2 a OA4. Nestas sessões, cada estudante aplica os conhecimentos teóricos em exercícios práticos, incluindo a utilização do Excel. Esta prática hands-on é essencial para desenvolver competências na construção de bases de dados, utilização de instrumentos estatísticos e criação de tabelas e gráficos. O foco na interpretação e análise crítica (OA3) é reforçado através das metodologias participativas e ativas. Pretende-se encorajar a discussão, análise e interpretação de dados, desenvolver capacidades de avaliação crítica e escolher adequadamente entre diversos indicadores e técnicas estatísticas. Estas atividades promovem um entendimento mais profundo e aplicado da estatística. O auto-estudo (ME4) complementa as outras metodologias, consolidando as aprendizagens e desenvolvendo a autonomia em todos os objetivos. Esta componente é crucial para a compreensão dos conceitos a sua aplicação prática, permitindo que cada estudante possa explorar independentemente os temas e resolver exercícios adicionais. A utilização do Excel como ferramenta principal (OA4) é transversal a todas as metodologias, especialmente nas aulas práticas e laboratoriais. Esta abordagem garante não só a compreensão dos conceitos teóricos, mas também a aquisição de competências práticas essenciais para o uso da estatística em contextos reais de pesquisa.
Observações / Observations
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Hudson, P and Ishizu M (2016) - History by Numbers, An Introduction to Quantitative Approaches, Bloomsbury Academic Diez, D.; M C_R; C D Barr (2019) - OpenIntro Statistics, (4thEd), Ed. Openintrod.org ALEA/INE: https://www.alea.pt/index.php?lang=pt Valério, N (coord.) (2001), Estatísticas Históricas Portuguesas (vol. 1 e 2), ed. INE: http://www.ine.pt/
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Barroso, M; Sampaio, E; M. Ramos (2003), Exercícios de Estatística Descritiva para as Ciências Sociais, Lisboa, Sílabo. Carvalho, A (2017), Gráficos com Excel - 95 Exercícios, Lisboa, FCA. Reis, Elizabeth (1998), Estatística Descritiva,Lisboa,Sílabo,7ª ed Murteira, B.J (1993), Análise Exploratória de Dados-Estatística Descritiva, Lisboa, McGraw-Hill. Valério, N (coord.) (2001), Estatísticas Históricas Portuguesas (vol. 1 e 2), ed. INE: http://www.ine.pt/
Data da última atualização / Last Update Date
2025-07-16