Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
03253
Acrónimo :
03253
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
36.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
18.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
55.0h/sem
Trabalho Autónomo :
95.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Estatística e Análise de Dados

Departamento / Department


Departamento de Métodos de Pesquisa Social

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não se aplica.

Objetivos Gerais / Objectives


Pretende-se que cada estudante desenvolva competências que permitam compreender os conceitos relacionados com a análise de dados na investigação em Ciências Sociais e em particular no campo da História Dá-se um particular destaque à apresentação e ao desenvolvimento de um conjunto de procedimentos, no domínio da Estatística Descritiva e de métodos e técnicas que permitem a análise de observações ao longo do tempo. Tem-se ainda como objetivo utilizar o Excel como recurso informático para aplicação dos métodos e técnicas de análise de dados.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Objetivos de aprendizagem (OA) a desenvolver em articulação com os objetivos gerais: OA1.Compreender os conceitos básicos de estatística descritiva e a importância dos conhecimentos estatísticos na pesquisa em Ciências Sociais; OA2.Calcular e interpretar Indicadores genéricos de medida. OA3.Construir uma base de dados através do Excel. OA4.Saber utilizar e interpretar um conjunto de instrumentos estatísticos no domínio da estatística descritiva. OA5.Analisar e interpretar observações ao longo do tempo. OA6.Desenvolver as capacidades de avaliação crítica, escolha e interpretação dos diversos indicadores e técnicas. OA7.Utilizar o programa Excel para a construção de tabelas, gráficos e cálculo dos instrumentos estatísticos lecionados.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1. Conceitos Básicos da Estatística CP2. Indicadores genéricos de medida CP3. Classificação de variáveis CP4. Introdução ao Excel CP5. Análise descritiva univariada CP5.1. Distribuição de frequências de variáveis qualitativas CP5.2. Distribuição de frequências de variáveis quantitativas: discretas e contínuas CP5.3. Representações gráficas CP5.4. Medidas de Localização CP5.5. Medidas de Dispersão CP5.6. Medidas de Assimetria CP6. Análise de observações ao longo do tempo CP6.1. Números índices CP6.2. Deflação de séries económicas CP6.3. Cálculo da tendência de uma série cronológica

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Os conteúdos programáticos (CP) estão alinhados com os OA definidos. O CP1 contém os conceitos fundamentais da estatística, correspondendo ao OA1. Os CP2 a CP4 correspondem aos OA2 e OA3, abordando indicadores de medida e a utilização do Excel. O CP3 e CP5 desenvolvem a análise descritiva univariada, alinhados com o OA4 e OA7. Estes conteúdos cobrem desde a classificação de variáveis até medidas de localização, dispersão e assimetria, para uma compreensão abrangente dos instrumentos estatísticos descritivos, com aplicações em Excel. O CP6 corresponde ao OA5 e OA7, centrado na análise de observações temporais, inclui números índices e tendência, com aplicações em Excel. Transversalmente, o OA6 é desenvolvido através da aplicação prática e interpretação das diversas aplicações em todos os CPs. O OA7 é suportado pelo CP4 e pelo uso contínuo do Excel nos conteúdos da UC. Pretende-se que cada estudante desenvolva gradualmente as suas competências em estatística descritiva, usando o Excel.

Avaliação / Assessment


Avaliação ao longo do semestre: - Teste1 de Excel (25%), nota mínima 7,0; - Teste 2 de Excel (15%), nota mínima 7,0; - Teste escrito (60%), nota mínima 7,0. É necessária uma frequência mínima de 70% de horas de aulas para a realização da avaliação ao longo do semestre. Avaliação por exame: - Exame escrito (60%), nota mínima 7,0; - Exame Excel (40%), nota mínima 7,0. Os alunos podem ter dispensa do exame de 1 das componentes se tiver tido pelo menos 10 nessa componente. Esta condição não se aplica em melhoria de nota. Todos os momentos de avaliação serão realizados sem consulta de folhas de apoio, livros ou outros materiais, não sendo permitida a utilização de calculadoras gráficas nem de telemóveis; o formulário será fornecido pelo docente no momento da avaliação.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


De acordo com a tipologia de aula, teórico-práticas e de prática laboratorial, na Unidade Curricular são definidas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (ME): ME1.Expositivas, apresentação dos principais conceitos e instrumentos estatísticos ME2.Participativas, análise e resolução de exercícios práticos ME3.Activas, realização de trabalhos individuais e de grupo ME4.Auto-estudo, o trabalho autónomo do aluno, onde se incluem leituras e resolução de exercícios para consolidação de aprendizagens.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino propostas estão coerentemente com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular, promovendo uma abordagem integrada e prática da estatística aplicada às Ciências Sociais. A metodologia expositiva (ME1) é fundamental para atingir os objetivos OA1, OA2, OA4 e OA5. São introduzidos os conceitos básicos de estatística descritiva e a sua importância nas Ciências Sociais. Esta abordagem também facilita a compreensão dos indicadores genéricos de medida, de estatística descritiva univariada e de séries temporais, estabelecendo uma base sólida para análises mais complexas. As aulas participativas (ME2) e ativas (ME3) contribuem diretamente para os OA2 a OA7. Nestas sessões, cada estudante aplica os conhecimentos teóricos em exercícios práticos, utilizando o Excel como ferramenta principal. Esta prática hands-on é essencial para desenvolver competências na construção de bases de dados, utilização de instrumentos estatísticos e criação de tabelas e gráficos. O foco na interpretação e análise crítica (OA5 e OA6) é reforçado através das metodologias participativas e ativas. Pretende-se encorajar a discussão, análise e interpretação de dados, desenvolver capacidades de avaliação crítica e escolher adequadamente entre diversos indicadores e técnicas estatísticas. Estas atividades promovem um entendimento mais profundo e aplicado da estatística. O auto-estudo (ME4) complementa as outras metodologias, consolidando as aprendizagens e desenvolvendo a autonomia em todos os objetivos. Esta componente é crucial para a internalização dos conceitos e práticas, permitindo que cada estudante possa explorar independentemente os temas e resolver exercícios adicionais. A utilização do Excel como ferramenta principal (OA3 e OA7) é transversal a todas as metodologias, especialmente nas aulas práticas e laboratoriais. Esta abordagem garante não só a compreensão dos conceitos teóricos, mas também a aquisição de competências práticas essenciais para o uso da estatística em contextos reais de pesquisa em Ciências Sociais.

Observações / Observations


Bibliografia Principal / Main Bibliography


Barroso, Mário, Eleutério Sampaio e Madalena Ramos (2003), Exercícios de Estatística Descritiva para as Ciências Sociais, Lisboa, Sílabo Carvalho, Adelaide (2017), Gráficos com Excel - 95 Exercícios, Lisboa, FCA. INE: http://www.ine.pt/ Pordata: http://www.pordata.pt/ Reis, Elizabeth (1998), Estatística Descritiva,Lisboa,Sílabo,7ª ed

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


ALEA/INE: https://www.alea.pt/index.php?lang=pt Carvalho, Adelaide (2015), Exercícios de Excel para Estatística, Lisboa, FCA. European Social Survey: http://www.europeansocialsurvey.org EUROSTAT: http://epp.eurostat.ec.europa.eu/ Maroco, J. e R. Bispo (2003), Estatística aplicada às ciências sociais e humanas, Lisboa, Climepsi Editores. Murteira, B.J (1993), Análise Exploratória de Dados-Estatística Descritiva, Lisboa, McGraw-Hill. Valério, Nuno (coord.) (2001), Estatísticas Históricas Portuguesas (vol. 1 e 2), edição do Instituto Nacional de INE: http://www.ine.pt/ The World Bank: https://www.worldbank.org/en/home

Data da última atualização / Last Update Date


2024-07-30