Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Estatística e Análise de Dados
Departamento / Department
Departamento de Métodos de Pesquisa Social
Ano letivo / Execution Year
2023/2024
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não se aplica.
Objetivos Gerais / Objectives
Pretende-se que os alunos, no final desta Unidade Curricular, desenvolvam competências que lhes permitam, no plano conceptual, compreender os conceitos relacionados com a análise de dados na investigação em Ciências Sociais. Dá-se um particular destaque à apresentação e ao desenvolvimento de um conjunto de procedimentos, no domínio da Estatística Descritiva e de métodos e técnicas que permitem a análise de observações ao longo do tempo. Tem-se ainda como objectivo familiarizar os alunos com a utilização de um programa estatístico, capazes de utilizar métodos e técnicas de análise que lhes permitam operacionalizar esses conceitos de forma adequada.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
No final do período curricular desta UC, o aluno deverá: 1.Compreender os conceitos básicos de estatística descritiva e a importância dos conhecimentos estatísticos na pesquisa em Ciências Sociais; 2.Saber calcular e interpretar Indicadores genéricos de medida. 3.Saber construir uma base de dados utilizando o Excel. 4.Saber utilizar e interpretar um conjunto de instrumentos estatísticos no domínio da estatística descritiva. 5.Saber analisar e interpretar observações ao longo do tempo. 6.Desenvolver as capacidades de avaliação critica, escolha e interpretação dos diversos indicadores e técnicas. 7.Dominar a utilização do programa Excel, nomeadamente a construção de gráficos e tabelas, cálculo dos instrumentos estatísticos lecionados. 8.Saber apresentar os resultados de uma análise de dados.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1. Conceitos Básicos da Estatística 2. Indicadores genéricos de medida 3. Classificação de variáveis 4. Introdução ao Excel 5. Análise descritiva univariada 5.1. Distribuição de frequências de variáveis qualitativas 5.2. Distribuição de frequências de variáveis quantitativas: discretas e contínuas 5.3. Representações gráficas 5.4. Medidas de Localização 5.5. Medidas de Dispersão 5.6. Medidas de Assimetria [Aplicações com programa informático] 6. Análise de observações ao longo do tempo 6.1. Números índices 6.2. Deflação de séries económicas 6.3. Cálculo da tendência de uma série cronológica [Aplicações com programa informático]
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Os conteúdos leccionados nesta UC correspondem ao objectivo de ensinar os alunos a aplicar métodos e técnicas de estatística descritiva com o auxílio de software estatístico, o que decorre da interligação dos conteúdos programáticos com os objectivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA1 e OA2: PC1 e PC2 OA3 e OA4: PC3 e PC4 OA4: PC4 e PC5. OA5: PC6 OA6, OA7 e OA8: PC4, PC5 e PC6
Avaliação / Assessment
Avaliação periódica: Teste1 de Excel (25%), Teste2 de Excel (15%) e Teste escrito (60%). Nota mínima em cada exercício 7. Se a nota final for inferior a 10, os alunos serão avaliados em exame. A avaliação em exame inclui 2 componentes: exame escrito (60%) e exame Excel (40%). Nota mínima em cada componente é de 7. Os alunos podem ter dispensa do exame de 1 das componentes se tiver tido pelo menos 10 nessa componente. Esta condição não se aplica em melhoria de nota.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Atividades de ensino-aprendizagem com sessões teóricas, laboratoriais e orientação tutorial. Para a aquisição destas competências serão utilizadas as metodologias de ensino-aprendizagem (ME): ME1.Expositivas,apresentação dos principais conceitos e instrumentos estatísticos ME2.Participativas,análise e resolução de exercícios práticos ME3.Activas,realização de trabalhos individuais e de grupo ME4.Auto-estudo,o trabalho autónomo do aluno,como consta no Planeamento das Aulas
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
ME1: OA1, 2, 4 e 5 ME2: OA2, 3 e 5 ME3: OA2, 3, 4, 5, 6, 7 e 8 ME4: OA1, 2, 3, 4, 5, 6, 7 e 8
Observações / Observations
Além da bibliografia básica recomendada, serão disponibilizados, na plataforma e-learning, materiais de apoio às sessões teórico-práticas e práticas laboratoriais.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Material didático preparado pela equipa docente e disponível no e-learning Barroso, Mário, Eleutério Sampaio e Madalena Ramos (2003), Exercícios de Estatística Descritiva para as Ciências Sociais, Lisboa, Sílabo Reis, Elizabeth (1998), Estatística Descritiva,Lisboa,Sílabo,7ª ed INE: http://www.ine.pt/ Pordata: http://www.pordata.pt/ Carvalho, Adelaide (2017), Gráficos com Excel - 95 Exercícios, Lisboa, FCA.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Carvalho, Adelaide (2015), Exercícios de Excel para Estatística, Lisboa, FCA. Maroco, J. e R. Bispo (2003), Estatística aplicada às ciências sociais e humanas, Lisboa, Climepsi Editores. Murteira, B.J (1993), Análise Exploratória de Dados-Estatística Descritiva, Lisboa, McGraw-Hill. Valério, Nuno (coord.) (2001), Estatísticas Históricas Portuguesas (vol. 1 e 2), edição do Instituto Nacional de INE: http://www.ine.pt/ ALEA/INE: http://alea-estp.ine.pt/ EUROSTAT: http://epp.eurostat.ec.europa.eu/ European Social Survey: http://www.europeansocialsurvey.org/ The World Bank
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16