Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Marketing
Departamento / Department
Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral
Ano letivo / Execution Year
2020/2021
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não se aplica.
Objetivos Gerais / Objectives
Pretende-se que os alunos, no final desta unidade curricular, sejam capazes de perceber o âmbito do marketing digital e sejam capazes de articular a estratégia de marketing digital com a estratégia da empresa. Os fundamentos teóricos são apresentados recorrendo a múltiplos case-studies vindos de diversos sectores e geografias para que a vertente prática esteja sempre presente ao longo do curso. Nesta mesma lógica, os participantes serão desafiados a utilizar os conceitos aprendidos no curso criando o seu próprio projeto.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
No final da UC, o aluno deverá: OA1 - Compreender o âmbito do Marketing digital OA2 - Compreender como coordenar estratégia empresarial com marketing digital OA3 - Compreender a diversidade de ferramentas de Marketing Digital e saber usá-las com criatividade
Conteúdos Programáticos / Syllabus
CP1 - Fundamentos de Marketing digital Conceitos fundamentais de gestão de marcas Coordenação entre estratégia de marca e marketing digital Tipos de estratégias CP2 - Estratégias e Ferramentas de marketing digital aplicadas a: Comunidades Publishing e advertising Entreterimento Comércio CP3 - Projeto
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Esta "demonstração de coerência" decorre da interligação dos conteúdos programáticos com os objectivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA1 - CP1, CP2 OA2 - CP1 OA3 - CP1, CP2, CP3
Avaliação / Assessment
Avaliação periódica: Participação nas aulas (10%);Trabalho final (40%);Teste final (50%). A nota mínima em cada é 9,5 valores. Assiduidade igual ou superior a 80%, sem a qual exclusão da avaliação periódica. Alunos que reprovarem na avaliação regular possuem 1ª e recurso, tendo os exames uma ponderação de 100%.Alunos abrangidos pelo "Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais" deverão contactar o coordenador da UC, na primeira semana de aulas de cada semestre.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
O aluno deverá adquirir competências de análise crítica, comunicação escrita e oral. Para tanto serão utilizadas as seguintes metodologias (ME): 1.Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência 2.Participativas, com análise e resolução de casos. 3.Activas, com realização de projetos de empresa 4.Auto-estudo, relacionado com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas. Os grupos de trabalho devem ter entre 5 e 7 elementos.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
A metodologia adotada não só ajudará o desenvolvimento dos raciocínios de análise crítica desejáveis como também permitirá um enriquecimento da turma com os contributos específicos de cada estudante. A análise de casos e a elaboração do trabalho de grupo permitirá a integração entre o domínio teórico e a sua aplicação na prática. O exame final, de carácter individual, permitirá analisar se cada estudante absorveu e sabe aplicar noutros contextos todos os conceitos apresentados ao longo da UC. Metodologias de ensino-aprendizagem (MEA) | Objectivo de aprendizagem (0A) 1.Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência. | Todos 2.Participativas, com análise e resolução de casos práticos. | Todos 3.Activas, com realização de projecto de empresa. | Todos 4.Auto-estudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas. | Todos
Observações / Observations
- Tendo em conta o comunicado do Gabinete do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, de 21.1.2021, no contexto das medidas extraordinárias do estado de emergência, o início das atividades letivas decorrerá em formato de ensino à distância. Todas as alterações que possam acontecer serão comunicadas aos estudantes. Os exames finais serão presenciais.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
-Tuten, T. and Solomon, M.R. (2015) Social Media Marketing. Sage Publications. - Chaffey, D and Ellis-Chadwick, F. (2012) Digital Marketing: Strategy, Implementation and Practice, Pearsons, 5ª Edição.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16